Otimização de Sites versus Adwords: Teste Real

Por Vinicius Paes - 16 mar 2009

Há muita teoria por ai, discutindo se é melhor usar SEO ou Adwords. Para acabar com a polêmica ( ou gerar mais ) fizemos um teste real durante 1 mês. Confira o resultado.

Adwords versus Otimização de Sites da Teoria á Prática

Otimização de Sites e Adwords: nós botamos pra brigar !!!

Como a nossa equipe é muito curiosa e adora uma boa investigação, no ultimo mês tivemos uma idéia: fazer um teste real de 1 mês, comparando a otimização com Links Pagos sem SEO e a Otimização de Sites pura sem Links Pagos. Inicialmente, para poder realizar este teste selecionamos 2 pequenos sites da nossa própria rede de conteúdo. Como principal características ambos os 2 sites, tinham menos de 2 meses de vida, ambos tinham PageRank zero e ambos tinham uma média diária de 30 visitas ( tinham uma situação inicial bem próxima ).

Para o primeiro site realizamos uma campanha pura de Adwords, sem se preocupar com SEO. Não realizamos nenhum tipo de Web Marketing e não aplicamos nenhuma regra de Otimização de Sites, simplesmente lançamos os conteúdos e fizemos a campanha de Adwords.

Para o segundo site realizamos uma campanha pura de SEO, sem Adwords ou Links Patrocinados. Realizamos Web Marketing tradicional, produzimos conteúdo novos e realizamos toda a parte técnica da Otimização de sites ( meta description, title tags , keywords, etc… ).

O objetivo dessa experiência era ver na prática os resultados desses serviços de Web Marketing em números. Para depois poder divulgar os resultados e verificar se realmente o que está na teoria funciona na prática. Para medir nossos resultados tomamos como base o Google Analytics que é unanimidade e todos concordam que é um sistema bastante confiável.

Site 1: Campanha de Adwords Pura

Para o site 1, começamos uma campanha de Adwords no dia 14 de Fevereiro de 2009.

Assim que começamos a anunciar, logo no terceiro dia já tivemos um aumento milagroso de 30 visitas para 79 e no quarto dia acreditem ou não, conseguimos atingir 464 visitas !!! Isso mesmo !!! Um aumento de 1546% em quatro dias !! Continuamos a campanha e o site veio apresentando um desempenho regular atingindo picos de aproximadamente 450 visitas durante a semana e 300 nos finais de semana. Durante todo o mês a campanha se mostrou bastante estável, permancendo basicamente nesse patamar. Acompanhe o crescimento das visitas no gráfico abaixo:

Campanha de Adwords, ascensão, queda e resultados passageiros

Em compensação, apesar do aumento das visitas a qualidade e tempo das mesmas teve uma queda significativa, o tempo médio no site que chegou a casa dos 2 minutos inicialmente, quando a camapanha de Adwords iniciou foi caindo até estabilizar num patamar de aproximadamente 40 segundos e a taxa de rejeição ( bounce rate ) que estava incialmente no patamar de 70% subiu para 80%. Logo após o encerramento da campanha de Adwords no dia 14 de Março de 2009 as visitas cairam regredindo do patamar de 450 para 30 novamente.

Site 2: Campanha de Otimização de Sites e Web Marketing Pura

Para o site 2, começamos uma campanha de SEO no dia 14 de Fevereiro de 2009.

Desde que começamos a investir no SEO deste pequeno site, a qualidade das visitas cresceu muito. Inicialmente o tempo médio no site era de 1:30 minutos foi gradativemente subindo e hoje, após 1 mês, está em 2:30 minutos. A taxa de rejeição deste site que iniciou no patamar de 70%, terminou o mês do SEO com 61,58%, uma queda significativa de 10%.

Campanha de SEO, crescimento menor, porém contínuo o consistente

Em contrapartida as visitas apesar de ganharem qualidade, não cresceram tanto quanto no Adwords, começamos o mês com 30 visitas por dia em média e o mês de SEO terminou com aproximadamente 60 de média diária ( crescimento de 100%, um bom resultado para um site pequeno ). No entanto, ao contrário do que aconteceu no Adwords, quando a campanha de SEO foi interrompida no dia 14 de Março de 2009, os resultados não tiveram uma queda, ou seja, apesar do aumento de visitação ser mais humilde, ele provou ser estável.

