Conceitos Básicos sobre Keywords

Keywords - o que são?

O que signigica keywords?

Um dos conceitos mais básicos, se não for a verdadeira base do SEO, é o conceito de keyword. As keywords (em português: palavras-chave), são os termos principais que determinam qual é o assunto principal de uma determinada página de internet.

A primeira coisa que se deve ter em mente quando se pensar em construir um site ou fazer a otimização do site, deve ser a escolha das keywords mais relevantes. Escolher uma palavra-chave principal em um conteúdo e medir sua intensidade é um fato relevante para auxiliar/direcionar os buscadores na indexação.

Uma boa estratégia na elaboração de um website ou mesmo de uma publicação, pode garantir maiores chances de sucesso (melhor posição em busca orgânica). Pensando em toda a estratégia de links correlacionadas com o conteúdo principal de cada página da internet, se for possível determinar a keyword principal daquele conteúdo e direcionar corretamente os links internos e também os externos, pode garantir vantagens de posicionamento nos mecanismos de busca.

Escolhendo as keywords certas (mais relevantes)

O processo de pesquisar e verificar quais keywords serão usadas em um site é conhecido como análise de keywords. Analisar bem as possíveis keywords e definir as principais é essencial. Há alguns procedimentos simples que podem ajudar nesta tarefa:

  • Primeiro identifique as keywords naturais e óbvias que o seu site tem, as keywords relacionadas ao produto ou serviço.
  • Obtendo as palavras-chave acima, agora identifique sinônimos próximos e que podem vir a ser usados pelas pessoas que estão procurando pelo seu site.
  • Faça uma pesquisa no Google e outros buscadores e tente encontrar outros websites que ofereçam produtos e serviços semelhantes ao que você está oferecendo. Analisando estas keywords pode dar uma luz em palavras-chave que também poderiam ser exploradas.

Existe uma ferramenta gratuita do Google chamada Google Ads Keyword Planner que é bem interessante para ajudar a realizar as tarefas acima. Através dessa ferramenta é possivel apurar, com base nas pesquisas realizadas no Google recentemente, quais keywords estão sendo mais usadas e também alguns sinônimos para elas. Lembrando que a ferramenta Keyword Planner fica dentro do console do Google Ads, sendo necessário ter uma conta criada para poder acessá-la.

Google Ads - Keyword Planner

Meta Keyword Tag

Existe uma meta tag específica das keywords. Embora na prática ela não tenha lá muita importancia sempre é bom incluir essa meta tag na sua sessão head pois antigamente era nela que o Googlebot pegava a refêrencia das keywords utilizadas em cada página.

Sintaxe da Meta Keyword Tag:

<head>
...
<meta name="keywords" content="palavra 1, palavra 2, palavra 3">
...
</head>

Assim como a title tag, a meta keyword tag deve se posicionar dentro da tag head.

Ao definir as principais palavras-chave da página é bom ser objetivo. Definir a palavra-chave principal e até 4 palavras-chave secundárias pode ser uma boa prática. Se o seu conteúdo for extremamente grande e precisa ser definido com mais palavras, pode ser interessante quebrar essa publicação em mais de uma, e tentar manter o foco principal e objetividade de cada página.

As Search Engines e as Keywords

Quando alguém digita alguma palavra chave em um site de busca e clica em pesquisar a search engine então entra em ação e fornece todas as páginas relacionadas em ordem de relevância (baseado em seu algortimo de indexação). Antigamente havia evidências que a relevância que uma página tem em relação a uma dada keyword era definida de acordo com a maneira e quantidade de vezes que esta palavra chave aparecia, assim como a estrutura de links (externos e internos + anchor text). Neste exemplo, analisando o resultado orgânico de uma busca na web, o processamento de resultado para a busca “Venda de carros” iria relacionar esta keyword possivelmente da seguinte maneira:

  • Páginas que contenham precisamente a expressão “Venda de carros” citada no seu contexto;
  • Páginas em que as palavras “Venda” e “Carros” no seu contexto e nas quais estas palavras estejam próximas;
  • Páginas em que as palavras “Venda” e “Carros” no seu contexto, não precisando elas estarem próximas;
  • Páginas que contenham uma boa quantidade de sinônimos e palavras próximas dessas palavras tais como “vender” e “automóveis”.

Existem também alguns outros critérios complementares usados pelos indexadores para determinar se uma página é relevante para uma dada keyword:

  • Se há ocorrêcias de keywords nas suas heading tags: <h1></h1>, <h2>, </h2>, … <hx>, </hx>;
  • Se as keywords estão destacadas (em negrito ou itálico);
  • Se há uma distribuição uniforme das keywords através do seu texto.

Qualquer dúvida ou sugestão basta informar aí nos comentários!