SEO no Firefox 3 Parte 2

Por Vinicius Paes - 7 ago 2008

Também está ciente dos poderosos plugins do firefox? Mas é difícil ficar sempre em dia com os melhores não é? Vamos apersentar neste post ferramentas indispensáveis, principalmente para quem quer estar na frente na área de SEO.

Continuando  o post sobre SEO no Firefox, vou abordar neste post e provavelmente nos seguintes, plugins muito úteis para o Firefox.

IE Tab – Internet Explorer no Firefox

É muito ruim quando vou entrar em uma página web, e a mesma não é otimizada para todos os browsers, sendo feita para funcionar apenas no Internet Explorer. Geralmente isso ocorre em páginas de cadastro, onde alguns campos somem para o usuário, e consta erro que alguns campos estão incompletos. Quando abrimos o IE, deparamos com a surpreza, aparecem novos campos. Temos então este plugin IE Tab que permite a abertura do Internet explorer dentro do Firefox, evitando o incoveninente de abrir outro browser em paralelo. No ponto de vista do desenvolvedor, é útil também a hora dos testes, pois testa em ambos os browsers de maneira mais rápida, facilitando também o a otimização de sites. Outra vantagem é poder abrir 2 contas de email (exemplo gmail) dentro do firefox, sem qua haja conflito. Funcionam perfeitamente em logins distintos dentro da mesma instância do Firefox.

Internet Explorer TAB - plugin firefox

Search Status

Este plugin é muito poderoso, é um conjunto de ferramentas de SEO que acho indispensável. Fica anexado a sua status bar do Firefox. O interessante que pode configurá-lo e já deixar em foco o Google Page Rank, rank do Alexa, e do compete.com. Assim ao entrar no web site, automaticamente esse plugin já mostra na status bar o ranking da página nos diversos mecanismos. Há facilidades também na verificação de vários dados: realçar os links com nofollow ( Highlight Nofollow Links), exibir as Meta Tags, exibir dentro do Archive.org, verificar dono do domínio ( show Whois ), exibir o robots.txt da página, relatar a densidade de keywords, realçar as keywords, mostrar as páginas indexadas nos diversos motores de busca ( Search Engines ), e mostrar os backward links.

search status plugin para mozilla firefox

CollorZilla 2.0

Uma ferramenta mais voltada para o desenvolvedor de web site. Porém, você nunca ficou na dúvida de uma determinada cor utilizada em um site,e revirou seu código fonte (source code), ou usou outra ferramenta para descobrir qual era? Então, o collorzilla, assim como o search status, fica anexado a sua status bar, e com apenas um clique, você pode ativá-lo e descobrir o valor da cor que se encontra na página visitada.

colorzilla plugin do firefox

Foxmarks Bookmark Synchronizer

O Foxmarks é uma ferramenta muito útil para aqueles que usam o Firefox em computadores diferentes em lugares disintos. É possível ter acesso ao seu banco de dados dos favoritos de qualquer lugar, apenas utilizando este plugin. Ele atualiza o status de seu banco de dados toda vez que faz loggin, e sempe adiciona os novos links, mantendo você sempre conectado aos seus favoritos. Particularmente acho útil no aspecto de SEO, pois sempre mantenho meus sites de leitura diária sobre SEO nos favoritos (e não são poucos) dessa maneira mesmo que viaje, nunca fico desatualizado por não lembrar uma url ( o que acontece muito, pois geralmente só lembro das titles das mesmas).

foxmarks plugin firefox - mantenha favoritos ao alcance

LinkChecker

Este plugin do Firefox também é essencial na análise de SEO. Pois auxilia na verificação dos status dos links, onde é diferenciado por cores. A usabilidade é muito boa, pois é intuitivo as cores utilizadas dando relevância ao status dos links. Os links marcados pela cor verde, são links ativos e funcionais, já os vermelhos, são os links “quebrados”, também são marcados os links redirecionados na cor amarela e os links não analisados ficam na cor cinza.

Linkchecker plugin firefox SEO

Sobre o Autor:
Autor
Mestre em Ciência e Tecnologia da Computação pela Universidade Federal de Itajubá, e fascinado pelo desenvolvimento em diversas tecnologias web. É possível encontrá-lo pelo Twitter, Facebook e Google+.

2 Comentários

  1. danielly disse:

    duvida sobre ferramenta pra desenvolvedor firefox
    cliquei no css e feed pensando que viria 1 menu de opcoes antes da mudanca errei e logo de cara nao conseguii 1 conexao atualizada da web radio pra real player por isso peco 1 dica de como muda ou desfazer o comando na ferramemta pra desensevolvedores web a alteracao eh pra toda pagina de web radio? peco qualquer reotorno

  2. Olá Danielly!
    Não ficou claro sua dúvida! Pelo que entendi, efetuou por descuido uma solictação de assinatura do rss feed de um blog, mas quando percebeu era outra opção para atualização de seu player? Basta desinstalar tais opções, e tudo voltará a normalidade!

Deixe o seu comentário!