Conceitos Básicos sobre Keywords

Por Vinicius Paes - 11 jul 2008

Um dos conceitos mais básicos, se não for a verdadeira base do SEO, sem dúvida é o conceito de keyword. Utiliza-las de modo correto pode determinar o sucesso ou fracasso de um site, leia mais sobre keywords no nosso tutorial de SEO.

Keywords

Um dos conceitos mais básicos, se não for a verdadeira base do SEO, sem dúvida é o conceito de keyword. Keywords, em português palavras-chave, são os termos principais que determinam qual é o assunto de uma determinada página de internet.

A primeira coisa que se deve ter em mente quando se pensar em construir um site ou fazer a otimização de sites deve ser a escolha das keywords corretas.

Escolher as keywords certas pode determinar o sucesso ou fracasso de um site, pois é baseado nas keywords dos sites que o google exibe os resultados no seu site de busca. Quando você escreve por exemplo “eletrodomésticos” na página do Google serão exibidas as páginas que tenham essa como uma das keywords.

Escolhendo as keywords certas

O processo de pesquisar e verificar quais keywords serão usadas em um site é a chamada análise de keywords. Analisar bem as keywords e escolhe-las corretemente é algo essencial pois esta é a base do processo de SEO. Há alguns procedimentos simples que podem ajudar nesta tarefa:

  • Primeiro identifique as keywords naturais e obvias que o seu site tem, as keywords relacionadas ao produto ou ao serviço oferecido por exemplo.
  • Obtendo as palavras-chave acima, agora identifique sinonimos próximos e que podem vir a ser usados pelas pessoas que estão procurando pelo seu site
  • Entre nos sites dos concorrentes que tem um produto ou serviço semelhante aos seus e verifique quais as keywords que ele está usando, se for o caso, copie-as e utilize-as também para gerar concorrência e quebrar e diminuir a força deste seu concorrente.

Existe uma ferramenta gratuita do Google chamada Google AdWords Keyword Tool que é bem interessante para ajudar a realizar as tarefas acima. Através dessa ferramenta é possivel apurar, com base nas pesquisas realizadas no Google recentemente, quais keywords estão sendo mais usadas e também alguns sinônimos para elas.
Pesquisando por carros no Google Adwords por exemplo obtivemos o seguinte resultado:

Tela do Google Adwords Keyword Tool

Meta Keyword Tag

Existe uma meta tag específica das keywords. Embora na prática ela não tenha lá muita importancia sempre é bom incluir essa meta tag na sua sessão head pois é nela que o Googlebot pega a referencia inicial de quais vão vir a ser as suas keywords.

Sintaxe da Meta Keyword Tag:

<head>

<meta name=”keywords” content=”palavra 1, palavra 2, palavra 3” >

</head>

Assim como a title tag, a meta keyword tag tem obrigatóriamente que fica dentro da tag head.

Não existe um número oficial máximo de keywords que podem ser colocadas na meta keyword tag, mas os profissionais de SEO em geral nunca colocam mais de 30 palavras. Ter uma quantidade maior que esta indica falta de foco da página. Se a sua pagina realmente tiver mais de 30 keywords, considere o fato de quebra-la em duas páginas mais específicas por exemplo.

As Seach Engines e as Keywords

Quando alguém digita alguma palavra chave em um site de busca e clica em pesquisar a search engine então entra em ação e fornece todas as página relacionadas em ordem de relevância. No entanto a relevância que a sua página tem em relação a uma dada keyword é dada de acordo com a maneira e quantidade de vezes que esta palavra chave aparece na sua página. O Googlebot por exemplo processa as keywords da seguinte maneira: se você escrever “Venda de carros” no Google ele vai buscar sites relacionados a esta keyword da seguinte maneira ( em ordem de relevância ):

  • Páginas que contenham precisamente a expressão “Venda de carros” citada no seu contexto.
  • Páginas em que as palavras “Venda” e “Carros” no seu contexto e nas quais estas palavras estejam próximas
  • Páginas em que as palavras “Venda” e “Carros” no seu contexto, não precisando elas estarem próximas
  • Páginas que contenham uma boa quantidade de sinônimos e palavras próximas dessas palavras tais como “vender” e “automóveis”

Existem também alguns outros critérios complementares usados pelo Googlebot para determinar se uma página é relevante para uma dada Keyword:

  • Se há ocorrêcias de keywords nas suas heading tags ( <h1></h1>, <h2>,</h2>, … <hX>, </hX> )
  • Se as suas keywords estão destacadas ( em negrito ou itálico )
  • Se há uma distribuição uniforme das keywords através do seu texto

Por enquanto é isso, tendo qualquer dúvida sobre esse e qualquer outro assunto do nosso blog basta entrar em contato. Até a próxima !!

Sobre o Autor:
Autor
Mestre em Ciência e Tecnologia da Computação pela Universidade Federal de Itajubá, e fascinado pelo desenvolvimento em diversas tecnologias web. É possível encontrá-lo pelo Twitter, Facebook e Google+.

