Dica SEO: Panela Velha é que faz Comida Boa !

Por Vinicius Paes - 8 set 2008

Quer começar um site e sair na frente ? Descubra a importância da idade do site para as search engines e as vantagens de se comprar e reativar dominios antigos.

Dica SEO! Panela velha é que faz comida boa...Um assunto sempre abordado nos fóruns de webmaster, é qual o papel de relevância da idade do seu domínio diante os principais mecanismos de busca.
Já navegaram na internet e ao abrir um site, se deparam com a própria definição de spam? Não existe sequer conteúdo! São usos massivos de keyword Stuffing, link farm, entre outras  ações de black HAT SEO. Desta maneira as principais Search Engines ficam receosas com domínios novos, deixam eles na sandbox (famosa caixa de areia), dão um tempo prévio para analisar a veracidade de conteúdo do site e constatar a qualidade do mesmo.

Desta maneira podemos afirmar! Os mecanismos de busca também acham que: “Panela velha, é que faz comida boa!” Há total relevância no tempo do seu site, com a segurança da boa qualidade que ele passa para os motores de busca, diretamente ligado ao SEO do mesmo.

Há também vários princípios já analisados:

  • Sites bem estabelecidos tem nomes de domínio mais antigos, seguindo pela lógica, um domínio antigo poderia significar que o site é bem estabelecido.
  • Os spammers registram os domínios em massa, e os deixam de lado rapidamente, desta forma os domínios novos tem mais chances de serem de procedência duvidosa.

No Google Patent referente a “aquisição de informação baseado em data histórica gera bastante relevância no fato do google realmente utilizar a idade de um domínio e as datas de renovação do mesmo:

“(… ) the date that a domain with which a document is registered may be used as an indication of the inception date of the document.

“ (…) Certain signals may be used to distinguish between illegitimate and legitimate domains. … Valuable (legitimate) domains are often paid for several years in advance, while doorway (illegitimate) domains rarely are used for more than a year.(…)”

A patente não dá certeza ao fato ( além da cópia original on-line não estar mais diponível ), mas devemos levar em conta um assunto importante: Não devemos super-estimar  apenas o fato da idade de um domínio, nem ter má interpretação sobre ele. O raciocínio é simples, apenas o tempo de registro, não pode falar sobre a qualidade do site, ou mesmo confiança do mesmo.

Fatos que levam a discórdia:

  • Fato 1: Os domínios podem ter sido registrado, mas podem nunca ter sido usados.
  • Fato 2: Domínios novos podem ser utilizados por empresas extremamente confiáveis e bem estabelecidas ( com redirecionamento 301)
  • Fato 3: Um domínio pode ter sido usado de forma não aprovada pelas guidelines por anos, e em seguida vendido. E agora abordado para um fim correto, sem alteração na data de registro. Da mesma forma que um domínio utilizado para um bom propósito, possa ser vendido e ter utilização com técnicas black Hat SEO.

É interessante adquirir um domínio antigo à venda?

Tempo do domínio: o custo benefício é válido?

Dados os fatores analisados, caso haja disponibilidade financeira, é interessante sim comprar um domínio com bom histórico, que esteja a venda. Lembrando que esta venda não é relacioanda a nenhuma prática que vá contra as guidelines das Search Engines, sendo válidas. Mas devemos considerar alguns fatores:

  1. O tempo de registro do mesmo é viável para compra?
  2. Já foi banido, ou está banido em algum mecanismo de busca?
  3. Tem cadastro no Diretório Dmoz.org, e no Archives.org?
  4. O conteúdo que era disponível, tem relevância com o conteúdo que deseja apresentar?

Tendo em vista as verificações anteriores, fica interessante fazer a compra do domínio, sem demais preocupações. Existe também algumas ferramentas on-line, que geram lista de domínios à venda. É possível efetuar a compra por categoria: pagerank, idade do registro…

Onde comprar domínios antigos à venda?

Os sites listados abaixo fornecem uma lista de domínios à venda, são os principais nesta categoria, e muito úteis no processo de compra:

Just Dropped:

Comece um site e saia na frente! Compre um domínio antigo no just dropped!

Expired Domains:

Não perca oportunidade! O usado vale mais que o novo!

Domains Bot:

Dica SEO: O velho é mais caro que o novo, e melhor!

Considerações finais:

Realmente a idade de registro do domínio tem grande relevância , assim como a idade dos backlinks. Domínios antigos carregam maior força, relativas aos seus dados do passado, principalmente a idade dos backlinks apontados. Sendo interessante à aquisição destes, quando tiverem boas características.

Espero que tenham gostado das dicas apresentadas , e que sejam úteis para o trabalho de Otimização de Sites ! Até o próximo artigo!

Sobre o Autor:
Autor
Mestre em Ciência e Tecnologia da Computação pela Universidade Federal de Itajubá, e fascinado pelo desenvolvimento em diversas tecnologias web. É possível encontrá-lo pelo Twitter, Facebook e Google+.

4 Comentários

  1. Marcelo Dias disse:

    Vagner, essas dicas são muito importantes para várias pessoas como eu que quero ter um site para a minha pequena empresa mas não tenho o dominio de ferramentas e/ou sites.

    O mundoSEO está de parabens com as matérias e dicas!!
    continuem assim

  2. Marcelo, fico muito satisfeito pela apreciação do nosso tabalho. Espero que continue com a gente acompanhando sempre as dicas que seguem. Um grande abraço!

  3. Paulo Lima disse:

    Ótimo artigo! Fácil e direto ao ponto. Continue sempre assim!

    Até breve

  4. Joao disse:

    Já usei o Domaisbot também e recomendo pela facilidade de uso.

Deixe o seu comentário!