E o meu Site ?? Cadê meus Sitelinks ??

Por Vinicius Paes - 3 mar 2009

Os sitelinks são um presente dado pelo Google aos sites mais relevantes para que eles se destaquem ainda mais. Descubra os requisitos mínimo e ganhe os seus.

Sitelinks: parabéns !! seu site é relevante !!

Sitelinks: Presentes do Google para o seu Site

Os sitelinks são aqueles links extras que aparecem para o primeiro site da primeira página do Google e que aumentam ( ainda mais ) o destaque do mesmo. São como se fossem um presente dado pelo Google, reconhecendo que o trabalho de otimização de sites está sendo bem feito e que o site está sendo bem administrado. Não é para qualquer um… Essa é uma das teorias ( a mais aceita ) mas o Google oficialmente nunca disse para que os sitelinks servem. Outra coisa que o Google não revela é o momento que eles são gerados e quais requisitos são necessários para eles aparecerem. É ai que entra a nossa equipe, nós vasculhamos os nossos projetos e procuramos identificar os sites que tem sitelinks e o que eles tem a mais que os outros…

Pré Requisitos para a Geração dos Sitelinks

Logo de cara, na nossa investigação, notamos algumas características marcantes que estão presentes em todos os sites que tem sitelinks administrados pela nossa equipe:

PageRank: o medidor de relevância, também influencia os sitelinks

  • Fator Pagerank: Em todos os sites administrados pela MundoSEO e que foram gerados sitelinks, o PageRank era sempre maior que 4. Um site com PageRank 4 indica basicamente que já não se trata de um site pequeno, para atingir o PR = 4 é necessário um tempo mínimo no ar e também uma boa e constante quantidade diária de visitantes. Possivelmente o PageRank é usado pelo Google para determinar se o site tem uma relevância mínima ( teste o PageRank do seu site no nosso Medidor de Pagerank ).
  • Fator Visitantes: No entanto, só ter o PageRank 4 não é o suficiente, é necessário também ter um número mínimo de visitas. Alguns sites com PR = 4 não tinham sitelinks, enquanto outros tinham, examinando o Google Analytics, a diferença encontrada foi o número de visitantes. Todos os sites que tinham uma média diária de visitas igual ou superior a 500 receberam sitelinks.
  • Fator Tamanho: Mas para nossa surpresa, indo ainda mais fundo em nossa pesquisa, notamos que nem todos os sites com mais de 500 visitantes/dia e PageRank 4 tinham sitelinks. Havia mais um fator, pesquisando e filtrando enfim descobrimos, também é necessário um tamanho mínimo !! Nenhum site ou blog com menos de 100 paginas tinha sitelinks.

Resumindo: para que sejam gerados sitelinks para o seu site você tem que perseguir as seguintes metas de Otimização de Sites:

  1. Elevar o seu PageRank para pelo menos 4
  2. Aumentar o Número de Visitantes por dia para no Mínimo 500
  3. Produzir conteúdo suficiente para seu site atingir 100 páginas

Geração de Sitelinks: Conclusão

Basicamente os 3 fatores citados acima podem ser resumidos em uma única palavra: relevância. O Google só gera sitelinks para sites comprovadamente relevantes, sites que geram conteúdo original e sites que conquistam visitantes por serem interessantes. E não adianta usar Black Hat, mesmo que você force algum aspecto, produzindo 100 paginas de Spam por exemplo, o aspecto dos visitantes e principalmente o pré-requisito do PageRank é muito complicado de ser forjado ( exatamente por isso que existem vários fatores, para dificultar as fraudes ). Invista no seu site, faça ele crescer, mas produza conteúdo de qualidade, só tempo e investimento produzem um site campeão de audiência e visitação.

Sobre o Autor:
Autor
Mestre em Ciência e Tecnologia da Computação pela Universidade Federal de Itajubá, e fascinado pelo desenvolvimento em diversas tecnologias web. É possível encontrá-lo pelo Twitter, Facebook e Google+.

15 Comentários

  1. Kleber disse:

    Meu site tem PR3, meta-tags unicas pra todas as paginas e um SEO beirando o tenebroso mas tem os sitelinks hehe…

  2. Valden Flavio disse:

    Imagina Kleber, não desmereça seu site, ele é muito bom !!!

    Eu entrei no seu site, o SEO dele tá acima da média e tem uma quantidade enorme de conteúdo relevante, relativo ao Final Fantasy e também tem um PR=3. Esse artigo é relativo a uma investigação que fizemos, pode ser sim, que site com PageRank 3 possam ter sitelinks, aliás essa sua informação, vem para complementar o artigo.

