Conceitos básicos sobre Geo-targetting

Por Vinicius Paes - 22 jul 2008

Geo Targetting é uma técnica bem interessante para direcionar o seu público de diferentes regiões para produtos/serviços relavantes ao mesmo. Entenda o conceito no nosso tutorial.

Geo-Targeting

Técnica similar a Cloaking Page ( como vimos no tópico de black hat SEO ), porém é uma técnica mais usada para o White Hat, pois seu objetivo é exibir diferentes páginas dependendo de onde o usuário acessa. Em outras palavras, ela verifica em qual país/região geográfica que o visitante se encontra, e exibe conteúdo relavante ao mesmo. É muito usada para sites globais, que disponibilizam vários idiomas de acesso de seu conteúdo.

Quais as desvantagens de usar Geo-targetting?

Quando você utiliza Geo Targetting e aparece em outro país ( um site americano que exibe um conteúdo específico se você for brasileiro por exemplo ) as search engines não vão te classificar bem pois elas utilizam um mecanismo chamado IP Delivery que identifica a origem do seu site, e sites de um determinado país sempre recebem menos pontos quando são indexados em paises sem ser o seu país de origem. Desta forma, para otimização de sites que utilizam geo-targetting há algumas implicações, e o trabalho de SEO sofre algumas restrições por causa do IP Delivery.

Quais os benefícios do Geo-targetting?

Pensamos nas possibilidades da utilização da mesma, é possível focar em um público alvo específico. Em termos mundiais, podemos separar os IP´s por países, e mostrar conteúdo voltado em seu próprio idioma, com preços na moeda local. Há também grande vantagem nos países em que os IP´s são separados por estados e cidades, possibilitando diferenciação de produtos/serviços de forma local.

Na visão do empreendedor, seria possível focar em um nicho de mercado, oferecer pacotes de serviços mais completos em regiões de renda per capita maior, e pacotes personalizados em outras áreas, otimizando os lucros através da diferenciação.

Exemplo de Aplicação de Geo-Targetting:

Temos como exemplo o serviço de banda larga, na qual o preço da prestação de serviço varia para cada estado, assim como a velocidade de conexão.Geo-targetting

Temos um exemplo simples, porém a empresa deixa os preços visíveis, podendo o usuário visualizá-los com apenas um clique. Assim o consumidor fica em vantagem, podendo negociar, ao ver preços referentes a outros estados, e tentar obter alguns descontos. geo-target

Isso poderia ser melhor organizado, e evitado com um o uso do geo-targetting. Mas sabemos que não seria viável pois o Brasil não apresenta uma organização exata de IP´s por região.

Sobre o Autor:
Autor
Mestre em Ciência e Tecnologia da Computação pela Universidade Federal de Itajubá, e fascinado pelo desenvolvimento em diversas tecnologias web. É possível encontrá-lo pelo Twitter, Facebook e Google+.

1 Comentário

  1. Roberto disse:

    Boa Vinicius, essa tecnica ainda é muito utilizada principalmente em sites de operadoras de telefonia.

Deixe o seu comentário!