Title Tags: Conceitos Básicos

Por Vinicius Paes - 17 jul 2008

Titles Tags são outro conceito muito importante na Otimização de sites. Aprenda pra que servem, como usa-las e como escreve-las no nosso tutorial de SEO.

O Que são Title Tags ?

A title tag consiste na informação que vai aparecer na barra de navegação do seu navegador quando você entrar no site, é como se fosse mesmo o título da página. Ela é de importancia fundamental no processo de SEO e otimização de sites pois é a primeira coisa que o crawler examina quando chega no seu site e ele a usa para extrair a idéia básica sobre o assunto de que se trata a sua página.

Outra função que as Title Tags tem é a função de ser também o texto que vai aparecer nos sites de busca como sendo o texto clicável que vai para o seu site.

Title Tag do MundoSEO no Google

Tenha isso sempre em mente ao realizar a otimização do seu sites: a Title Tag deve ser chamativa e explicativa, levando a pessoa a querer clicar no seu site.

Title Tag do Mundo SEO no Titulo do Navegador

Como usar a Titles Tags

A localização das title tags deve ser sempre dentro das tags head. Uma vez localizada corretamente a posição da title tag dentro da tag <head></head> não importa.

A sintaxe da tile tag é a seguinte: <title> “Escreva aqui a sua title tag” </title>. Uma outra consideração importante sobre as title tags é o fato de que elas ao contrario das outra tags, ela é obrigatória, sempre devendo estar presentes em todo código HTML para que ele seja válido. Se você estiver usando o Dreamweaver ou o Front Page por exemplo para editar o seu site, eles automaticamente já colocam uma title tag genérica (<title> Untitled Site</title> ) para você toda vez que você clica em “new” e inicia uma nova página.

Escrevendo a sua Title Tag

Existem algumas práticas comuns no que diz respeito as title tags, por exemplo colocar o nome da companhia para fortalecer a marca e dar identidade ao site. Se a sua marca já for forte então coloca-la na title tag é essencial.

Outra prática interessante a ser adotada é sempre ao escrever a title tag, aproveitar para fazer uma pequena descrição daquela página. Isso além de ser interessante para fornecer informações extras ao crawler também é valido para facilitar a navegação e deixar bem claro para quem navega o que ele vai encontrar naquela página.

Algumas dicas para as suas Title Tags

Abaixo mais algumas dicas básicas de como escrever uma boa Title tag levando em conta o SEO:

  • Sempre começe com a keyword mais importante ou com a marca da empresa
  • Nunca passe de 65 letras ( é o máximo de letras que o Google lê na title tag )
  • Faça Title tags chamativas
  • Assim como na meta description, cada página deve ter uma title tag única, colocar o mesmo titulo para todas as páginas além de confundir quem navega no site pode também confundir o crawler e fazer as suas páginas competirem entre sí.
  • Crie um padrão para as title tags do seu site e siga-o.
Sobre o Autor:
Autor
Mestre em Ciência e Tecnologia da Computação pela Universidade Federal de Itajubá, e fascinado pelo desenvolvimento em diversas tecnologias web. É possível encontrá-lo pelo Twitter, Facebook e Google+.

8 Comentários

  1. Fábio Almeida disse:

    Oi Bruno, sempre bom ressaltar sobre a title tag no ponto de vista do desenvolvedor, às vezes estamos na pressa criando as páginas e deixamos elas genéricas. Bom saber a relevância que as mesmas possuem no ponto de vista de otimização. Parabéns pelo post!

  2. Bruno Brizzi disse:

    Boa noite Fabio
    Que bom que você gostou do artigo. Realmente como você disse a title tag não é algo apenas figurativo ou um enfeite ela tem uma importância fundamental para o site.
    Qualquer dúvida ou sugestão só deixar seu comentário, abraços !

  3. Felipe Correia disse:

    Bruno,

    Interessante seu artigo… porem não pude deixar de notar que o título gerado por esse Post tem mais que 65 caracteres.

    a dica “Nunca passe de 65 letras ( é o máximo de letras que o Google lê na title tag )” fica muito dificil de ser usada quando temos title do post | title da pagina .

  4. Bruno Brizzi disse:

    Muito bem observado Felipe !!

    Mas a parte que o Google realmente lê são mesmo 65 caracteres. Explicando melhor:
    Não tem importância se o title passar de 65 letras ( fica até melhor pras pessoas entenderem ) mas a parte que realmente vai ser indexada são os primeiros 65 caracteres. Por isso sempre coloque as principais keywords no inicio do title.

  5. Eduardo disse:

    Tenho visto que as Tags hoje em dia não tem tanta importancia, o Google ao meu ver se basea mais pelo o Titulo e Descrição do que pelas Tags.
    Eu tenho muito mais resultados alterando os titulos e descrição do que nas tags.

  6. Bruno Brizzi disse:

    Olá Eduardo
    Isso é verdade, atualmente o Google e as principais Search Engines vem dando pouca importância ao SEO técnico. Atualmente está sendo muito mais valorizada a Otimização de Sites voltada ao Web Marketing e a produção de conteúdo original.

  7. Pablo disse:

    boa dica de tags, temos que a cada dia nos aperfeiçar mais para podermos obter resultados relevantes. meu site não aparecia entre os 1000 em questao de vinte dias comecei a trabalhar nele. e ele se encontra na posiçào 54 como livros gratis.

  8. wanderson disse:

    Oláh
    quando pesquiso meu site pela chave ” Tv Online ”
    o titulo dele está encurtado para ” Assistir Tv Online ”

    mais o titulo original dele é
    >> ” Tv Online Grátis Br – Assistir Tv Online – Ver Tv Online – Tv Grátis ”

    eu queria que so aparece-se o titulo original, mais o google encurtou meu titulo, tem alguma solução por favor?
    obrigado!

Deixe o seu comentário!