  3. Eu já tive Pagerank 6 no início do ano passado, hoje chega a ser 2, mas as visitas são 25x maiores agora. Continuo com sitelinks normal. Meu pagerank caiu, acredito, pois comecei a explorar demais o quesito paraquedismo e parei de procurar parcerias e postar em quantidade/qualidade. Estou correto?

  4. Valden Flavio disse:

    Olá Leonardo
    Realmente, uma vez que os sitelinks são ganhos, é muito dificil perde-los ( mesmo com o PageRank caindo ). Na verdade, provavelmente você só deve perde-los caso além de perder PageRank, também perca visitação e corte o tamanho do seu site ( caso pouco provável 😛 ). O fato de você perder o PageRank deve ter sido compensado pelo aumento das suas visitas.

  5. Michael Serra disse:

    Hum. Descobri recentemente que meu page rank é 4, minhas visitas estão na média dita no artigo, e ja tem mais de 500 páginas de conteúdo.

    Pena que ainda não tenho sitelinks hehe.

    Mas para alguém que praticamente nunca procurou fazer parcerias, digo, nunca tomei iniciativa. Tá blz… espero chegar lá hehe.

  6. Rafael disse:

    Valden, assim como o Kleber, tenho pagerank 3 e já aparecem sitelinks. O meu site tinha apenas 41 dias de vida quando houve a atualização do pagerank no reveillon. Mas na segunda atualização (abril) nada mudou. A minha principal dúvida em relação aos sitelinks é como são “escolhidos”, pois no meu caso eles são completamente irrelevantes em relação ao conteúdo.

    abraço t+

  7. Gustavo disse:

    Fator Pagerank não é importante. O que conta é apenas número de visitas. Temos diversos clientes com PR 2 que tem sitelink…. abraços.

  8. Gustavo disse:

    Acabei de revisar um de nossos clientes e eles não tem 100 páginas também, apesar de ter sitelink.

    A idéia do site ser grande para ter sitelink é legal, mas na prática não é fundamental.

  9. Saudações.

    Tenho vários clientes com PR 3 e até PR2 com Sitelink.
    Tenho alguns clientes tb que não alcançam nem 30 páginas internas e que também possuem sitelink.

    Enfim… As regras para sitelink ainda são desconhecidas. Temos que contar com a “sorte”.

    Abraço!

    Guilherme Dorta

  10. Valden Flavio disse:

    Olá Michael Serra!
    Com certeza está ótimo os resultados de seu site, assim como a relevância de seu Page Rank. Sugiro que acompanhe o blog com as dicas de Otimização de Sites e SEO para aumentar ainda mais a visibilidade do mesmo!
    Abraços

  11. Valden Flavio disse:

    Olá Rafael!
    De forma geral, os sitelinks são oriundos das barras de navegação de seu site. Como e exemplo o menu de seu site.
    É possível fazer a exclusão de determinado link no google webmaster tools.
    Grande abraço e continue com a gente no blog com artigos ferscos sobre Otimização de Sites e SEO!

  12. Valden Flavio disse:

    Olá Gustavo!
    É interessane que os sitelinks também tem maior relevância quando o foco da marca de seu domínio é forte. Caso digite a marca de seu site, e o mesmo é de suma relevância em primeira posição geral, as chances de ser premiado com os sitelinks é considerável!
    Abraços!

  13. Valden Flavio disse:

    Olá Guilherme Dorta!
    Com certeza as variáveis para obtenção dos sitelinks são diversas! Acho que o ponto primordial é qual desses pontos tem o maior peso!
    Abraços!

  14. Olá!

    Estou tambem a procura de algo sobre os tais sitelinks, ao verificar a primeiro Fator Pagerank descobri, que não está correto baseado em um site que possui 8 sitelinks e Pagerank 0 (www.santiago.rs.gov.br), mas se encaixa no fator tamanho de conteúdo pois tem várias páginas de conteúdo através de url amigáveis.
    Conheço outro site (www.guiabento.com.br) que possui vários sitelinks, e outra vez nos da uma forte afirmação que o tamanho do conteúdo é um forte aliado para ter sitelinks, esse último não pussui url amigáveis mas sim um vasto contéudo.
    Portanto fica a pergunta, url amigáveis em um site é a melhor forma se se chagar a sitelinks, para sites não tenham um grande conteúdo?

Deixe o seu comentário!