Pagerank: Afinal pra que ele Serve ?

Por Vinicius Paes - 5 ago 2008

O Google Pagerank é um assunto que confunde muita gente. Qual a verdadeira importância dele ? Qual a finalidade ? Entenda melhor o Pagerank no nosso tutorial de SEO.

A História do Pagerank

Embora muita gente não saiba, o primeira search engine a desenvolver um sistema que atribuia valor ao site através dos links que ele recebia foi o antigo Altavista e não o Google. No entanto o sistema desenvolvido pela Altavsita era rudimentar e facilmente manipulavel por cheaters e spammers que se uniam para criar links artificiais entre sí e elevar o valor dos seus sites.

O conceito do Pagerank em sí surgiu no ano de 1998 e foi desenvolvido por Larry Page e Sergey Brin enquanto cursavam a Universidade de Stanford. No novo conceito que estava sendo criado eles aprimoraram a ideia inicial do Altavista passando a levar em conta mais fatores ao invés de simplesmente da quantidade. Entre as estas novas idéias desenvolvidas por Page e Brin e implementadas nas primeiras versões do Pagerank ( na época batizado de linkrub ) tinhamos:

  • Valor do Link: Nem todos os links tem o mesmo valor. O link de uma página que possuísse um Pagerank mais alto teria mais valor que o link recebido de uma página com Pagerank mais baixo .
  • Somente um Link Válido : Outro conceito interessante, agora cada página poderia fazer somente um link válido para outra, ou seja, se uma página do site A fizesse mais de um link para uma página do site B, somente o primeiro link encontrado contaria.
  • Links de Páginas Relacionadas: No novo conceito que estava sendo desenvolvido se a sua página falasse de “aviões” por exemplo e recebesse um link de outro site que também falasse do mesmo assunto, este link teria mais valor que o link recebido de uma página que falasse sobre informática.

Note que todas estas idéias foram desenvolvidas por um único motivo: evitar ao máximo a manipulação de resultados, justamente o ponto onde as métricas do Altavista e de outros sites anteriores falharam. Basicamente a idéia do Pagerank era dizer que páginas que recebessem links de páginas importantes também deveriam ser importantes. De lá pra cá o algoritmo do Pagerank recebeu milhares de pequenas melhorias e algumas centenas de grandes modificações, mas o conceito basicamente ainda é o mesmo e é baseado naquelas 3 idéias originais.

O Papel do Pagerank

A primeira coisa para entender o funcionamento e o papel do Pagerank é demolir um velho mito de SEO e otimização de sites que muitos profissionais acreditam, que diz que o Google baseia a classificação dos sites no Pagerank. Isso não é verdade. Nos primeiros anos do Google o Pagerank tinha sim um papel maior, mas hoje em dia o Pagerank é apenas um dos muitos fatores considerados na classificação. Tanto isto é verdade que frequentemente sites com pageranks menores ficam na frente de sites com pagerank maior para pesquisas com algumas keywords.

Hoje em dia o Pagerank tem basicamente 2 papéis:

  • Feedback: O Google usa o Pagerank para indicar aos desenvolvedores que eles estão fazendo um bom trabalho e respeitando os conceitos regras do Google, ou seja, se você está fazendo um trabalho sério, bom e com tudo dentro dos conformes, seu site vai gradativamente ganhando um Pagerank mais alto.
  • Quesito de Desempate: Se em uma determinada pesquisa para alguma keyword, dois ou mais sites estiverem com uma classificação muito parecida e tiverem uma relevância semelhante, o Google vai usar o Pagerank dos mesmo para desempatar e decidir qual vai aparecer primeiro.

O Funcionamento do Pagerank

Numericamente falando, o Pagerank é dado por um valor que vai de 0 a 10 em uma escala exponencial. Traduzindo: o valor Pagerank é de no mínimo zero e de no máximo 10, sendo que ele é mais facil de aumentar no inicio do que no final ( aumentar de 0 para 1 exige menos esforço do que aumentar de 7 para 8 por exemplo ).

Quanto mais Alto mais dificil subir...

O Google tem uma velha política de não revelar exatamente as suas métricas e segredos do funcionamento dos seus algoritmos. Mas basicamente o Pagerank de uma página é medido segundo a seguinte fórmula:

PR(a) = (1 – d) + d ( (PR (s1) / C (t1) + (PR (s2) / C (t2) … + PR (sn) / C (tn) )

PR = Pagepank
a = Site A, sobre o qual está sendo medido o PageRank
d = Fator de Amortecimento do site ( fator que depende do Pagerank atual )
s1, s2, … sn = Sites que apontam para o site A
C = Número de links vindos das páginas tn

Algumas Curiosidades sobre o Pagerank

  • O Pagerank da grande maioria dos sites da Internet possui é 0 ou Unranked ( ainda não foi medido )
  • Somente Três Sites no mundo todo possuem Pagerank 10 hoje em dia: o próprio Google em Ingles ( o Google do Brasil tem Pagerank 8 ), o site do governo Americano e o site da Adobe.
  • O Yahoo! já chegou a ter Pagerank 10 por um tempo, mas hoje em dia está com 9
  • O versão brasileira do Orkut é a que tem o maior Pagerank dentre todas ( o Brasil é o pais onde mais se tem perfis de Orkut no mundo )

Caso você queira medir o Pagerank do seu site, o Google disponibiliza uma ferramenta chamada Google Toolbar para ser instalada no seu navegador. Por enquanto é isso qualquer dúvida, já sabe, deixe seu comentário !!

