Google Knol: Clone da Wikipedia ou Novo Conceito ?

Por Vinicius Paes - 31 jul 2008

Recentemente o Google lançou a versão beta do Knol, um novo site com um novo serviço desenvolvido nos moldes da Wikipedia. Confira o que vem por ai.

Recentemente o Google lançou um novo site chamado Knol.

Knol: O Novo projeto do Google

O Knol basicamente tem o mesmo principio da Wikipedia onde os usuários podem enviar seus artigos sobre todo tipo de assunto que desejarem. Só que com algumas diferenças:

  • Ao contrario da Wikipedia no Knol não se pode editar um artigo alheio a não ser que o dono dê a permissão, cada um é dono do seu próprio artigo.
  • No Knol também existe o conceito de voto, onde a comunidade avalia o artigo e lhe dá uma nota que vai de zero a cinco estrelas.
  • Outra diferença interessante é que no Knol em vez de ser focado na colaboração como na Wikipedia, é focado na competição. Várias pessoas podem escrever artigos sobre o mesmo tema e elas competem entre sí.
  • No Knol também assim como em um blog, é possivel deixar o seu comentário. O que torna o Knol um curiososo misto de Wikipedia com blog ( na verdade até mais blog ).

A Usabilidade do Knol

Uma das coisas que notamos na tela inicial do Knol foi o fato de ao contrario dos demais sites e produtos do Google ela não é tão intuitivo de se usar. Por exemplo ao invés de aparecer um campo de busca destacado indicando que teremos que buscar pelo artigo, aparecem montes de informação tais como os artigos em destaque e um pequeno campo de busca escondido no topo direito do site ( na otimização de sites esse conceito se chama usabilidade ou facilidade que o visitante tem de entender um site ).

Sim, existe um campo de busca no Knol ( meio escondido )

Eu particularmente sempre adimirei a facilidade de uso e simplicidade do proprio Google e seus sites, mas no caso do Knol comparando com a Wikipedia ela é bem mais simples e intuitiva, na verdade em termos de usabilidade ela se parece mais com o Google do que o proprio Knol.

Escrevendo seu Artigo no Knol

Assim como temos os “wikis” da Wikipedia, no Knol os artigos são denominados de “Knols”. Para se tornar editor e criar o seu artigo é bem simples, como em todos os produtos do Google basta ter uma conta no Google. A tela de edição ao contrario da tela inicial da qual falamos acima já é mais bem estruturada e se parece mais com os produtos do Google. Ela basicamente tem duas áreas principais: o corpo principal onde efetivamente o editor vai escrever e uma sidebar que tem algumas funções.

Tela de Edição de artigos do Knol

Entre as funções da sidebar temos as opção de escolher o nivel de compartilhamento do seu artigo ( se ele vai poder ser editado e comentado por outros ou não ), escolher outros autores para poderem escrever junto e serem co-autores e escolher se vamos ter algum revisor para o artigo. Mas a opção mais interessante é uma tool desenvolvida pelo Google que permite que você importe arquivos prontos escritos no Word, Notepad ou em PDF e transforme eles diretamente em Knols.

Tool para fazer upload de arquivos e transforma-los em Knols

No corpo principal da página temos no topo um cabeçalho onde podemos escrever o titulo e sub-titulo do artigo e um pequeno resumo. Logo abaixo temos uma caixa onde podemos escrever o artigo em sí. Assim como na Wikipedia, no Knol também é possivel usar tags HTML no seu texto, existindo inclusive uma opção de ativar um editor HTML interno do Knol.

Conclusões Sobre o Knol

A primeira conclusão que chegamos é que o foco do Knol não é o mesmo da Wikipedia. Como já foi dito ele dá uma enfase maior na competição do que na colaboração. Outra conclusão é que ele tenta trazer um novo conceito, um conceito parecido com o de um blog mas um pouco mais amplo. No entanto este conceito ainda não está muito bem estruturado e a finalidade do Knol está meio confusa. Mas é apenas o inicio do trabalho, vamos ver que rumos o Knol vai tomar…

Sobre o Autor:
Autor
Mestre em Ciência e Tecnologia da Computação pela Universidade Federal de Itajubá, e fascinado pelo desenvolvimento em diversas tecnologias web. É possível encontrá-lo pelo Twitter, Facebook e Google+.

5 Comentários

  1. ana disse:

    Novo conceito!

  2. Será que quando o Knol começar a pegar os resultados de busca por artigos que existem nele e na Wikipedia vão privilegiar os resultados do aplicativo do Google?

  3. Ronaldo Matias disse:

    Fica na mesma dúvida do Walmar, apesar do google sempre privar pela excelência e qualidade dos serviços, e se por trás de tudo tiver algum privilégio? Ele é tão bom em tudo que faz, que pode ate mascarar isso dos usuários. Também fico na dúvida!

  4. Olá Walmar!
    Um ótimo conceito levantado! Será que haverá privilégios ao knoll perante o wikipedia nas buscas orgânicas?

  5. Concordo plenamente Ronaldo!
    Mas com certeza só poderemos tirar conclusões nestes aspectos caso haja uma falha visível. Pois, se for uma mudança gradativa, ficará muito difícil identificar qualquer privilégio.

Deixe o seu comentário!