Como gerar sitelinks no Google?
O que são Sitelinks?
Os sitelinks são aqueles links extras que aparecem para o primeiro site da primeira posição da página de resultados do Google (usualmente busca orgânica) e que aumentam o destaque do mesmo. Muitos o consideram como um bônus, pois aumentam a relevância do seu site para aquela busca em questão, pode ser explicado como um reconhecimento do Google pelo trabalho de SEO e pela boa administração do site.
Na documentação oficial do Google, ele explica o sitelink como links do mesmo domínio, agrupados em um resultado da web. Eles são resultados da análise do Google no website em questão, e buscam mostrar atalhos dos links mais relevantes do site. O Google gera os sitelinks com o intuito de poupar tempo do usuário, para que este possa facilmente localizar as principais informações ofertadas.
Quais são os pré-requisitos para a geração dos Sitelinks?
Há algumas suposições sobre quando o Google o gera os sitelinks para um website:
- Fator links externos: é verificado que websites com pagerank relevante (PR >= 3) na maioria das análises realizadas, já possuem sitelinks. Um site com PageRank 3 indica basicamente que já não se trata de um site pequeno, para atingir o PR = 3 é necessário um tempo mínimo ativo e também uma boa e constante quantidade diária de visitantes e também de relevância com links externos.
- Fator Visitantes: No entanto, ausência de evidência não é evidência de ausência, tecnicamente é importante ter um volume estável de usuários visitantes e não somente utilizar a variável Pagerank como necessária. Uma outra evidência encontrada, são sites novos, com baixo PR, mas com um volume de engajamento e visitas estável e crescente, evidência verificada analisando os relatórios do Google Analytics. Para se trabalhar com número, uma média de visitas de 300 usuários diários, é um forte indicativo de formação de sitelinks.
- Fator Técnico/Tamanho/Volume: Outro ponto chave é volume de conteúdo de um website (quantidade de páginas indexadas) e estrutura de links internos utilizada. Verificamos que tecnicamente é uma boa prática os itens do menu serem listados com <li>, assim como links do footer. Para adequar esta estrutura ao layout do site, é possível utilizar o list-style-type:none. O Google já deu vários indícios sobre a necessidade dos links internos fazerem sentido para que seja gerado os sitelinks.
Resumindo: se a geração de sitelinks for importante para você, é interessante verificar as variáveis:
- Elevar relevância com links externos (pagerank)
- Trabalhar para alcançar uma média de visitantes acima de 500 usuários diários
- Ter um site com um volume mínimo de 100 páginas com boa estrutura de links internos
Geração de sitelinks: conclusão
Basicamente os 3 fatores citados acima podem ser resumidos em uma única palavra: relevância. O Google só gera sitelinks para sites comprovadamente relevantes, sites que geram conteúdo original e sites que conquistam visitantes por serem interessantes. E não adianta usar Black Hat, mesmo que você force algum aspecto, produzindo 100 paginas de Spam por exemplo, o aspecto dos visitantes e links externos de qualidade (pagerank) são também necessários. Invista no seu site, faça ele crescer, mas produza conteúdo de qualidade, só tempo e investimento produzem um site campeão de audiência e visitação.