20 Comentários

  1. Bianca disse:

    Muito pertinente seu post, interessante os aspectos relevantes das keywords pelos mecanismos de busca.
    Parabens a equipe do site!

  2. Marcelo disse:

    Tenho uma duvida sobre as meta tags no blogspot ! uns dizem que é melhor colocar, e outros dizem que é melhor não colocar e deixar por conta do proprio google seria verdade isso ?

  3. Bruno Brizzi disse:

    Olá Marcelo
    É sempre interessante controlar as Meta-Tags do seu site ou blog passando para o Google a visão exata que você quer que ele tenha. Sempre que você tiver a opção de determinar essas tags, faça isso manualmente.

  4. Cassia disse:

    Gostei muito deste artigo. Parabéns.
    Poderia me dizer se o google diferencia maiúscula de minúscula? Por exemplo, vendas de Vendas ou VENDAS. E se é necessário cadastrar Vendas, vendas e vendas de carros. Ou seja, preciso cadastrar a expressão e não só as palavras que compõe a expressão.

  5. Bruno Brizzi disse:

    Oi Cassia !
    Que bom que você achou interessante. O Google não diferencia maiúsculas de minúsculas o que nós programadores chamamos de “Case Sensitive”. No entanto é interessante observar que o Google diferencia sim acentos, ou seja, “ã” e “a” são considerados caracteres diferentes.

  6. Sergio Roney disse:

    Parabéns pelo tópico Bruno!!! Agora compreendo por que colocam várias keywords flutuando nos blogs. hehe! keyword

  7. Júlio César disse:

    Parabéns pelos artigos, sempre que posso estou lendo, e gostaria de tirar uma dúvida com você. Como faço para que apareca na lista de pesquisas do google o seguinte resultado, por ex: se eu colocar capacete aparece na lista o nome da empresa seguido do nome capacete, ou seja, CITYPARTS – Capacete e se eu colocar Pneu moto aparece CITYPARTS – Pneu Moto. O nome da empresa não muda, mas todos os produtos que ela trabalha aparece logo depois. Você poderia me dar um dica de como fazer isso??

    Grato,

    Júlio César

  8. Carlos Pacheco disse:

    Muito bom artigo! E se eu usar aquelas cloud tags na página inicial do meu site. E ali constar vários termos pertinentes com o assunto do site. Isso ajuda na pesquisa e na pontuação do site no Google?

    Cloudtags ajuda?

  9. Bruno Brizzi disse:

    Sergio Roney!
    Exatamente, utilizam as nuvens de tags com várias keywords para poderem aumentar a relevância das mesmas no site! Mas não se esqueça que o mau uso das mesmas é considero spam, fortemente punido pelos mecanismos de busca, sendo uma técnica Black Hat SEO . Esta técnica é totalmente repudiada pela Otimização de Sites ! Fique atento!
    Abraços!

  10. Bruno Brizzi disse:

    Júlio Cesar!
    Com certeza esta empresa utiliza uma campanha de SEO, que é um serviço especializado de empresas de Otimização de Sites . Fazem uma campanha em determinadas palavras-chave ( keywords ), relevantes ao conteúdo da empresa para que apareçam nas primeiras posições.
    Abraços!

  11. Bruno Brizzi disse:

    Carlos Pacheco!
    Não aconselhamos utilizar de cloud tags. Visualmente podem ser atraentes, porém por serem palavras chave sem conteúdo relevante e direcionadas a uma parte do site com javascript ou afins não são muito interessantes. Aconselhamos a utilizar conteúdo direcionado aos visitantes, trabalhar na usabilidade, pois assim é um trabalho Eficiente de SEO e Otimização de Sites! Ao invés de utilizar de outros recursos duvidosos.
    Abraços

  12. rubens disse:

    Gostaria de saber como colocar títulos e descriptions diferentes para cada página do blogspot, isto é, para cada post.

  13. joao bobo disse:

    Bom saber como o Googlebot processa as buscas por keywords..

  14. Boas ideias de keywords bruno, valeu pela força.

  15. Abner Santana disse:

    Muito bom o artigo, é sempre bom explorar outros meios de encontrar boas Keywords para otimizar seu conteúdo

  16. Rodrigo disse:

    Olá!!! deixa eu se entendi direito. Eu vou fazer uma pesquisa das palavras chaves importantes de meu negócio no google e depois vou colocar essas palavras no tem que colocar virgula? ou podem ser palavras com espaço entre elas? e expressões inteiras? poderia colocar também?

  17. Olá.
    Eu tenho uma dúvida em relação à colocação das keywords. Devo inserir as palavras separadas apenas por virgulas, ou palavra+virgula+espaço+nova palavra?
    Espero ter-me feito entender 🙂
    Obrigado

  18. Eduardo disse:

    Tenho uma dúvida se o negrito é na descrição do produto ou se é no campo tag que tenho q colocar negrito.

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