Black Hat SEO: Teste Real

Por Vinicius Paes - 4 maio 2009

Com certeza você já deve ter ouvido que Black Hat SEO não dá resultado. Mas e na pratica ? Realmente é punido ou vale a pena ?? Confira o nosso teste de SEO e tire suas conclusões.

Teste Real de Black Hat SEO: Preparação

Black Hat SEO: Vale a pena fazer este tipo de "magica" ??

Nós da Mundo SEO sempre batemos na mesma tecla: não vale a pena fazer Black Hat SEO. Todos sabem que táticas assim podem até dar resultados durante um tempo ( as vezes até um tempo longo ), mas no longo prazo sempre acabam sendo descobertas, pela seguinte lógica: quando um webmaster ou profissional de SEO implementa uma tatica Black Hat, obviamente ele quer resultados rápidos e o site acaba crescendo em visitas, no entanto, quanto mais o site cresce, mas o Googlebot dá em destaque a este site, então quanto mais o webmaster aplica o Black Hat SEO, mais evidente fica o proprio Black Hat e mais chances ele tem de ser punido.

Baseado nesta teoria, em mais uma reportagem investigativa, nós da Mundo SEO resolvemos testar as seguintes questões: Black Hat realmente anda sendo punido pelo Google ?? Quanto tempo leva para a punição ser efetivada ?? Depois que um site é punido, ainda há esperança de recuperação ??

Para poder realizar este teste de SEO, separamos entre um dos sites da nossa rede própria de conteúdo ( lembrando mais um vez, que não realizamos experiencias em nossas consultorias ) um site de tamanho razoável e com PageRank razoavel para poder observar melhor os efeitos. O site escolhido para este teste possuia 300 visitas diárias aproximadamente e PageRank 3 ( com este pagerank já temos uma taxa de rastreamento do site suficiente ).

Para poder testar então a teoria e responder as perguntas acima, uma vez escolhido o site, aplicamos nele uma tatica leve de Black Hat SEO ( aplicar um Black Hat pesado poderia causar a exclusão definitiva do site ). Começamos a aplicar então o Black Hat no dia 3 de Abril. Como esperado ( e por ser uma tatica ilegal leve ) tivemos um pequeno crescimento do site, acima do crescimento que vinhamos tendo com o SEO tradicional. Em pouco mais de 15 dias de teste já passamos do patamar de 300 visitas para 400 com um pico de 443 visitantes no dia 17/04 ( ganho de 147% ).

Teste Real de Black Hat SEO: Ascensão e Queda

Coincidentemente ( ou não ) logo após o pico do dia 17, aparentemente o nosso Black Hat SEO foi descoberto este dia e começamos a ter uma queda significativa. Realmente, não foi coincidencia, testamos as principais KWs deste site no Google e elas realmente desapareceram da Search Engine, provavelmente durante este período as visitas devem ter vindo de trafego direto ou então sites de referência ( links externos ).

Assim que confirmamos a tendencia de queda, logo já retiramos do ar o Black Hat SEO. Ainda assim, mesmo sem o Black Hat, o site ainda andou caindo por mais alguns dias até atingir um patamar inferior 130 visitas. O site ainda permaneceu neste patamar por mais alguns dias até ser novamente indexado e o Google verificar que a otimização ilegal não estava mais presente.

Teste Real de Black Hat SEO: Recuperação

Logo após a queda e a retirada do Black Hat, para nossa surpresa, em pouquissimo tempo logo o site se recuperou. Nesta nova fase que identificamos como recuparação, o site em alguns dias atingiu o patamar anterior e logo após, voltou novamente a crescer ( quando o site estava no patamar inferior de 130 visitas, voltamos a realizar o trabalho regular de SEO e Web Marketing ). Confira abaixo o gráfico do Google Analytics e entenda melhor a separação entre as fases que aconteceram no nosso teste:

Black Hat SEO: Fases pelas quais passou o nosso teste

Conclusão do Teste

Como conclusão do teste, mais uma vez, provamos que a teoria funciona na pratica: realmente os Black Hats, assim que são detectados pelo Google são realmente punidos, a punição é efetivada de imediato e há sim a possibilidade de recuperação assim que o Black Hat SEO é removido. Outra comprovação foi que realmente não compensa realizar taticas ilegais, além do fato de mais ou menos dia, ela acabar sendo detectada, ainda há um grande risco do site ser punido em definitivo.

Sobre o Autor:
Autor
Mestre em Ciência e Tecnologia da Computação pela Universidade Federal de Itajubá, e fascinado pelo desenvolvimento em diversas tecnologias web. É possível encontrá-lo pelo Twitter, Facebook e Google+.

10 Comentários

  1. Jairo disse:

    Estou começando a utilizar técnicas e ferramentas seo, obrigado pelo artigo que serve de alerta para iniciantes.

  2. Andréia Lino disse:

    Acabei de conhecer o blog, e adorei, sou viciada em SEO e desde que começei a aplicar no meu blog (SEO) não o Black Hat, vejo resultados gigantescos. Enfim… Não faço nada para tentar tirar vantagem do google e mantenho sempre meu blog no topo das pesquisas.
    Feed assinado e twitter seguido, sucesso

  3. Boa!
    Ótimo artigo.
    Vagner, você pode mencionar que técnica de black hat foi utilizada?

  4. Olá Andréia

    Legal que você está gostando do nosso trabalho. E você está certa viu !! Usar Black Hat SEO é igual a qualquer tipo de manha ou truque, dá certo por um tempo, mas no longo prazo fica insustentável para manter.
    Nada melhor do que um trabalho sério e persistente para vencer !!

  5. Boa Joaquim !!
    A gente já esperava que mais cedo ou mais tarde alguém iria perguntar. Não vamos revelar o Black Hat SEO utilizado por dois motivos:
    – primeiro, por que não queremos estimular o uso desta técnica que prejudica todo o mercado de SEO
    – segundo, por que foi apenas um teste, nosso objetivo não era mesmo divulgar o Black Hat SEO mesmo e sim o oposto, provar que as boas técnias valem mais pena

  6. Siriguela disse:

    Google tem que tomar cuidado, pois se a recuperacao foi tao rapida. Os usuarios que vem pelo blackhat e gostam acabam ficando e o site/blog ganha “fãs” depois é so esperar o google retirar a punicao.

    Mas sei lá acho que ainda nao vale a pena.

  7. Olá Siriguela!
    Com certeza o black hat seo não vale a pena de forma alguma. Mesmo que adquira alguns fãs, estes também serão momentâneos assim como o sucesso repentino. Os riscos são altíssimo, podendo ter sua index deletada do banco de dados. Tal punição máxima é demasiadamente complicada para reverter, sendo mais viável o registro de outro domínio.
    Abraços

  8. André disse:

    Me sinto muito mal em adimitir isso mas já usei técnicas Black Hat (a muito tempo, nem sabia o que é isso)…

    Ai (obviamente) meus sites nunca apareciam bem nas buscas e eu ficava me perguntando porque….

    Agora estou sem nenhum blog no ar, tenho o domínio mas estou lendo e pesquisando muito antes de recomeçar para não cometer estes erros outra vez.

  9. joao bobo disse:

    Muito interessante a experiencia de vocês,
    a prática comprovando a teoria…

  10. Alan Alves disse:

    Olá, entendo que seja um truque suicida. Mas, e sé você fizer isto para um domínio adicional que redirecione para seu site principal.

    O aumento de trafego no site principal será visível e o Google irá detectar a estratégia?

    Alguém já fez isso antes ou pode me explicar se é possível fazer?

    Abraço!

Deixe o seu comentário!