Plugins para o Google Chrome

Por Vinicius Paes - 16 out 2012

Há muitos plugins destinados para o Google Chrome. Esses plugins tornam esse navegador cada vez mais poderoso. Confira!


Primeiramente, o que é um plugin?

Um plugin é um programa que fornece funcionalidades diferentes para outros maiores. Há diversos tipos de plugins para os mais variados programas existentes. Vale a pena procurar por um plugin antes de optar por substituir determinado programa.

Hoje, nós vamos falar sobre os plugins existentes para o navegador do Google, o Google Chrome.

 


Os plugins para o Google Chrome

Há vários plugins para o Google Chrome, cada um com uma funcionalidade diferente, mas o com o mesmo objetivo: tornar o navegador cada vez mais poderoso.

São muitos os plugins disponíveis para esse navegador e, todos eles, você pode encontrar acessando o site Chrome Web Store.

Ao escolher qual o plugin desejado, você deve clicar sobre ele e uma janela com todas as informações irá aparecer. Nessa janela, você deverá clicar sobre “Usar no Chrome”, para adicionar o plugin ao navegador.

 

 

Feito isso, o plugin será baixado e instalado junto ao Chrome.

Assim que for concluída a instalação, você terá a opção de avaliar o plugin. Basta clicar sobre “Avaliar”.

 

 

Sempre que você abrir uma janela do Chrome, os plugins instalados por você estarão no canto superior direito. Para utilizá-los, basta clicar sobre eles.

 

 

Conheça alguns dos plugins do Google Chrome

High Light Keywords
Esse plugin é utilizado quando se deseja obter uma melhor visualização das palavras-chaves presentes em uma página. As palavras-chave (keywords) são realçadas, facilitando a identificação de partes importantes do conteúdo da página.

 

PageSpeed Insights (by Google)
Esse plugin permite avaliar o desempenho da sua página e, também, obter soluções para melhorá-la.

 

 

Desativação do Google Analytics

O Javascript do Google Analytics (ga.js) deixa de enviar informações para o Google Analytics.

 

 

Firebug Lite for Google Chrome™
Ao contrário do que muitos pensam, o Firebug Lite não é um substituto do Firebug nem de outras ferramentas do Google Chrome. Pelo contrário, esse plugin foi desenvolvido com o intuito de trabalhar em conjunto com tais ferramentas.
Possui uma interface igual a do Firebug e oferece algumas soluções interessantes, como editar propriedades CSS em tempo real.

 

 

Verificador de mensagens do Google
O Verificador de mensagens do Google é um plugin que exibe o número de mensagens não lidas existentes na sua caixa de entrada do Gmail. Ao clicar sobre o ícone presente no canto superior direito do seu navegador, você será direcionado para a sua caixa de entrada.

 


Quebrador de Links
Muitos sites exigem que você digite seu celular ou instale algum programa para só depois concluir o download, por exemplo. Esse plugin foi criado para que você possa pular essa etapa e ir direto para a página de download.

 

Google Drive
Com o Google Drive você pode armazenar e compartilhar arquivos com outras pessoas, além de poder acessá-los de qualquer lugar.

 

Web Developer
Essa extensão adiciona várias ferramentas de desenvolvimento web para o seu navegador. Esse plugin é semelhante ao do Firefox.


Como desinstalar um plugin do Chrome?

Para desinstalar um plugin do Chrome você deve ir até sua barra de menu localizada na parte superior do seu navegador e clicar sobre a aba “Janela”. Nesse momento, muitas opções irão aparecer e você deverá escolher a opção “Extensões”.

Todas as extensões instaladas serão apresentadas e você terá a opção de desabilitá-las ou excluí-las.
Para desabilitar, basta você desmarcar a caixa que está indicando que o plugin está habilitado, representado pela palavra “Ativado”.

Para excluir, basta clicar sobre o desenho da Lixeira. Para essa operação ser concluída, você deverá confirmar o desejo de excluir o plugin clicando em “Remover”.

 

Esses são apenas algumas das diversas extensões que podem ser adicionadas ao Google Chrome. Procure conhecer melhor cada uma delas e divirta-se!

Sobre o Autor:
Autor
Mestre em Ciência e Tecnologia da Computação pela Universidade Federal de Itajubá, e fascinado pelo desenvolvimento em diversas tecnologias web. É possível encontrá-lo pelo Twitter, Facebook e Google+.

22 Comentários

  1. Mauricio disse:

    Quando tiver disponíveis vários pluguins, o google Chrome vai bater de frente e roubar muitos users do firefox.

