Glossário SEO: SEOPEDIA – Letra C

C

  • Cache: cópias de páginas web armazenadas localmente no disco de armazenamento do usuário, ou em banco de dados de uma search engine (motor de busca). O Cache é um dos fatores na qual é responsável para que uma determinada página web seja carregada mais rapidamente, principalmente quando o usuário utiliza o botão de voltar do browser, pois desta maneira a página não é carregada novamente da internet, e sim acessada localmente. O motor de busca Google, é fora dos padrões, pois é a única search engine de grande porte que permite os usuários da internet visualizar sua versão de cache das index das páginas web.
  • Call To Action / Chamada para Ação: é uma técnica utilizada nos banners de propaganda para que os usuários sejam atraídos a completar uma ação defina nestas propagandas. Primeiramente eram definidas com “doing words” como exemplo: “click here – clique aqui”, “Buy Now – Compre Agora”, “Enter Now – Entre Agora” ou “Click to Download – Clique para Download”. Atualmente são utilizadas propagandas interativas que utilizam o mesmo processo de “Call to Action” para pequenas tarefas/jogos nos banners que tem como “prêmio” o redirecionamento para a finalidade desejada.
  • Cgi-bin: acrônimo para “Common Gateway Interface“, pode ser utilizado com um script para conter um diretório “virtual” dentro de uma determinada URL. Também sua utilização é uma dica para o spider que esteja visitando seu site, tenha impressão que seu site é dinâmico.
  • Click-down Ad or Click-within Ad: uma propaganda em um web site que tem a funcionalidade de mostrar um determinada propaganda requisitada sem necessidade de redirecionamento, o mesmo sendo feito dinamicamente. A propaganda do tipo Click-Down, apresenta uma extensão de seu campo habitual, podendo este ser acima, ou abaixo de onde estiver inserida, com informações extras de propaganda para o usuário. Já aqueles do tipo Click-Withins possibilitam a visualização de mais informações dentro de seu campo habitual, com interação do usuário.
  • Clickthrough: é definida como a ação de clicar dentro do elemento de propaganda gerando como conseqüência o redirecionamento para outra página web.
  • Clickthrough Rate: a taxa em que os visitantes clicam em um link em determinada página web, ou listagem de pesquisa ou banner de propaganda.
  • Cloaking: técnica Black Hat SEO, que basicamente consiste em mostrar conteúdo diferente para a search engine do mostrado ao usuário. É considerada uma técnica “bit and bait”, onde o servidor web “alimenta” os spiders visitantes das search engines com conteúdos ricos, enganando assim o motor de busca. Este que posiciona numa posição privilegiada nos resultados de pesquisa. Deste modo porém, quando o visitante clica no link, é mostrado um conteúdo diferente ao proposto, podendo não ter qualquer relação a descrição dada pelo site. Esta técnica é passível de punição, podendo sua index ser excluída do banco de dados dos mecanismos de pesquisa.
  • Cold Fusion: é linguagem de script com capacidade limitada, muito utilizada em acessos a banco de dados. Os arquivos de utilização do Cold Fusion são salvos no servidor web com a extensão .cfm.
  • Conversion/Conversão: é o ato de converter o visitante web a algum serviço ou produto exibido. Esta conversão pode ser o ato de vender o produto/serviço, ou somente o ato de aproximar o visitante a sua intenção final, com envio de orçamento ou conversa voltada ao produto.
  • Conversion Rate: é a taxa na qual os visitantes são covnertido em clientes, ou movidos um passo a frente em se tornar um cliente em potencial.
  • Cookie: informação armazenada no computador do visitante ou em um servidor web. No momento em que o web site é acessado, os dados do cookie do visitante pode ser armazenado ou recuperado. A maioria dos cookies são utilizados como identificadores únicos ( ID do usuário, sessão de identificação) para isolar os movimentos deste visitante de outros durante aquela visita e outras subsequentes. Outros dados que podem ser armazenados em um cookie são número de pedido de ordem, endereço de email, etc.
  • Cost Per Action (CPA): o custo embutido, ou preço pago por uma ação específica, como cadastro em mecanismo de divulgação on-line, a entrada em um concurso, registro no site, o preenchimento de uma pesquisa de opinião, etc.
  • Cost Per Click (CPC): o custo ou preço pago pelo clicktrough para sua página principal..
  • Cost Per Lead (CPL) Cost per LOAD: preço baseado no número de novas ligações ao seu site. Como exemplo: um visitante chega ao seu site via banner de propaganda e preenche um formulário no site em questão. O contratante paga ao publicitário proporcional ao número de assinantes.
  • Cost Per Order (CPO): preço baseado ao número de ordens recebidas como resultado do posicionamento das propagandas. Também conhecido como custo por transação (cost per transaction).
  • Cost Per Sale (CPS): preço baseado no número de transações de vendas atraídas pelas propagandas que direcionaram o usuário ao seu site. Como os usuários visitam seu site diversas vezes antes de efetuar uma transação, há possibilidade de utilização de cookies para traçar a rota que os levou a sua página principal, ou a página de venda. Também conhecido como custo por aquisição (cost-per-acquisition), ou custo por venda (cost-per-sale).
  • Cost Per Thousand (CPM): o custo incorrido ou preço pago por mil de impressões.
  • Counter: um programa simples que verifica o total de impressões de uma página web.
  • Crawler: é um software desenvolvido para varrer a internet de maneira sistemática através de informação relevante a sua função. São uma das bases das Search Engines , eles são responsáveis pela indexação dos sites, armazenando os mesmo na base de dados dos motores de busca. É também conhecido como Spider ou Bot (robô).
  • CSS: acrônimo para Cascading Style Sheet, arquivo utilizado para gerência e controle do design do website.
  • Click Through Rate (CTR): é uma medida de avaliação do número de cliques recebidos de um número de impressões oriundos de propaganda emitida. A fórmula para se calcular o CTR é: CTR = “número de cliques”/ (“número de impressões de propaganda” x 100).
  • Custom Error Page: é possível customizar as páginas de erro padrão que são geradas caso haja algum problema na solicitação das mesmas. Estas são chamadas de “custom error pages”, como a famosa página de erro 404, que é o exemplo clássico de uma página de erro padrão, quando a página não é encontrada.
  • Cadastro em Sites de Busca: quando um novo web site é criado, é preciso submetê-lo ao banco de dados dos sites de busca para que o mesmo passa a participar nos resultados de pesquisa.
  • Conteúdo Duplicado: esta ocorrência é passível de punição, sendo caracterizada como uma técnica Black Hat SEO, que parte do princípio uma cópia não autorizada, ou conteúdo redundante na internet. É possível alterar problemas com conteúdo duplicado no mesmo domínio com a utilização de linha de código em seu .htaccess.
  • Click Fraud: é uma ação anti-ética, onde cliques são fraudados para aumejar melhores resultados nas campanhas de Pay-Per-Click. Seja gerando maiores lucros para os webmasters, ou custos para os anunciantes.
  • Content Management System (CMS): é uma plataforma pré-contruída para auxiliar iniciantes no ramo da computação gerenciar seus conteúdos on-line e construir sites na internet, também conhecido como sistemas de gestão de conteúdo. Um exemplo é o próprio WordPress, utilizado em blogs.
  • Customer Relationship Management (CRM): também conhecido como “Gestão de Relacionamento com Cliente”, são as técnicas e metodologias utilizadas para melhor atender o cliente, dando maior satisfação, garantindo o retorno e a qualidade do atendimento.
 

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