O que é SEO ?

Por Vinicius Paes - 13 jul 2008

Search Engine Optimization pode ser descrito como uma técnica para otimização de sites, para que sejam estruturados sendo melhor entendidos pelas ferramentas de busca. Sendo assim, estes conseguem uma posição mais privilegiada, e aumentam as chances de visitação pelos usuários, como uma campanha de marketing voltada para os buscadores […]

Definição de SEO

Search Engine Optimization pode ser descrito como uma técnica para otimização de sites, para que sejam estruturados sendo melhor entendidos pelas ferramentas de busca. Sendo assim, estes conseguem uma posição mais privilegiada, e aumentam as chances de visitação pelos usuários, como uma campanha de marketing voltada para os buscadores.

definição SEO

O que são as Search Engines ?

definição Search Engine

Caso já tenha feito alguma pesquisa na web, com certeza você utilizou um motor de busca, ou search engine. Pois são essas ferramentas que são responsáveis pelo processo. Atualmente as mais famosas são: Google, Alexa, Yahoo, msn live search, Ask.
Anteriormente o processo de busca se dava por ordem alfabética dos sites, como uma busca em diretório. Porém, atualmente temos uma revolução nos motores de busca. A nova geração das ferramentas de busca dão mais foco na relevância de seu site, e usam técnicas para garantir que isso ocorra. Como exemplo o PageRank do Google.

Como é o processo de SEO ?

search engine optimizationO processo passa por várias etapas. Basicamente é feito uma análise detalhada da página web, assim como a dos concorrentes.
A partir do relatório levantado, começará a parte de otimização, visando as palavras-chave ( keywords ) do seu site com as mais procuradas na internet, para conseguir maior relevância nas visitas. Conversão do código fonte , para tecnologias mais recentes, assim como as descrições do site. Se necessário também é feito melhorias na questão de usabilidade. Caso haja penalizações de black hat pelo mecanismo de busca, elas são diagnosticadas para resolução sumária do problema. Este processado também pode ser acelerado feito a campanha de SEO, gerando conteúdo relativo pela internet atraindo maior número de visitantes.
É também de vital importância a estruturação do site dentro das normas de qualidade w3c.
Muitas pessoas confudem SEO com campanha de links patrocinados, e há muitas empresas no mercado que dizem fazer trabalho de SEO mas apenas irão cadastrar os sites para aparecerem em comerciais pagos. Grande problema quando acabar o capital investido, o site perderá sua posição no topo, sendo necessário contínuo investimento. Que fique claro a diferença de ambas, pois a campanha de links patrocinados é uma técnica SEM e não SEO.

Qual a vantagem de SEO ?

Elevar o ranking de pesquisa nos buscadores, através de credibilidade e relevância. Um processo de médio prazo, com custo benefício bem favorável. Após o término da otimização, a posição nos mecanismos de busca será de total responsabilidade do conteúdo. Se realmente for de qualidade, irá se manter nas primeiras posições sem problema. Comparável com uma campanha de marketing convencional. É apenas necessário demonstrar que o produto existe, e ganhará ou não mercado por sua própria competência/qualidade.

passos SEO

Sobre o Autor:
Autor
Mestre em Ciência e Tecnologia da Computação pela Universidade Federal de Itajubá, e fascinado pelo desenvolvimento em diversas tecnologias web. É possível encontrá-lo pelo Twitter, Facebook e Google+.

3 Comentários

  1. Fábio Almeida disse:

    Legal pro pessoal que tá começando na área! A usabilidade do post ta ótima também! Parabéns por essa introdução.

  2. Olá Fábio!
    É um post informativo para os iniciantes no assunto de Otimização de Sites! É interessante também para curiosos na área que se interessam pelos serviços!

Deixe o seu comentário!