Cuil: Nós Testamos !

Por Vinicius Paes - 30 jul 2008

Desde o lançamento do Cuil no inicio da semana a equipe MundoSEO tem feito varios testes com ele. Confira os bugs e resultados mais inusitados.

A equipe MundoSEO fez diversos testes no Cuil desde o seu lançamento no inicio da semana e descobriu algumas coisas interessantes. Apesar do Cuil ainda não ter todas as funcionalidades e ferramentas que as grandes search engines trazem, ele trás algumas novidades, funcionalidades e bugs que merecem destaque. Veja abaixo alguns testes que fizemos e os resultados:

Propagandas no Cuil ?

Embora oficialmente nada tenha sido anunciado, nossa equipe detectou indícios de propagandas e links patrocinados no Cuil. Digitando por exemplo Jaguar na caixa de busca do Cuil, para nossa surpresa surgiu uma lista de sugestões de pesquisa e no topo dessa lista um link para o site oficial da montadora Jaguar ( com um logotipozinho e tudo ). Testamos novamente depois com a marca Nike e obtivemos o mesmo resultado. No entanto não é para todas as marcas e empresas que este link aparece, quando testamos com a marca Petrobras por exemplo, este “link patrocinado” não apareceu, aparareram somente as sugestões de pesquisa normais.

Indícios de propagandas e links patrocinados no Cuil

O Cuil é o Maior Buscador do Mundo ?

Outra controversia: em algumas sessões do Cuil aparece no título da página a seguinte afirmação: “The World’s Biggest Search Engine” ( a maior Search Engine do mundo ), mas nos nossos teste esse não foi bem o resultado…

Por exemplo pesquisando usando a palavra-chave “Tutorial de SEO” obtivemos 38 resultados no Cuil contra 4.720.000 do Google !! Para não dizer que é coincidência, pesquisando por otimização de sites, tivemos resultados semelhantes…

Perto da base de dados do Google a do Cuil ainda tem muito o que desejar...Perto da base de dados do Google a do Cuil ainda tem muito o que desejar...

A Barra Lateral do Cuil

Sugestão inusitada de pesquisa complementar para a keyword

Uma das novidades trazidas pelo Cuil é a famosa barra lateral com algumas sugestões de pesquisa. Nós também realizamos alguns testes com ela. Pelo que entendemos a função dela seria oferecer sugestões de pesquisa que poderiam vir a nos interessar e que estivessem relacionadas a pesquisa inicial. No geral, ela sempre nos ofereceu boas sugestões, mas curiosamente quando utilizamos a keyword “Webdesign” ela nos ofereceu uma sugestão no mínimo curiosa: “English Musical Groups” ( alguém conhece alguma banda chamada Webdesign ? ).

Conclusões dos Nossos Testes no Cuil

Como vocês podem ver, tivemos alguns bugs e resultados inusitados como pode ser visto nos testes e figuras acima, mas isso era de se esperar, por que afinal o Cuil é uma search engine nova e ainda tem muito o que melhorar, ele ainda tem um longo caminho até alcançar o padrão de qualidade dos grandes.

Sobre o Autor:
Autor
Mestre em Ciência e Tecnologia da Computação pela Universidade Federal de Itajubá, e fascinado pelo desenvolvimento em diversas tecnologias web. É possível encontrá-lo pelo Twitter, Facebook e Google+.

20 Comentários

  1. Marcos Elias disse:

    Eles têm os direitos deles, de montar o site deles… Mas acho que aproveitaram o bafafa da mídia por serem ex-funcionários do Google, como meio de promoção…

    Não creio que o Cuil vá pra frente não. Se for, chegar ao Google… É difícil.

  2. Valden Flavio disse:

    Concordo contigo Marcos, o Cuil até que tá bem legal pra um trabalho que começou agora, mas ainda não dá pra comparar com o Google, nem de longe…

  3. Felipe Morais disse:

    Não acho que seja questão de “links patrocinados”.
    O principal foco do Cuil no momento são domínios internacionais, talvez por isso tenha prioridade para os domínios .com .org e .net.
    O domínio petrobras.com não é tão forte quanto o petrobras.com.br.

    Quanto aos ícones ao lado, não passam de favicons da próprio site.

    O resultados em outros idiomas não são priorizados, sendo colocados nas últimas posições e muitas vezes não exibidos. Vale lembrar que apesar de não está em fase beta o Cuil está começando agora.

    Pra mim o único erro do Cuil foi não estar preparado para multiplos idiomas.

    Abraço.

  4. Antonio disse:

    Sabe porque o GOOGLE é e vai continuar sendo o maior e melhor.Porque o Google nunca foi ganancioso.

  5. Bem, pela imagem aí vocês colocaram no Cuil “Tuturial de SEO” e não “Tutorial de SEO”. E, se não me engano, eles disseram que estão focados inicialmente apenas em buscas em inglês.

