Usabilidade: o fator indispensável no SEO

Por Vinicius Paes - 16 set 2008

Quer aprimorar ainda mais o SEO de seu site ? Não esqueça do fator crucial para isso: A Usabilidade! Encontre aqui as dicas que faltavam para otimizar seu site !

Usabilidade: seus usuários têm facilidade para navegar em seu site?Sabemos a importância de um bom trabalho de otimização de sites, para aumentar a visibilidade de um domínio específico. Mas, de que adiantaria aumentar a visibilidade de algo que não fosse do interesse geral? E caso se tratasse de um site confuso, com muitas informações dispersas, nas quais os usuários não conseguissem encontrar as informações desejadas, mesmo que tais estivessem presentes? Caímos em um problema comum: como aumentar a experiência do usuário com nosso site?

Usabilidade / Acessibilidade

Usabilidade: metas que devemos checar para aumentar a experiência do usuárioEstendemos como usabilidade, a facilidade que as pessoas têm ao utilizar um objeto para realizar determinada ação. No caso, o objeto seria um web  site, e a ação poderia ser definida como  adquirir uma informação que ali esteja. Junto com a acessibilidade aumentamos o raio de ação da usabilidade, permitindo que pessoas com algum tipo de deficiência sejam também assistidas de alguma forma para melhoria de sua utilização do recurso.

Como melhorar a usabilidade de meu site?

Vários fatores influem na otimização da usabilidade, desde o padrão de cores utilizado, até na dispersão e foco das informações em seu site. Há também os pequenos detalhes, que fazem o diferencial, e torna o web site único. Há um conjunto de ferramentas que te auxiliam no melhor desempenho da interação entre o usuário e sua página web:

  1. Ferramentas de verificação de usabilidade:

    • Wave: oferece representações gráficas das acessibilidades encontradas dentro da página analisada.
    • Lynx Viewer: exibe a página analisada em versão texto, para que você mesmo analise se contém informação suficiente, não importando qualquer outro recurso que possa mascarar: javascript, CSS.
    • Opera Browser: utilize este guia para fazer testes na usabilidade utilizando o browser Opera.
    • Avaliador funcional de usabilidade: gera relatório especificando a acessibilidade em diversos critérios: Navegação e Orientação, Equivalência de textos, Scripts utilizados, o estilo, e os padrões HTML utilizados.
  2. Ferramenta para verificação da estrutura de tabelas

    • Table Linearizer: faz verificação nas tabelas utilizadas em seu web site, para ter certeza que podem ser visualizados de forma linear.
  3. Ferramenta de avaliação de acessibilidade de imagens

  4. Ferramenta de acessibilidade para cores

    • Contraste de Cores: avalia especificamente os parâmetros de contraste e brilho das imagens, utiliza referências do CSS utilizado e das cores definidas na página web ( se baseia nos padrões de acessibilidade da W3C).
    • Combinação de cores: permite a verificação da compatibilidade e acessibilidade de cores entre o texto e o plano de fundo.
    • Filtro de Cores: utiliza filtro de cores para simular como as pessoas que posuem problemas de visão por definição de cores irão visualizar seu web site.
  5. Ferramenta analisadora de links

Usabilidade: Não faça o usuário pensar! Torne o ambiente amigável!Temos neste post um conjunto básico de ferramentas que auxiliam em pequenos detalhes da usabilidade. São pontos chaves na diferenciação de seu conteúdo. Mas lembre-se, o fator primordial para uma boa experiência do usuário com seu site, e que este tenha o mínimo de dificuldade para utilizá-lo.

Agradeço aos leitores do Mundo SEO pela visita, e não esqueçam de assinar nosso feed!

Sobre o Autor:
Autor
Mestre em Ciência e Tecnologia da Computação pela Universidade Federal de Itajubá, e fascinado pelo desenvolvimento em diversas tecnologias web. É possível encontrá-lo pelo Twitter, Facebook e Google+.

4 Comentários

  1. Desenvolvimento centrado no usuário é o começo de tudo. Um site fácil de usar tem mais chances de ser encontrado, de ser linkado por outros, de atrair mais visitantes. Ou seja, tudo o que ajuda no posicionamento nos mecanismos de busca.

  2. Olá Walmar, com certeza você tem toda a razão, primeiramente que o desenvolvimento de conteúdo deve ser voltado para facilitar o usuário e ter assim uma utilidade.
    Conseguindo manter a qualidade dentro destes requisitos, terá também sua otimização perante os mecanismos de busca e aceitação do meio inserido.

  3. Olá Hugo, obrigada pelo elogio.

Deixe o seu comentário!