    Eu mesmo já estou usando muito o Chrome.
    Portal BioInfo

  2. Aqui no site, o IE ainda é o mais usados nos acessos, depois o FF e em terceiro o Chrome.

  3. Caro Lucas, achei ótima essa sua matéria e principalmente os Marklets. Infelizmente o Marklet para o Google PageRank está com o javascript incompleto pois não funcionou aqui. Se puder, corrija o problema pois é o que mais me faz falta no momento.
    Muito obrigado.

  4. Lucas Souza disse:

    Olá Maurício, com certeza quando o google abrir para desenvolvimento de plugins pro Chrome, como os existentes pro Firefox, haverá muita migração de usuários. Eu ainda estou híbrido, uso os dois, nem o IE uso mais, utilizdo do plugin IE TAB para fazer testes de portabilidade.

  5. Lucas Souza disse:

    Olá Guilherme! Obrigado por avisar! O link pro marklet do PageRank já está corrigido! Com certeza é muito útil, uma pena que o próprio chrome não tenha pelo menos o básico de ferramentas.

  6. Caro Lucas, o marklet para o PageRank que você incluiu ainda não funciona, mas parece que o problema é no site de destino que não está funcionando corretamente.
    No entanto, eu achei esse aqui que funciona perfeitamente e não tem propagandas:
    PageRank

    Um grande abraço!

  7. Lucas Souza disse:

    Olá guilherme, o link que você enviou, eu não consegui acessar. Mas o marklet do PageRank está funcionando sim, porém ele possui um banner mto grande com propagandas, e o resultado do PR fica mascarado! Gostaria de verificar este marklet que comentou! Grande Abraço.

  8. Lucas Lira disse:

    As vezes quando estou assistindo um vídeo no Youtube, sempre fica travando e as vezes dá uma mensagem que os plugins ….. estão com defeito, e pergunta se você quer desabilita-los, mas mesmo clicando que não quero desabilitar ele, continua travando a página, e trava as outras abas do Google Chrone, alguém pode me explicar porque isso acontece, e me mostrar alguma solução?
    Obrigado desda já.

  9. Fábio Nicolau disse:

    não consigo assistir vídeos do youtube ,o q eu faço ?

  10. Lucas Souza disse:

    Olá Lucas, incompatibilidades de software sempre podem ocorrer. Já testou abrir o youtube em outros browser e verificar se o mesmo problema ocorre? Sobre a lentidão, pode ser o próprio servidor do youtube. Eles possuem um servidor “mais rápido” para os vídeos mais requisitados, e outro “mais lento”. Tente verificar as configurações do flash player de seu computador e se está habilitado o javascript no browser. Caso nada disso resolva, tente desinstalar e instalar novamente, até identificar a origem do problema. Abraços!

  11. Lucas Souza disse:

    Olá Fábio, tente instalar o flash player diretamente do site da Adobe. Talvez haja alguma incompatibilidade em sua máquina com o software. Após realizar esta nova instalação, tente re-instalar o google chrome e verifique se está tudo certo.

  12. Juliano disse:

    cara muito legal estas dicas.. dinamiza muito crome.. abs

  13. Lucas Souza disse:

    Olá Juliano! Estou preparando um novo artigo com mais customizações para o google chrome! Estamos todos no aguardo de um pacote de desenvolvimento para o mesmo! Aí sim este estará páreo para concorrer com outros browsers do mercado!

  14. Anderson disse:

    Olá, só pra constar: Nao tem google toolbar para o chrome pq a própria barra de endereços já faz a busca diretamente no google.

  15. breno disse:

    esse google chrome não é tão bom, nem pega youtube, recomendo firefox

  16. Brendon disse:

    esse breno esta mentindo…vai go to hell…
    é mor bao

  17. Lucas Souza disse:

    Fala Anderson!
    Exatamente como falou, seria redundante a opção deste plugin, pois o mesmo já vem embutido com o Google chrome.

  18. Lucas Souza disse:

    Grande Breno!
    Com certeza ainda falta grandes avanços para otimização máxima do google Chrome. Porém a interação do mesmo com os demais recursos do google é excepcional.

  19. daiane disse:

    olha só, quando abro algumas pags aparece para ativiar o plug in, dai eu clico em ativar e tudo, mas ele diz q preciso fechar o chrome e carrega a pagina de novo com o mesmo problema, fica a janela do ativar plug in na minha frente… o q eu faço??

  20. Seotaurus disse:

    No utilizo google chrome pero chromium, porque es open source, y con no systema intrusivo.

Deixe o seu comentário!