Bounce Rate SEO: Popularidade, Usabilidade e Taxa de Rejeição

O que é Bounce Rate:

Bounce Rate SEO - o paradigma da rejeiçãoBasicamente é um cálculo de rejeição de sua página web. É feito baseado no tempo de sessão de seu site, relativo com o número total de visitantes que o mesmo possui, relacionado ao número de visitantes de uma de suas páginas em questão.

O Bounce Rate de uma página pode ser calculado pela expressão abaixo:

BR =  (nº de visitas da página)/(número total de visitantes do site)

Devemos levar em consideração que o tempo de sessão de seu site é variável, este irá depender da ferramenta de análise de tráfego utilizado (google analytics é um exemplo).

Qual a vantagem de saber seu Bounce Rate?

É um aspecto totalmente significativo a Otimização de Sites (também conhecido como SEO). Sendo maneira de verificar vários aspectos de seu site, desde sua usabilidade, até qualidade de conteúdo.

As páginas principais de seu site, tem papel de orientar e direcionar os visitantes para os demais conteúdos. Através do resultado do Bounce Rate é possível analisar pontos falhos. Á partir daí, é possível fazer ajustes para melhor re-estruturar a otimização de seu site.

Mas como faço para comparar os resultados obtidos com o cálculo do Bounce Rate?

0 – 20 % : Resultado sonhado pela maioria dos webmaster! Seu Bounce Rate está exepcional! Seu conteúdo está focado em seu público alvo, e o mesmo se encontra com qualidade.
21 – 50% : São os resultados obtidos na ampla maioria, considerados normais. É possível melhorar o bounce rate adotando técnicas de otimização, além de focar em seu nicho específico. É interessante que as definições das meta tags sejam relevantes ao conteúdo relacionado, para que não haja surpresas aos visitantes.
51 – 100% : Cuidado! Estes resultados são extremamente desfavoráveis! Sua taxa de rejeição está muito elevada, os visitantes estão repudiando o que está sendo apresentado. Tome cuidado principalmente em seu conteúdo, pois o mesmo com qualidade é a chave para o sucesso.

Taxa de Rejeição - entenda sua causa, e evite as consequências

Mas como faço para diminuir meu Bounce Rate/Taxa de Rejeição ?

Existe técnicas básicas para diminuir o efeito do bounce rate para níveis aceitáveis. Segue alguns passos para identificar a origem do problema e resolver suas consequências:

  1. Vasculhe seu relatório de tráfego, procure pelas páginas mais visitadas, em seguida, ache as com maiores taxas de rejeição.
  2. Seguindo a mesma idéia, procure pelas páginas com os menores índices de rejeição.
  3. O ponto chave é comparar as páginas com menor bounce rate, com aquelas com os maiores índices, e tentar identificar a consequência do ocorrido.
  4. Caso tenha instalado uma ferramenta de monitoramento de cliques em sua página, use-a para entender o perfil do visitante nas páginas de menor bounce rate.
  5. Com a verificação das áreas mais acessadas, comece a integrá-las na páginas com maior rejeição, para combater este efeito negativo.
  6. Desta maneira será possível rastrear o bounce rate de seu domínio, identificando problemas através de comparações.

Como podemos ver, o ponto chave da questão do bounce rate, é a aceitação dos visitantes no web site. Caso seu conteúdo seja específico e direcionado, não terá problemas com usuários que se “enganam” ao acessá-lo. Assim, basta caprichar em seu conteúdo, para garantir o sucesso.