Otimização de Sites e Web Marketing: Crise, que Crise ??

Por Vinicius Paes - 11 fev 2009

Entenda por que vale cada vez mais a pena investir em otimização de sites e comércio virtual no Brasil de hoje.

O Gigantesco Mercado da Internet no Brasil

Otimização de Sites no Brasil atual: não é custo, é investimento

O Brasil tem um dos maiores mercados de Internet do mundo !! Isso é fato. Temos 190 milhões de habitantes, entre esses temos cerca de 90 milhões de pessoas que tem acesso a interet, seja de casa ou mesmo através de Lan-Houses. Mas o mais interessante nesse quadro nem é o tamanho do mercado Brasileiro e sim o fato de ele estar em crescendo, sim, o Brasil é um dos países onde o número de pessoas que tem acesso a internet aumenta a cada ano e também é o país onde mais cresce o número de transições on-line, tais como, compras em sites de e-commerce e transições bancárias. O Brasileiro gosta de Internet, o Brasileiro gosta do que é bom.

A Importância do E-Commerce, Otimização de Sites e Web Marketing no Contexto Atual

Divulgar e anuciar na Internet é barato ( comparando custo e alcance com marketing em meios tradicionais ) e cada vez mais vale a pena. Alguns poucos anos atrás as vendas pela internet correspondiam a 1%, 2% das vendas e faturamento das empresas, hoje em dia, para quem investe em comércio eletrônico esse percentual facilmente passa dos 20%, em algumas empresas inclusive que tem um perfil direcionado a Internet as vendas online chegam a ser até maioria.

É justamente neste ponto que a Otimização de Sites entra no jogo. Hoje em dia, como cada vez mais e mais empresas investem em Internet, a concorrencia está cada vez maior, está dificil se destacar. Ter um site não é mais um diferencial como a 10 anos atrás, ter um site hoje é essencial.

Quem quer tirar o melhor proveito da Internet ( e ganhar dinheiro ), tem que investir em Web Marketing e Otimização de Sites. Web Marketing e SEO são como o Marketing tradicional, não são custo são investimento. Uma empresa que investe em SEO e aparece na primeira página dos buscadores, tem a sua marca consolidada, uma vez que ela tem uma marca forte na Internet, com certeza suas vendas aumentam. É um ciclo positivo, mais visibilidade, mais vendas, quanto mais vendas mais a empresa fica em evidência.

Quanto Vale a Pena Investir em Otimização de Sites ?

Jovens: Pessoas até 30 anos correspondem a 60% das transações da Internet no Brasil

Essa é uma pergunta oportuna. Depende do perfil da empresa, melhor, depende do perfil dos clientes da sua empresa…

Faixa etária, classe social, cultura, idade, tipo de produto, todos são fatores de influência. Por exemplo se o negócio da sua empresa for venda de carros, um investimento médio, a criação de um sistema de classificados online e um investimento médio em otimização de sites já é suficiente. Agora, se o seu negócio for vender notebooks por exemplo já vale a pena ir mais longe, criar uma loja virtual, produzir conteúdo relacionado, vale a pena investir mais em otimização, pois o perfil dos potenciais clientes é mais arrojado, presume-se que quem compre computadores, goste de computadores e procure por lojas virtuais que vendam computadores na Internet.

Sobre o Autor:
Autor
Mestre em Ciência e Tecnologia da Computação pela Universidade Federal de Itajubá, e fascinado pelo desenvolvimento em diversas tecnologias web. É possível encontrá-lo pelo Twitter, Facebook e Google+.

4 Comentários

  1. Mario Andrade disse:

    Em tempo de crise deve-se apostar em melhorar o que se tem em vez de tentar criar algo novo. Não quero dizer que não deva parar de surgir produtos novos mas a optimização de sites é neste altura, mais importante que criar um novo.

  2. Max Cuiabá disse:

    Alguém sabe se existe um rank dos países que mais compram pela internet?
    Aposto que o Brasil está entre os primeiros, se não for o primeiro.

  3. Olá Mario!
    Com certeza os tempos de crise são tempos incertos, os ricos relevantes a uma criação inovadora são muito altos comparados ao apostar no certo! Com certeza os investimentos em otimização de sites ( SEO ), são viáveis ao número de visitantes e consequentemente ao ROI .
    Mas é sempre possivel também inovar com os recursos limitados e ter grande sucesso!

  4. Max!
    Com certeza é uma pergunta pertinente! Mas seria interessante a comparação em volume de compras, e também no volume sobre total de população. Com a viabilidade cada vez maior de compra de computadores e o acesso a internet, este mercado irá crescer cada vez mais.

Deixe o seu comentário!