Meta Description Tags: Como Usar

Por Vinicius Paes - 15 jul 2008

Com certeza você já ouviu falar das Meta Description Tags. Mas pra que servem ? Como devem ser usadas ? Quando devem ser usadas ? Veja essas e muitas outras dicas em nosso tutorial de SEO.

Meta Description Tags

No processo de otimização de sites e para os profissionais de SEO, muitas vezes o papel da meta description tag não fica muito claro, em alguns casos sendo valorizada demais e outras sendo sub-valorizada. Na realidade a meta description é util sim, mas tem uma importancia menor que o conteúdo em texto interno da página por exemplo.

O peso das meta description tags varia de acordo com a search engine, mas em geral a principal função delas é indicar para a search engine, qual o assunto geral do site, indicando algumas keywords. Outra função importante desta tag é a de aparecer na página de resultados da search engine logo abaixo do link clicável do seu site. Por isso é sempre interessante escrever uma meta description tag bem clara, explicativa e chamativa.

Como usar a Meta Description tag

A sintaxe da meta description tag é bem simples:

<head>

<meta name=”description” content=”Escreva aqui a descrição da sua página” />

</head>

Note que uma das características para que a meta description tag seja encontrada e processada pelos crawlers é que ela esteja dentro da tag <head>. Uma vez escrita dentro da tag <head> a posição dela não importa.

Ao construir esta tag não existe limite de caracteres mas o google por exemplo exibe no máximo 155 letras ( incluindo espaços ). Ao escrever sua meta description tag tenha sempre em mente o fato de ela ser como se fosse uma propaganda do seu site, imagine que ela tem que ser interessante e leve uma pessoa a entrar no seu site.

Outra dica importante é de que você sempre deve escrever meta description tags únicas para cada página, nunca é interessante ter páginas muito iguais no seu site, primeiro por que elas podem ficar competindo entre sí e depois por que isso pode soar como conteúdo duplicado.

Quando usar a Meta Description tag

Nem todas as páginas do seu site precisam de uma meta description tag, na verdade em alguns caso é até interessante que essa tag seja omitida:

  • Se a sua página é uma pagina que tem um foco bem específico em cima de um assunto ou keyword e é uma das páginas centrais do seu site, é interessante sempre escrever uma boa meta description mas caso seja uma página de conteúdo secundário ou complementar uma meta description tag não é necessaria.
  • Para páginas que estão linkadas com nofollow também não vale a pena escrever meta description tag pois elas não serão crawleadas ( examinadas pelos crawlers )

Algumas dicas sobre como escrever boas Meta Description Tags

  • Seja Sincero: Isso é essencial. Na descrição de um página jamais informe sobre algo que a página não fale, isso pode decepcionar quem entrar naquela página e causar uma imagem negativa do seu site.
  • Seja Criativo: Uma boa meta description é aquela que faz com que o usuário tenha vontade de clicar nela e ler mais sobre aquele assunto, tenha sempre isso em mente ao escreve-las, seja chamativo, apelativo e criativo.
  • Seja Equilibrado: Escrever meta descriptions muito curtas pode torna-las confusas e pouco explicativas para quem lê, no entando, por outro lado, as muito longas não serão exibidas corretamente nos buscadores, seja equilibrado, uma boa descrição deve ter entre 120 e 150 caracteres.
  • Palavras-Chave: Jamais se esqueça de usar keywords no contexto das sua meta description, mas sem exageros também, elas devem se encaixar naturalmente no contexto da descrição da página.
Sobre o Autor:
Autor
Mestre em Ciência e Tecnologia da Computação pela Universidade Federal de Itajubá, e fascinado pelo desenvolvimento em diversas tecnologias web. É possível encontrá-lo pelo Twitter, Facebook e Google+.

9 Comentários

  1. juarez disse:

    Oi Vagner, não consigo colocar , no HTML do meu blog ele não aceita, também tentei mudar para um template inteligente SEO, também não deu, tu poderias me ajudar ?

  2. Olá Juarez!
    Preciso saber qual a plataforma de blog você utiliza! Por exemplo, no wordpress, existe uma aba para descrição do objetivo de seu blog. Ao inserir um texto ali, ele será automaticamente inserido na meta description tag das páginas. Lembrando que esta é uma excelente prática de Otimização de Sites e White Hat SEO !
    Abraços

  3. luiz felipe disse:

    Gostaria de saber como usar a meta description em templates do blogspot.

    Quando eu faço postagens no meu blog e o google indexa a página, as descrições que apareçem no resultado da busca são as categorias presentes no site.

    não sei como explicar isso direito, mas gostaria que toda postagem tenha uma descrição diferente nos resultados de busca (um descrição para cada página) e gostaria de saber como fazer isso no blogspot!

  4. luiz felipe disse:

    Gostaria de saber como usar a meta description em templates do blogspot.

    Quando eu faço postagens no meu blog e o google indexa a página, as descrições que apareçem no resultado da busca são as categorias presentes no site.

    não sei como explicar isso direito, mas gostaria que toda postagem tenha uma descrição diferente nos resultados de busca (um descrição para cada página) e gostaria de saber como fazer isso no blogspot!

    se possível faça uma busca no google pelo site planetadocorpo.blogspot.com para entender melhor o que estou dizendo!

    Obrigado!

  5. osmilton disse:

    Valeu as dicas muito bom, nota 10!!!

  6. denis disse:

    otima descrição de como usar tags

  7. Ricardo Moura disse:

    Boa noite pessoal. O google indexou a tag description errada. Era uma página temporária. Agora já alterei a tag para certa e o google não muda o resultado na busca natural. O que eu posso fazer?

  8. Paulo disse:

    Olá Vagner,

    Gostei muito do artigo, rápido e conciso! Estou utilizando as dicas no site da empresa e já pude notar que traz uma pontuação melhor e mais sólida.

    Obrigado e boa semana!!
    Paulo – BlueTie

Deixe o seu comentário!