Bounce Rate SEO: Popularidade, Usabilidade e Taxa de Rejeição

Por Vinicius Paes - 10 out 2008

Está com problemas de rejeição em seu site? Não sabe o que fazer? Não perca tempo! Descubra agora as causas deste mal, e evite suas consequências !

O que é Bounce Rate:

Bounce Rate SEO - o paradigma da rejeiçãoBasicamente é um cálculo de rejeição de sua página web. É feito baseado no tempo de sessão de seu site, relativo com o número total de visitantes que o mesmo possui, relacionado ao número de visitantes de uma de suas páginas em questão.

O Bounce Rate de uma página pode ser calculado pela expressão abaixo:

BR =  (nº de visitas da página)/(número total de visitantes do site)

Devemos levar em consideração que o tempo de sessão de seu site é variável, este irá depender da ferramenta de análise de tráfego utilizado (google analytics é um exemplo).

Qual a vantagem de saber seu Bounce Rate?

É um aspecto totalmente significativo a Otimização de Sites ( também conhecido como SEO ). Sendo maneira de verificar vários aspectos de seu site, desde sua usabilidade, até qualidade de conteúdo.

As páginas principais de seu site, tem papel de orientar e direcionar os visitantes para os demais conteúdos. Através do resultado do Bounce Rate é possível analisar pontos falhos. Á partir daí, é possível fazer ajustes para melhor re-estruturar a otimização de seu site.

Mas como faço para comparar os resultados obtidos com o cálculo do Bounce Rate?

0 – 20 % : Resultado sonhado pela maioria dos webmaster! Seu Bounce Rate está exepcional! Seu conteúdo está focado em seu público alvo, e o mesmo se encontra com qualidade.
21 – 50% : São os resultados obtidos na ampla maioria, considerados normais. É possível melhorar o bounce rate adotando técnicas de otimização, além de focar em seu nicho específico. É interessante que as definições das meta tags sejam relevantes ao conteúdo relacionado, para que não haja surpresas aos visitantes.
51 – 100% : Cuidado! Estes resultados são extremamente desfavoráveis! Sua taxa de rejeição está muito elevada, os visitantes estão repudiando o que está sendo apresentado. Tome cuidado principalmente em seu conteúdo, pois o mesmo com qualidade é a chave para o sucesso.

Taxa de Rejeição - entenda sua causa, e evite as consequências

Mas como faço para diminuir meu Bounce Rate / Taxa de Rejeição ?

Existe técnicas básicas para diminuir o efeito do bounce rate para níveis aceitáveis. Segue alguns passos para identificar a origem do problema e resolver suas consequências:

  1. Vasculhe seu relatório de tráfego, procure pelas páginas mais visitadas, em seguida, ache as com maiores taxas de rejeição.
  2. Seguindo a mesma idéia, procure pelas páginas com os menores índices de rejeição.
  3. O ponto chave é comparar as páginas com menor bounce rate, com aquelas com os maiores índices, e tentar identificar a consequência do ocorrido.
  4. Caso tenha instalado uma ferramenta de monitoramento de cliques em sua página, use-a para entender o perfil do visitante nas páginas de menor bounce rate.
  5. Com a verificação das áreas mais acessadas, comece a integrá-las na páginas com maior rejeição, para combater este efeito negativo.
  6. Desta maneira será possível rastrear o bounce rate de seu domínio, identificando problemas através de comparações.

Como podemos ver, o ponto chave da questão do bounce rate, é a aceitação dos visitantes no web site. Caso seu conteúdo seja específico e direcionado, não terá problemas com usuários que se “enganam” ao acessá-lo. Assim, basta caprichar em seu conteúdo, para garantir o sucesso.

Sobre o Autor:
Autor
Mestre em Ciência e Tecnologia da Computação pela Universidade Federal de Itajubá, e fascinado pelo desenvolvimento em diversas tecnologias web. É possível encontrá-lo pelo Twitter, Facebook e Google+.

13 Comentários

  1. Allyne disse:

    Achei muito interessante a matéria sobre Bounce Rate, além de muito útil para avaliarmos nosso site e melhorá-lo a fim de obtermos melhores resultados.

  2. Bruno Brizzi disse:

    Oi Allyne
    Que bom que você gostou !!
    Bounce rate é realmente um dos fatores mais importantes no processo de construção e otimização de sites. Aliás há dois fatores essenciais: Bounce Rate e Average Time on Site ( tempo médio no site ).

  3. Bruno Brizzi disse:

    letras!
    Obrigado por sua opinião! Sempre trabalhamos para garantir notícias relevantes e esclarecidas para nossos leitores no âmbito de Otimização de Sites e SEO.
    Abraços

  4. Marcos disse:

    Obrigado pelas dicas, estava preocupado com a minha taxa de rejeição, mas agora vi que está dentro do normal!

    Um Abraço!

  5. Luciana disse:

    Achei ótimo a matéira, mas tenho uma pergunta…tenho um bounce rate de 17%, mas é um site específico (não é portal), onde os associados entram para baixar dados ref. ao mercado. Por ser específico claro que o BR tem que ser bom, mas como saber se ainda assim ele está sendo realmente bem utilizado? Comparei com o tempo de utilização e as páginas mais acessadas, mas estou com receio de ainda estar pecando em algum detalhe.

  6. Felipe Porto disse:

    Muito legal ter este conteúdo em português, afinal os sites mais interessantes sobre SEO são em inglês. Parabéns!

  7. juci disse:

    Acabei de lançar o meu site e já comecei a acompanhar o seu progresso através do google analytics. Acompanho os resultados todos os dias, e notei que com o aumento exponencial dos visitantes, minha taxa de rejeição que era de 0% aumentou, então fiquei preocupada.

    Meu site é sobre dicas para se criar sites, e-books e formas de se ganhar dinheiro na net. Então, tenho o maior cuidado, desde os primeiros dias de vida do site.

    Mas lendo essa matéria notei que estou num ótimo nível, dentro da normalidade para a taxa de rejeição. Obrigada pela matéria e parabéns!

  8. Market Studio disse:

    Materia interessante, parabens.

    Meu site tem bounce rate 15% na index ^^

  9. Paulo Alberto disse:

    Olá,

    O site da empresa tinha 35% de Bounce rate, comecei a usar o google analytics e fazer exatamente o que você menciona no texto. Passamos para 25% e continuamos nos dedicando para chegarmos aos sonhados 10 – 15 %

    Obrigado,
    Paulo

  10. Karen Soares disse:

    Muito bom o post, respondeu a todas as minhas dúvidas. Obrigada!

  11. Bruno Brizzi disse:

    Fala Norman!
    Obrigado pelo elogio do artigo! Espero que volte sempre pra ficar por dentro de nossas dicas e tutotiais em SEO e Otimização de Sites!
    Abraços

Deixe o seu comentário!