Adwords versus SEO: Conclusão do Teste

Como era de se esperar ( ainda bem !! ) e como podemos confirmar nos gráficos, a teoria se confirmou e os mitos foram validados. O Adwords trouxe uma explosão repentina das visitas que perderam um pouco da sua qualidade, enquanto a Otimização de Sites, aumentou as visitas em uma menor escala, só que de modo mais estável. Outra diferença importante é que os resultados do SEO foram permanentes, enquanto que os resultados do Adwords foram passageiros.

Resumindo: se a sua empresa quer um aumento de projeção imediato e tem um bom orçamento para isso ( adwords em geral sai mais caro que SEO ) a melhor opção são os Links Patrocinados. A desvantagem é que as visias vão aumentar até um certo patamar e se a sua empresa parar a campanha de Adwords elas vão imediatamente, em questão de dias, voltar aos patamares iniciais. Se a sua empresa quer um aumento de projeção real, acompanhado de um aumento da qualidade das visitas ( quanto melhor a qualidade das visitas, maior a chance de se fechar negócios e vendas ) o melhor é investir em SEO. A Otimização de Sites, não tem resultados lá muito imediatos, mas em compensação, é mais pertinente, ou seja, se a sua empresa parar de investir em SEO e Web Marketing as visitas podem até cair, mas vai demorar mais tempo.

Sobre o Autor:
Autor
Mestre em Ciência e Tecnologia da Computação pela Universidade Federal de Itajubá, e fascinado pelo desenvolvimento em diversas tecnologias web. É possível encontrá-lo pelo Twitter, Facebook e Google+.

9 Comentários

  1. Parabenizo pela idéia e desenvolvimento da mesma, é importante termos esse tipo de estudo de caso para nos basearmos.
    Sei que o foco não foi esse, mas o que vai prender o leitor ao site é o conteúdo, se ele for de má qualidade de nada adianta adwords ou SEO.
    um abraço,

  2. Micox disse:

    Ótimo teste. Obrigado por nos ajudar nessa guerra diária pelos visitantes.

  3. Tiago disse:

    Nossa, realmente muito boa essa comparação.
    Para quem é imediatista o Adwords, sem dúvida, é melhor. Porém quem tem visão a longo prazo o melhor mesmo é investir tempo em SEO.
    Parabéns pela experiência e por compartilhar conosco.

  4. CDS disse:

    Qual foi o valor gasto com o AdWords durante o mês, para se conseguir um salto de 30 para 450 visitas/dia?

  5. Olá Gustavo!
    Estamos com novas propostas de estudo de caso de diversos aspectos ligados ao SEO. Desde Adwords até black hat SEO. Desta forma é possível a viabilidade ou não destes projetos:
    – O mais viável a longo prazo: SEO
    – O mais viável a curto prazo: Adwords
    – O sempre inviável: Black Hat SEO
    – O ataque invencível: SEO + Adwords

  6. Micox!
    E a batalha contínua! Sempre atentos a conteúdo relevante e a satisfação de novos visitantes!
    Abraços!

  7. Olá CDS!
    Infelizmente não podemos revelar os dados contábeis! Mas tal salto varia dependendo do nicho de mercado inserido e das palavras-chave selecionadas. Além do valor pago por clique.
    Abraços!

  8. Muito boa essa avaliação, mostrou na prática o que muitos ainda tinham dúvida.

    Esse post servirá como referência para vários profissionais, mostrando para os clientes em números qual o método mais eficiente.

    Abr

  9. A pesquisa não conclui muito bem as coisas pois têm algo mais que precisa ser visto, o adWords relevante ao conteúdo do site com o SEO. Ou seja qual seria o resultado se a campanha de adWords fosse significativamente relevante ao conteúdo ? Em quanto se estabilizaria o acesso ao site ?

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