SEO no Firefox 3 Parte 1

Por Vinicius Paes - 25 jul 2008

Criar perfis de usuário diferentes é uma das muitas novidades do Firefox 3. Descubra no nosso tutorial como criar perfis no Firefox 3 e como usa-los para ajudar no SEO.

Apesar de já ter usado vários navegadores, sempre tive maior afinidade com o firefox, com inovações que geram facilidade ao usuário. E por nunca ter visto outro broswer com tantas possibilidades de ferramentas a serem integradas.

Uma das novas ferramentas que ele integrou agora é a possibilidade de usar vários profiles, cada um podendo ser customizado para determinadas funções, e esta ferramenta é nativa do mesmo, porém pouco utilizada e explorada. Junto com a nova geração de browsers que geram abas internas para melhor organização somado com os vários perfis que o firefox permite criar, temos uma poderosa ferramenta para internet, e particularmente neste post vamos focar na área de SEO.

Como criar vários profiles no Firefox 3?

Recomendo copiar esses passos em algum lugar temporário no computador, como um arquivo de texto, pois será necessário fechar o firefox para poder configurar os perfis. Segue os passos:

1. Feche o FireFox.

2. Abra a linha de comando (prompt), ou mesmo o Executar do windows: digite: “ firefox.exe –ProfileManager “. E clique em “OK” se utilizar o executar, ou tecle enter se estiver na linha de comando.

Tutorial Firefox SEO executar gerenciador de perfis, profile manager 3.

3. Clique no botão “Novo Perfil” no gerenciador de perfis (Profile Manager), digite o nome desejado para o seu perfil, e em seguida clique em “Iniciar Firefox”.

Tutorial firefox SEO, gerenciador de perfis, profile manager

Tutorial firefox SEO, gerenciador de perfis, assistente de novo perfil

Tutorial Firefox SEO, perfil criado

4. Caso deseje criar mais perfis, repita os passos anteriores quantas vezes desejar.

Há um pequeno problema para trocar os perfis de uso do firefox, pois é necessário repetir os passos 1-2, e escolher o profile a ser utilizado. Porém, há disponivel um addon que faz todo esse processo com apenas 2 cliques. Podendo alternar em diferentes profiles com muita facilidade, otimizando o tempo do usuário e o poder nativo do firefox.

Tutorial Firefox SEO, profile switcher addon

Como instalar o addon de “profile switcher” no Firefox 3?

Basta ir na página de addon do firefox, ou seguir direto para o link do site do desenvolvedor:
addon:ProfileSwitcher

Como este processo pode ser vantajoso com o SEO?

As vantagens são visíveis logo que você começa a usar as ferramentas em conjunto, é possível definir um perfil para cada atividade que exerça, até mesmo um perfil cobaia, para realizar testes. Lembramos que cada perfil é independente, tendo seus próprios cookies, sendo assim ainda é possível abrir várias conras de email distintas em vários profiles, alternando entre elas com apenas alguns cliques. Evitando ter que abrir outros browser para estes fins.

Continuando com as dicas de SEO para o firefox, aguarde no próximo post alguns addons muito úteis, para facilitar a sua vida, e auxiliá-lo ainda mais para otimização de sites! Não esqueça de assinar o nosso feed!

Até a próxima!

Sobre o Autor:
Autor
Mestre em Ciência e Tecnologia da Computação pela Universidade Federal de Itajubá, e fascinado pelo desenvolvimento em diversas tecnologias web. É possível encontrá-lo pelo Twitter, Facebook e Google+.

5 Comentários

  1. Marcos Elias disse:

    Parece interessante, ainda nunca usei na prática os vários perfis do Firefox.

    Aguardo os próximos artigos!

  2. Olá Marcos Elias, fica ainda mais interessante ao integrar os demais addons. São tantas ferramentas úteis, mas talvez pelo volume disponível algumas passam despercebidas. Aguarde o próximo post!

  3. ana disse:

    Fico no aguardo do proximo post sobre os addons do firefox!

  4. Antonio disse:

    Raposa pra ser boa tem que ser honesta

  5. Rodrigo Laje disse:

    Instalei o profile switcher, realmente facilita para mim (que ainda não me situei no SEO) utilizar minhas 2 contas do gmail, sem ter que abrir o IE7 em paralelo. Estou contando os posts para saber das addonS!

Deixe o seu comentário!