Otimização de Sites ou Adwords: Qual o Melhor para o meu Site ?

Por Vinicius Paes - 3 nov 2008

Otimização de Sites (SEO) ou Google Adwords ? Saiba aqui a Relação custo / benefício entre os principais serviços de web marketing da atualidade.

Olá leitores do Mundo SEO, hoje falaremos um pouco das especulações existentes na utilização do serviço de adwords do Google, e o investimento em uma boa prática de SEO em seu site, e os benefícios de ambos.

Google Adwords : Vantagens e Desvantagens

O adwords fornecido pelo Google é basicamente um serviço de publicidade de forma “pay-per-click”, onde os usuários pagam pelo número de acessos ao seu site proveniente de anúncios publicados pelo Google.

Uma das vantagens na utilização deste serviço de links patrocinados, é o retorno imediato. Ao iniciar o processo, seu anúncio já começa a ser publicado, dando um retorno de curto prazo para o seu web site.

Porém o serviço pode ser desvantajoso dependendo do mercado onde sua empresa está inserida, este com concorrentes fortes que também investem alto no serviço, diminuindo sua visibilidade e aumentando os custos de publicidade. A principal desvantagem deste serviço é que não tem efeito duradouro. No momento em que encerra o pagamento pelos anúncios, seu número de visitas cai consideravelmente e não há nenhum crescimento significativo de seu site nas buscas orgâncias em relação ao número de acessos ganhos no período de adwords.

Consultoria em Otimização de Sites : serviço de “Search Engine Optimization”

O processo de otimização de sites, consiste basicamente numa re-estruturação do web site perante as normas W3C, adequando a linguagem de desenvolvimento do site para programação atual, este compatível e otimizado para os spiders/crawlers dos mecanismos de busca, para que seu web site seja mais atraente e se destaque dos demais no seu nicho de mercado na disputa pelas palavras-chave concorridas.

Consultoria em Otimização de Sites: aumento das visitas, aumento dos lucros!

O investimento em consultoria de otimização de sites é totalmente satisfatório, pois ao contrário do serviço de adwords, este processo é cumulativo, ou seja, o investimento feito segue uma tendência duradoura. Após o término de uma consultoria SEO de 6 meses por exemplo, seu site continuará nas primeiras posições. Se houver uma manutenção periódica no mesmo, e o mesmo ter relevância para os usuário, além de qualidade e usabilidade, o processo de maturação leva ao seu site a um crescimento mesmo após o término dos serviços.

O que pode ser julgado como um aspecto desfavorável é o tempo necessário para fazer o web marketing de seu site, para poder concretizar o processo de maturação do mesmo. Obviamente estes investimentos têm um retorno a longo prazo muito superiores ao serviço de adwords. Tanto financeiramente, quanto pelo número de visitantes.

Conclusão: Adwords ou Otimização de sites?

Apesar de serem serviços diferenciados, a meta é a mesma: Aumentar o número de visitantes de seu site, aumentando sua visibilidade. Conseqüentemente aumentado seus lucros.

Caso necessite de resultados imediatos, e tenha um bom capital para investimento, então o serviço de adwords será interessante. Mas futuramente não será satisfatório, a relação custo benefício ficará desproporcional.

Embora seja de grande utilização os serviços de “pay-per-click” os mesmos podem ser considerados como medidas paliativas, pois a longo prazo de forma alguma será financeiramente viável. Já o investimento em otimização de sites é estruturado e compatível com as novas tendências da internet, é um serviço de retorno cumulativo. Desta maneira, cedo ou tarde, as empresas que investem em adwords, terão que investir também em SEO, para aumentar sua fatia do mercado, e futuramente minimizar os custos operacionais.

Consultoria em Otimização de Sites ou Google Adwords ?

Atualmente, é muito comum a utilização em conjunto destes serviços, até a resposta de médio-longo prazo de uma consultoria em otimização de sites. Assim com a maturação do site completa, os serviços são interrompidos, utilizando apenas de manutenção periódica para avaliação dos resultados.

Espero que tenham gostado do post sobre este paradigma de SEO, e até a próxima!

Sobre o Autor:
Autor
Mestre em Ciência e Tecnologia da Computação pela Universidade Federal de Itajubá, e fascinado pelo desenvolvimento em diversas tecnologias web. É possível encontrá-lo pelo Twitter, Facebook e Google+.

10 Comentários

  1. Cecília disse:

    Bom… como eles não são excludentes, eu fico com os dois 🙂

  2. Olá Cecília! Com certeza temos muitos pedidos para trabalho em conjunto com os 2 serviços. Porém no fim, o serviço de otimização de sites acaba sempre superando o adwords. Além de ser mais barato.
    Abraços

  3. A longo prazo, a otimização do html/css e da arquitetura da informação do seu site sempre vai ser mais vantajosa. A indexação do conteúdo por robôs, para diversas finalidades, a cada dia que passa é mais fundamental na web!

  4. Vinicius disse:

    Muito bom, a utilização de Adwords + Otimização é a melhor opção para aumentar o número de visitas.

  5. Alexandre disse:

    Muito bom o artigo, Parabéns!
    Eu ficaria com os dois, pois quando você otimiza um site você não consegue pegar todas as palavras chaves necessárias, algumas por terem uma concorrencia mto elevada, daí então investiria no AdWords

  6. Chris!
    Concordo plenamente! A internet está caminhando para a seriedade. Conteúdos relevantes direcionados ao público com o máximo de exatidão possível.
    A otimização de sites é inevitável para todos!
    Abraços

  7. Olá Vinicius!
    É a dupla infalível! SEO + Adwords é extremamente vantajoso, engloba tanto resultados a curto e longo prazo! É de extrema valia, porém o custo é sempre um empecilho!
    Os gastos com adwords nem sempre são corretamente direcionados, e o site tem um grande aumento no bounce rate (taxa de rejeição).

  8. Olá Alexandre!
    O grande problema do adwords é não ser direcionado ao público específico. Já observei anúncios direcionados a controle de empreendimentos com sistema ERP dentro de sites de entretenimento/videogames. Desta forma fica extremamente inviável o investimento. A taxa de rejeição tem grande aumento, e os gastos seguem o mesmo patamar.
    Abraços

  9. Hugo Luis disse:

    Vagner, ótima atuação na explicação deste paradigma de SEO. 🙂

  10. ulisses disse:

    antes de ler este artigo, tinha eu em mente basicamente isso, pois se tratando de um site novo e não otimizado, resolvi por investir no adwords ( curto prazo) com a intenção de futuramente otimizar a estrutura do site, wagner valeu pelo artigo, parabens.

Deixe o seu comentário!