Registrar um domínio? Qual o melhor nome?

Por Vinicius Paes - 8 ago 2008

Uma das principais características para otimização de sites, é ter um nome de domínio relevante. É uma ótima prática de SEO, colocar uma keyword relevante junto ao nome do domínio.

Uma das principais características para otimização de sites, é ter um nome de domínio relevante. É uma ótima prática de SEO, colocar uma keyword relevante junto ao nome do domínio.

Vamos mostrar neste post algumas ferramentas on-line de sugestão de nome de domínios, que ainda fazem uma busca e geram relatórios dos registros disponíveis. Se já fez uma pesquisa da palavra-chave ou marca que deseja usar na sua empresa (como no post analisador de keywords), pode usar as ferramentas abaixo como complemento para este fim: Qual o nome usar? Estará este disponível?

DomainsBot

Dinamicamente verifica disponibilidade dos nomes de domínio, e ainda dá sugestão de nomes similares.Também mostra o tempo de registro de cada domínio e a data de renovação, o detentor do mesmo. Desvantagem: é um serviço restrito para os domínios: .com/.net/.org/.info/.biz/.us, e as sugestões de keywords para agregar ao nome nem sempre são relevantes.

Interface domainsbot - analisador de nomes de domínio

InstantDomainSearch

Assim como a ferramenta do DomainsBot, o InstantDomainSearch verifica dinamicamente a disponibilidade de domínios, porém só com 3 extensões: .com, .org, .net . Há opções de links externos para compras dos domínios sugeridos também.

Interface instant domain search - analisador de nomes de domínio

Suggest Name e (DotoMator)

Estas ferramentas possuem um banco de dados próprio de prefixos e sufixos a serem inseridos no nome de seu domínio, dividido em categorias. Suas interfaces são bem semelhantes, e após sugerir o nome de domínio, exibe também os domínios disponíveis e a possibilidade de compra com os preços.

Interface suggest name - analisador de nomes de domínio

Interface dot-o-mator - analisador de nomes de domínio para SEO

NameBoy

O NameBoy gera uma lista de nomes de domínios baseados nos seus termos primários e secondários escolhidos para análise.

Interface nameboy- analisador de nomes de domínio

E os registros de domínio locais?

Como perceberam, estas ferramentas são voltadas particularmente para os sites globais ( e alguns dos Estados Unidos – .us), mas é interessante também verificar os registros locais de cada país. Assim recomendo a ferramenta Whois-Search, para verificar a disponibilidade do domínio desejado em seu país. Assim basta usá-la em conjunto com as ferramentas acima, além dos analisadores de keywords para otimizar ainda mais seu nome de domínio. Esta ferramenta faz parte do plugin do firefox, o Search Status (do post Firefox SEO parte 2).

Interface whois-search - verificador de disponibilidade de domínio

Espero que tenham gostado das dicas para analisar os nomes de domínio, se tiverem alguma sugestões de outras ferramentas, são sempre bem vindas! Não esqueça de assinar nosso feed, e ficar por dentro dos últimos artigos da área de SEO! Até a próxima!

Sobre o Autor:
Autor
Mestre em Ciência e Tecnologia da Computação pela Universidade Federal de Itajubá, e fascinado pelo desenvolvimento em diversas tecnologias web. É possível encontrá-lo pelo Twitter, Facebook e Google+.

6 Comentários

  1. n3tho disse:

    Olá,
    o link do eucurti esta quebrado,

  2. dprogrammer disse:

    HI,

    muito bom esses serviçoes.

    o bom é que já diz se o domínio sugerido já está disponível.

  3. Olá n3tho! Tivemos um problema com o permalink, ~mas já solucionamos, obrigado por avisar!

  4. Então dprogrammer , é realmente muito útil na hora de procurar um domínio para registrar. Disponibilizam vários recursos de verificação de registro, além de sugestão de outros nomes. Vale a pena dar uma olhada.

  5. Hb Events disse:

    Gostei bastante… Agora vou testar uma po uma e dizer o que achei…

    Abraços

  6. Cris disse:

    Ai gente… Estou quase ficando louca para decidir o nome do meu site! ;(

Deixe o seu comentário!