Problemas no Google ? Primeiro Olhe seu Site !!

Por Vinicius Paes - 3 fev 2009

Seu site caiu no Google ? Será que foi punido ? Se você não fez nada errado, o que aconteceu ? Descubra alguns fatores que podem fazer com que seu site perca ranking.

O que Será que eu fiz de Errado ??

Seu site caiu no Google ? Pode ser por muitas razões...

Alguns desenvolvedores e webmasters estão sempre mandando e-mails para a nossa equipe, perguntando se o seu site foi punido pelo Google ou algo assim, pois pouco tempo atrás ele estava bem classificado e de uma hora pra outra ele caiu ou passou a não aparecer. Claro, há alguns casos em que o desenvolvedor faz uso sim de técnicas Black Hat ou de SEO fraudulentas e o site é sim punido, mas em 90% dos casos o problema não é o Google, o problema é o proprio site. Isso mesmo !! Basicamente há 3 fatores que fazem um site perder classificação no Google ( sem contar punição ):

  • O Concorrente Investiu em SEO: uma causa natural e obvia para o seu site ter caido nas Search Engines é o fato do concorrente ter investido em SEO. Quando dizemos que o concorrente investiu mais em SEO, não estamos falando em dinheiro, falamos em qualidade. Nem sempre serviços caros são os melhores em Otimização de Sites o que vale são boas estratégias e boas jogadas ( jogadas honestas e criativas, nada de manhas e black hat !! )
  • Sua Empresa Parou de Investir em SEO: a Otimização de Sites e o Web Marketing, são como o Marketing tradicional, o investimento deve ser contínuo. Veja o caso dos comerciais de cerveja no Brasil por exemplo, por mais que todos saibam que cerveja é um produto extremamente popular e que vende mesmo, as cervejaria estão sempre na televisão, criando todo mês novas peças publicitárias. Além do fato dos concorrentes poderem investir e passar o seu site, há também o fato de que quando a sua empresa para de investir em SEO, novas tecnologias vão surgindo e o site vai ficando desatualizado e vai lentamente caindo no Google, mês a mês, semana a semana.
  • Falta de Originalidade: muitos sites baseiam seu conteúdo em conteúdo original de outros sites. Até ai tudo bem, o problema é quando a totalidade do conteúdo é toda tirada de outros sites, quando o seu site não produz conteúdo original ele perde valor aos olhos do Google, que tem como política estimular a produção de textos e conteúdos originais.

Os Problemas Técnicos e o SEO

Será que me enquadro em algum desses casos ??

Além dos problemas externos citados acima, alguns problemas técnicos internos também podem influenciar negativamente o desempenho do seu site:

  • Servidor Ineficiente ou Sobrecarregado: se o servidor onde o seu site está hospedado é ineficiente ele dificulta o trabalho do Googlebot e a indexação do seu site pelo Google fica prejudicada. Quanto mais rapido for o servidor melhor o Googlebot e os crawlers em geral trabalham.
  • Páginas Muito Grandes / Tecnologia Antiquada: quando as suas páginas são muito grandes, ou utilizam alguma tecnologia antiga, a indexação também fica prejudicada, pois o Googlebot é ajustado para ter um maior desempenho lendo sites com tecnologia mais atual. Os crawlers estão sempre evoluindo devemos sempre evoluir a tecnologia dos nossos sites junto com eles.
  • Abuso do Flash: sites construidos em Flash são um osso duro de roer para os crawlers. Se sabe que o Googlebot hoje em dia já é capaz de ler conteúdos Flash, mas no entanto é bom lembrar que essa capacidade é limitada e também é muito mais dificil processar um Flash do que um HTML.
Sobre o Autor:
Autor
Mestre em Ciência e Tecnologia da Computação pela Universidade Federal de Itajubá, e fascinado pelo desenvolvimento em diversas tecnologias web. É possível encontrá-lo pelo Twitter, Facebook e Google+.

