Cuil: Será que ele é páreo para o Google ?

Por Vinicius Paes - 29 jul 2008

O Cuil ( pronuncia-se “cool” ) é uma nova search engine lançada recentemente que foi construida por ex-funcionarios do Google. Que novidades ele nos trás ? Quais são os seus pontos fracos ? Quais são os seus pontos fortes ?

Cuil, uma Nova Search Engine

O Cuil ( pronuncia-se “cool” que em inglês significa “legal” ) é uma nova search engine lançada recentemente que foi construida por ex-funcionarios do Google. Os lideres do projeto Russel Power, Anna Patterson e Tom Costello, ambos ex-funcionarios do todo poderoso Google, afirmaram que projetaram e desenvolveram o Cuil para justamente ser forte nos pontos em que o Google é fraco.

Tela Inicial do Cuil

“O objetivo do Cuil é resolver dois grande problemas dos buscadores atuais da internet: como indexar toda a rede e não somente parte dela e também como analisar corretamente estas páginas e ver quais resultados realmente são relevantes.” – Anna Patterson

Enquanto estava no Google Anna desenvolveu o sistema TeraGoogle um sistema que aumentava a eficiencia do Googlebot e Russel se dedicava ao desenvolvimento de sistemas anti-spam e também de classificação de conteúdo. Tom inicialmente também trabalhou na parte técnica mas depois se voltou mais a parte administrativa, sendo ele inclusive o CEO ( Executivo principal ) atual do Cuil. Também participam como gerentes do projeto Louis Monier, vice-presidente de produtos, Vince Sollito, vice-presidente de Comunicações, Pete Szymanski, conselheiro geral e Bruce Baumgart como vice-presidente de operações.

Primeiras Impressões do Cuil

A primeira coisa que chama a atenção no Cuil são as suas cores. Elas fogem do tradicional branco + cores claras das demais search engines tradicionais, com as quais os profissionais de otimização de sites estão acostumados a trabalhar, talvez esse seja o objetivo mesmo, dar uma impressão de ser algo inovador. A tela inicial do Cuil em termos de usabilidade é bem parecida com a do Google contendo basicamente o logotipo da empresa, uma caixa de texto para se escrever as palavras a serem pesquisadas, um botão “search” e alguns links abaixo da caixa de texto. Mas as semelhanças param por ai…

O Cuil exibindo os resultados da nossa pesquisa

Caixa lateral do Cuil com algumas Keywords e sugestões de pesquisa

Apertando enter ou então clicando em “search” somos então apresentados a tela principal do Cuil, ele é bem diferente do Google e dos demais buscadores porque ao invés de apresentar os resultado em uma lista em que o primeiro é mais relevante, ele apresenta os resultados em colunas. Outra característica interessante é que ao invés de apresentar a meta description tag abaixo do link clicavel, o Cuil apresenta um pequeno trecho do texto interno do site, colocando inclusive uma miniatura da primeira figura que aparece nesse texto.

A cada pesquisa também aparece uma pequena caixa na lateral direta na ultima coluna onde o Cuil apresenta algumas keywords complementares as palavras chave pesquisadas e que podem eventualmente interessar o usuário.

A Inteligencia Artificial do Cuil

Uma das coisa interessante que notamos no Cuil foi o fato de ele ter uma certa inteligencia artificial inédita nos buscadores. Quando pesquisamos a keyword “Ferrari” em nossos testes a primeira vez nos foram apresentados alguns resultados, que incluiam varios assuntos tais como formula 1 e os carros da Ferrari. Durante o teste clicamos em um dos sites que tinha um vídeo de uma Ferrari fazendo uma exibição. Para nossa surpresa e espanto na proxima vez que pesquisamos sobre “Ferrari” nos foram apresentados outros resultados e nesses resultados os sites apresentados eram mais focados nos carros da Ferrari do que na escuderia de Formula 1. Além do fato de aparecerem na parte superior do site algumas sugestões de busca também relacionadas aos carros.

O que nos levou a concluir que o Cuil vai aprendendo com quem busca nele e vai tentando apresentar resultados cada vez mais relevantes e interessantes para cada tipo diferente de usuário.

Conclusões sobre o Cuil

O Cuil tem uma proposta nova, novo visual e novas funcionalidades. Mas ainda falta um longo caminho para ele competir de igual para igual com o Google por exemplo, algumas caracterísiticas como a busca em “paginas do brasil” ( ou páginas do país em que o usuário se encontra ) e ferramentas tais como o Google Analytics ainda não tem versões equivalentes no Cuil. Vamos ver que novas surpresas a equipe do Cuil nos vai fazer !

Sobre o Autor:
Autor
Mestre em Ciência e Tecnologia da Computação pela Universidade Federal de Itajubá, e fascinado pelo desenvolvimento em diversas tecnologias web. É possível encontrá-lo pelo Twitter, Facebook e Google+.

13 Comentários

  1. nenhum disse:

    Esse CUIL é uma porcaria.

    Desculpe, mas não existe palavra melhor.

  2. Ana Elisa disse:

    Realmente para pesquisas de páginas do brasil é muito ruim, espero que haja uma melhora nesta parte.

  3. Lucas Souza disse:

    É Ana Elisa, eles ainda não implementaram a busca por país só na internet inteira, essa é uma das coisas que mais fez falta no Cuil na nossa opinião também.

  4. EuMesmo disse:

    parei nessa parte:
    ‘A Inteligencia Artificial do Cuil’

    O Yahoo ja faz isso a meses. Pena que todo mundo está ocupado demais falando sobre a venda do yahoo para testar seus produtos.

  5. Achei muito interessante o resultado em coluna. Atenciosamente: Desentupidora Esgotecnica.

  6. Sim, o yahoo acaba se destacando em relação ao “Cuil”. Porém, de qualquer maneira foi uma boa matéria.

    Hidrocil Central de Serviços – Desentupidora.

  7. A palavra chave mais cara do Cuil será: DESENTUPIDORA?

  8. Acredito que não será tão requisitado como no google.

  9. Lucas Souza disse:

    Olá Desentupidoras!
    Com certeza não se compara as demais Search Engines, porém é sempre bom ter um mercado aquecido com concorrentes, desta forma os clientes sempre ganham.

  10. Bom dia!
    Acabo de ler seu artigo, e já faz algum tempo.
    Fico imaginando o Cuil, que apesar de receber um aporte financeiro, não conseguiu ser o sucesso almejado.
    Ainda tem força, mas não vi um movimento de aquisição pela concorrência.
    O futuro parece incerto, mas estranho estarem paradas as notícias sobre o Cuil.
    * Gostei de seu site, há bastante artigos interessantes.

    Um abraço

  11. Parabéns, artigo muito bom…… Mas falta muito para o Cuil ser funcional para nós, principalmente no ramo Desentupimento……
    Abs

  12. Acho que seria interessante se houvesse uma concorrência para o Google, até por que, quem sairia beneficiado seriamos nós internautas.

Deixe o seu comentário!