Tutorial RSS Feed

Por Vinicius Paes - 12 jul 2008

O RSS feed é uma ferramenta que permite a divulgação do conteúdo publicado para seus assinantes. Muitas pessoas deixam de assiná-lo pois geralmente não sabem muito bem sua finalidade. Temos o feedburner que é um site (recentemente adquirido pelo google) […]

O que é o RSS Feed?

O RSS feed é uma ferramenta que permite a divulgação do conteúdo publicado para seus assinantes. Muitas pessoas deixam de assiná-lo pois geralmente não sabem muito bem sua finalidade.

Temos o feedburner que é um site (recentemente adquirido pelo google) que fornece serviço de divulgação do seu RSS, além de ferramentas para otimizá-lo.

Como faço para utilizar?

Sugerimos a utilização do feedburner, por ser bastante simples e intuitivo. Para publicar um feed do conteúdo inteiro do seu blog, basta entrar no site do feedburner e efetuar as etapas de registro do mesmo.

Configurando RSS Feed pelo feedburner

Temos a página home do feedburner, basta inserir o endereço do seu blog na caixa de texto e clicar em NEXT.

feedburner

Basta agora registrar um nome de identificação para seu rss feed, e registrá-lo preenchendo os campos de usuário e senha.

feed register

Após efetuar o registro, seu feed já estará pronto para ser utilizado, caso os dados inseridos estiverem corretos. Será então exibido uma tela de boas vindas. Você terá 2 opções, uma para configurar aspectos gerais de seu feed, e outro para pular a etapa. Deixaremos para discutir as opções em outro post, então seguimos com a tela de integração:

integrando feedburner

Será possível otimizar a integração de seu feed com a plataforma de divulgação que você utiliza. As plataformas mais utilizadas como o Blogger, TypePad, WordPress instalado/.com e MySpace. Cada uma tem suas próprias características de integração e plugins para melhor gerenciamento. Como exemplo, iremos mostrar a integração com o WordPress instalado, aquele que você instala para utilização em domínio próprio ( self-hosted ).

plugin wordpress feedburner

Será então encaminhado para um página do google, com o link para download do plugin. Basta fazer download do mesmo, e inserí-lo como qualquer plugin do wordpress: “wp-content/plugins”

Desta forma seu RSS feed já estará instalado e funcionando com as opções básicas. O plugin trará benefícios e opções de acompanhamento de tráfego de seus assinantes.

É valido ressaltar também que a utilização do RSS feed é uma boa prática de SEO e otimização de sites, pois ajuda para o aumento do círculo social de seu site. Assim como na fidelidade de seus visitantes.

Sobre o Autor:
Autor
Mestre em Ciência e Tecnologia da Computação pela Universidade Federal de Itajubá, e fascinado pelo desenvolvimento em diversas tecnologias web. É possível encontrá-lo pelo Twitter, Facebook e Google+.

6 Comentários

  1. Alberto Matias disse:

    Legal a explanação sobre o RSS Feed! Queria saber como poderia otimizá-lo também.
    valeu

  2. Valeu a dica, vou seguir as instruções para publicar em meu website. Obrigado. Clerici

  3. Valden Flavio disse:

    Alberto Matias – O Feedburner tem algumas opções avançadas para otimizar seu Feed. Outra fator importante é a usabilidade de seu web site além de qualidade de conteúdo. Estes fatores por si só, irão levar os leitores a assiná-lo. Não deixe de colocar bem visível o link para assiná-lo.

  4. Valden Flavio disse:

    Constantino Clerici Neto – Que bom que foi útil nosso tutorial de RSS. Não deixe de acompanhar nossos artigos que também contém outras valiosas dicas! Um abraço!

  5. Otraweb disse:

    muy bueno el tutorial un saludo.

Deixe o seu comentário!