11 Comentários

  1. Fazendo Sites disse:

    É realmente interessante o artigo. Recentemente tive um site punido pelo google, por que pegava uma imagem (hotlink) de outro site (que também era meu). Ambos os sites tratavam do mesmo assunto, tinham layout parecido, porém o conteúdo era diferente.

    Ao remover os links para as imagens do outro site, o meu site voltou a aparecer no google!

  2. @Fazendo Sites
    Olá, se os seus sites eram parecidos mas tinham conteúdo diferente, com certeza não foi um caso de conteúdo duplicado. Essa repentina saida e volta para o Google deve ser um intervalo no qual o Googlebot estava reprocessando seu site, isso também acontece as vezes, o Googlebot de tempos em tempos reavalia os sites.

  3. Murilo disse:

    Tenho um site que foi punido pelo google , e mesmo fazendo uma limpeza geral ele não voltou mais , é indexado ainda mais sumiu em quase todas as pesquisas.
    =(

  4. Gerson disse:

    Tenho que descobrir o que está acontecendo com meu site, pois ele está caindo no ranking do google.

  5. Fabio disse:

    O meu site de um dia para outro caiu o numero de visitas, no inicio pensei que era problemas com minha hospedagem, pois havia tido recentes problemas com servidor de dns, com isso mudei de hospedagem e meu site voltou ao normal que é na media de 9 mil visitas por dia, mas após 5 dias teve uma nova queda caindo para 3 mil visitas/dia, foi ai que notei que o meu site não aparecia mais nos primeiros resultados como antes, ele não foi excluído, mas simplesmente as palavras que apareciam na primeira página não aparecem mais. Fiz várias mudanças como retirada de links (menos de cem por página), haviam links de outros sites (outros sites que tenho) para o meu, usei uma página de redirecionamento, e algumas outras mudanças, mas meu site ainda não voltou ao normal. Alguém sabe porque ao mudar de servidor ele voltou ao normal por alguns dias? Alguém já teve problema parecido e conseguiu resolver?

  6. Oi Murilo!
    Não desanime, não é de mediato a volta e total indexação. É necessário ter paciência. Só do mesmo não ter sido deletado da index das search engine, já é um grande sinal positivo. Trabalhe duro e ressucite seu domínio!

  7. Olá Gerson!
    Basta seguir as dicas de Otimização de Sites e SEO de nosso blog! Com certeza irá identificar algum problema, e a necessidade de ajustes para uma boa indexação!
    😉

  8. Fabio!
    O google faz atualizações periódicas em seus servidores sobre o status de posicionamento. Ao tentar indexar seu site sem sucesso, com certeza perdeu pontos. Porém ao re-estabelecer a estabilidade do mesmo, é necessário um período de tempo até esta no va atualização e adequação.
    Lembrando também o tempo de delay na propagação do DNS. Talvez seria interessante o fortalecimento com mais páginas e links, ao invés da redução!

  9. Ricardo disse:

    O meu caiu de 3 para 2 pontos so que com a palavra chave “instalação de ar condicionado” ele continua na mesma posição quem fazia seo era outra pessoa agora vou assumir o que me impriguina é o seguinte poderia dar uma olhada no titulo, a questão que cada titulo ele chavea um link para propria pagina index ex instalação de ar condicionado carrier

    Que técnica que é esta? black hat

  10. poxa meu site foi punido porém após 1 mês voltou a todo vapor porém não é todo dia que apareçe na primeira pagina é normal isso ?

  11. Excelente post!Escuto pessoas dizendo coisas como “desenvolvimento em Flash é excelente” “programadores em flash são os caras”, mas agora me atento a este post e percebo que talvez não seja lá isso tudo.

    Enfim, dicas muito pertinentes, são de fato erros que cometemos corriqueiramente em nosso processo de aprendizado, e é bom poder dividir opiniões e também aprender. Parabéns.

Deixe o seu comentário!