Otimização de sites e a relação entre as search engines

SEO

O mercado das search engines e a otimização de sites

Mercado das Search Engines: Rodando em Torno do Google

O Google é tido como a maior e melhor search engine atualmente, sendo considerado por isso como uma referência. Todas as outras search engines estão sempre correndo atrás das novidades do Google, ele também sendo o principal (e as vezes único) foco dos profissionais de SEO. E eles não estão errados. O Google atualmente (2009) abocanha aproximadamente 70% do mercado de search engines do mundo e no Brasil essa porcentagem é ainda maior! Chegando a 80%. Aliás, o Brasil é considerado o “Paraíso do Google” aqui é o pais onde o Orkut e Gmail tem a maior porcentagem de usuários nos seus respectivos mercados (redes sociais e e-mail), por esses e outros motivos, o SEO no Brasil é quase todo focado no Google.

Mas e os outros 20-30% das buscas realizadas? Não dá para jogar fora não é mesmo! Muita gente não sabe, mas há um dado interessante sobre as Search Engines no mundo: elas estão relacionadas!

Relação entre as search engines

Alguns profissionais da área de Web Marketing/SEO ou mesmo webdesign, já devem ter notado este fato: realizando uma busca em diferentes search engines muitas vezes temos resultados semelhantes e em casos extremos até resultados iguais. Mas porque isso acontece? É porque elas estão relacionadas. Muitas search engines menores, não tem capacidade técnica/computacional para desenvolver e manter seus próprios sistemas de crawlers (como o Googlebot) e então aproveitam os resultados de outros sistemas grandes tais como o Google e Yahoo. Algumas também são conhecidas como meta-buscadores, ou buscador baseado em buscadores.

Relação Entre as Principais Search Engines

Aliás hoje em dia entre as principais Search Engines do mercado, Google e Yahoo podem ser considerados as maiores influências. O Yahoo no caso, teve a sua importância reduzida, principalmente do ano 2000 em diante, mas já chegou a ser a maior search engine do mundo.

Na figura acima também podemos notar um fato interessante, a enorme influência que o diretório Dmoz tem sobre a internet. Ele é tido como base de praticamente todas as search engines (fornece a seed inicial do crawler), do Cuil ao Google. O Dmoz ocupa essa posição primeiramente devido a sua importância histórica (um dos primeiros diretórios de sucesso do mundo), devido a sua seriedade e principalmente devido ao fato de ser human-powered, ou seja, todos os sites enviados para o Dmoz são examinados por pessoas mesmo, sendo aprovados ou reprovados segundo o bom senso das mesmas e também segundo critérios técnicos.