Novas Adequações para Otimização de Sites: A União das Search Engines

Por Vinicius Paes - 13 fev 2009

As 3 maiores search engines ( Google, Yahoo! e MSN ) se uniram para criar uma nova tag: entenda como usar essa novidade.

União das Search enginesGoogle, Yahoo! e MSN, as três maiores Search Engines do mercado entram em acordo para definir uma internet mais séria, dando um passo a frente contra conteúdos duplicados. O Resultado dsta união, é a criação de uma nova tag para código HTML: <link>

Esta nova tag define um relacionamento entre um documento e um item externo que resulta em um caminho ou URL canônica que irá abrangir todos os subdomínios e variações do endereço web. Com esta nova tag, haverá um interação com os crawler das principais Search Engines, dizendo qual URL canônica será usada para receber os resultados de pesquisa.

Com a implementação desta nova tag, o caminho canônico padrão utilizado no web site será definido e entendido quando for requerido pelas search engines, não importanto a sessão utilizada, parâmetro de utilização, ou a ordem.

Para que os webmasters possam aderir a esta nova tecnologia, basta inserirem o link tag dentro das tag´s <head> e </head> de sua página web.

Exemplo de Utilização de nova Tag <link> :

<link rel=”canonical” href=”http://www.meusite.com.br/downloads” />

Com a implementação desta nova tecnologia que também é um grande passo para o SEO e Otimização de Sites, além de aumentar a seriedade na web. Assim, os crawlers não darão relevância as variações de URL da forma Canônica:
http://www.meusite.com.br/downloads?trackingid=wallpapers

http:// www.meusite.com.br /downloads?sessionid=stuffs

http:// www.meusite.com.br /downloads?printable=yes&trackingid=RSS
Os principais blogs das principais Search Engines fizeram algumas considerações auxiliares e detalhes técnicos considerando a utilização desta nova tag em seu web site.

Sobre o Autor:
Autor
Mestre em Ciência e Tecnologia da Computação pela Universidade Federal de Itajubá, e fascinado pelo desenvolvimento em diversas tecnologias web. É possível encontrá-lo pelo Twitter, Facebook e Google+.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!