  6. ezahn disse:

    esse cuil ainda vai aparecer muito na midia mais ainda tem que melhorar muito como ferramentas de idioma como ja falaram antes bem o site ainda ta que nem o cuil do webmaster pode ser melhor hehe

  7. Valden Flavio disse:

    Assim como o Felipe Moraes, também acho que o Cuil está apenas começando. Talvez por explorar demais a mídia, criou uma expectativa enorme. Porém como não foi otimizado ainda para buscas locais por idioma, gerou bastante insatisfação. De que adianta indexar número maior de páginas que o google, se não achamos o que queremos?

  8. Valden Flavio disse:

    @Walmar Andrade – obrigado por avisar Walmar, já fiz as mudanças, de 14 páginas pulou para 38.
    Realmente não dou muita importância para o número de páginas que encontra, pois o google apesar de fornecer milhões de resultados na busca, geralmente alguns poucos são o que realmente procuramos. Se o Cuil indexando número maior, conseguir exibir um número menor de resultados, mas com relevância superior, aí sim poderá ser considerado um rival do google.

  9. Alberto disse:

    Na verdade o Google não é só um buscador, ele oferece diversos serviços: GMail, Orkut, Youtube, entre outros.

    Quem sabe em algumas décadas, o Cuil chegue à metade do que o Google é hoje, isso se não desistirem antes.

  10. Como buscador (e só essa é pode ser a comparação com o Google – não como empresa), o Cuil apresenta muitas inovações que nenhum outro buscador chegou perto de apresentar. O que o Google faz é muito simples (para não dizer simplório). A empresa se expandiu oferecendo outros serviços, mas seu carro chefe está estagnado há muito tempo (em time que está ganhando não se mexe, Microsoft que o diga).

    Achei o Cuil ótimo, mas não sei se eles colheram o fruto que plantaram, certamente outras empresas (talvez o próprio Google) se aproveitaram de suas idéias e os eliminarão do mercado.

    P.S.: O maior buscador do mundo não é o que apresenta a maior quantidade de resultados, mas sim a maior quantidade de resultados úteis. Dos “4.720.000″ do exemplo, pode colocar aí 90% como resultados inúteis, já que o Google não analisa o contexto, apenas as ocorrências (sem contar o fato de que no exemplo ele buscou separadamente “tutorial” e “SEO”). No fim, dos “aproximadamente 4.720.000″ resultados apenas 38 devem servir para algo :-)

  11. eugenio pacelli roma fernandes disse:

    fazendo um teste com o cuil inseri um nome, que já havia pesquizado no google que é Tubal Caim, não apareceu nada. Tentei no cuil em ingles e apareceu.
    Bom para nós brasileiros esta deixando a desejar.

  12. Rodrigo disse:

    Melhor que o Cuil dos ingleses é o Xereta.Net que usa a barra de pesquisas do google para ganhar um dinheirinho extra kkkkkk
    abraços…

  13. Valden Flavio disse:

    @Alberto
    Concordo com o Alberto na parte da grandiosidade do Google. Ele age em diferentes áreas e tem excelência na maioria que conheço. Mas comparando apenas na parte do serviço de busca, o Cuil ainda tem muito que otimizar, para alcançá-lo.

  14. Valden Flavio disse:

    @Márcio Vinicius Pinheiro
    Fala Marcos, sua frase disse tudo: “O maior buscador do mundo não é o que apresenta a maior quantidade de resultados, mas sim a maior quantidade de resultados úteis” Concordo com você inteiramente, de que adianta nos mostrar informações que não interessam.

  15. Valden Flavio disse:

    @Eugenio Pacelli Roma Fernandes
    Olá Eugenio, bom saber essa informação, estou fazendo mais testes no Cuil, para o próximo post. Realmente ele é melhor para determinadas keywords! Obrigado pela visita!

  16. Valden Flavio disse:

    @Rodrigo
    Fala Rodrigo! Entrei no seu site! Soube visualizar a oportunidade hein… huaehuae
    Abraços!

  17. Ana disse:

    Dei uma voltinha e achei meio-pobrinho…

  18. Valden Flavio disse:

    É Ana, realmente o Cuil tem sim as suas novidades, mas nada muito revolucionário a ponto de ameaçar os buscadores tradicionais.

  19. Diego Darlan disse:

    é. Ana…, Os mais simples tem mais chances de da certo, o cuil estar plantando, para depois colher. grandes coporações geralmente começam do baixo, a verdade é que para voar temos que caminhar, mesmo que já tenha o avião, mais precisamos caminhar até ele para voar, para o google chegar até onde ele chegou, ele caminhou muito.. outra coisa…… Larry Page e Sergey Brin, não esperou anoitecer. fez acontecer. ;)

  20. Valden Flavio disse:

    Olá Diego!
    Singelas as suas palavras, gostei muito! Concordo plenamente em todo seu comentário! Obrigado por comentar em nosso blog! Aguardo retorno, e fique por dentro de nossas dicas sobre Otimização de Sites e SEO!
    Grande Abraço!

Deixe o seu comentário!