Sobre o Autor:
Autor
Mestre em Ciência e Tecnologia da Computação pela Universidade Federal de Itajubá, e fascinado pelo desenvolvimento em diversas tecnologias web. É possível encontrá-lo pelo Twitter, Facebook e Google+.

19 Comentários

  1. Não é verdade que somente o Google tenha PageRank 10. O site da Adobe, do governo dos Estados Unidos e o do W3C também tem esse PageRank 10.

  2. Bruno Brizzi disse:

    Interessante Walmar ! Não sabia que estes sites tinham PageRank 10 também. Vou editar meu post e corrigir. Destes que você citou o site do W3C com a ultima atualização do Pagerank caiu pra 9.

  3. Boa Noite

    Bruno

    Obrigado pela visita, comentário e é claro o elogio.

    Um Abraço

    Sucesso no seu Blog

  4. Bruno Brizzi disse:

    @PcSaudavel
    Também tenho que agradecer a visita, realmente seu blog é de conteúdo muito relevante. Parabéns! Passarei por lá mais vezes! Abraços

  5. Paulo Manzano disse:

    Boa tarde,
    Estava procurando informações sobre o Pagerank e realmente gostei do que vi.
    Espero que continue sempre assim, Bruno.
    Boa Sorte e que os Orixás estejam sempre te iluminando.

    “Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender; e, se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar.” (Nelson Mandela)

  6. O chato do rank é que mesmo quando se está em primeiro, aparece os anunciantes acima e ao lado. Mas já tá bom, né?

  7. Bruno Brizzi disse:

    Olá Ricardo
    Realmente quem faz campanha de Links Patrocinados aparece ao lado dos sites que estão em primeiro lugar. Mas quanto a isso não se preocupe, todas as pesquisas indicam que aproximadamente 90% das pessoas prefere clicar no primeiro lugar real do que no primeiro lugar dos Links Patrocinados. Você por exemplo, onde você clica ?

  8. Pândego disse:

    O Método utilizado pela Google para calcular o pr é discutível… E não é livre de falhas.

    O Pândego Endiabrado

  9. Bruno Brizzi disse:

    Olá Pândego
    Realmente o método de cálculo do PageRank tem suas falhas, mas isso é comum a métodos que envolvam cenários complexos. A Internet com certeza é um cenário extremamente complexo com dezenas de milhões de sites e milhões de atualizações diárias. Eu particularmente acho que apesar de não ser perfeito o PageRank na medida do possível, cumpre seu papel.

  10. rafael disse:

    Gostei muito da explicação , parabéns pelo post , to começando um blog agora e acho que não preciso por enquanto. valeu um abraço.

  11. Roberto Sena disse:

    medi o da cnn, por exemplo, e deu 10

  12. Achei muito interresante seu post, queria reseber algumas dicas de como ter um bom pagerank em meu site

    Tenho 2 sites gostaria de promove-los, utilizando as técnicas de Otimização de Sites e SEO .

    Aguardo por novidades

    abraço

  13. Bruno Brizzi disse:

    Rafael!
    Que bom que a explicação foi satisfatória, espero que continue acompanhando nossos artigos de SEO , para auxiliá-lo em seus sites.
    Abraços

  14. Bruno Brizzi disse:

    Roberto Sena!
    Verifiquei também a existência de vários sites com pagerank 10 , obrigado pela visita. Como o PageRank é algo dinâmico há sempre uma variação no status dos mesmos. É sempre interessante investir em Otimização de Sites ( SEO ), para evitar qualquer punição e estar sempre esclarecido!
    Abraços

  15. Bruno Brizzi disse:

    Rodrigo Fernandes!
    Basta acompanhar nossos artigos de SEO semanalmente! Há sempre inovações neste campo, é sempre interessante ficar atento nas mudanças, para sempre ter um posicionamento estratégico relevante! Vale a pena investir em Otimização de Sites , e ter um diferencial a mais!
    Abraços!

  16. Bruno,

    As informações sobre pagerank e SEO, foram para mim um achado, conheço pouco, comecei um modesto Blog por que gosto e o seu será enciclopédia para mim;

    Grande abraço.

  17. Tixturismo disse:

    Então o pagerank não é tão relevante em relação ao resultado de pesquisa do google de determinada palavra chave.

  18. Aline Santos disse:

    Tenho uma dúvida, na verdade o que vale mais, pageview ou quantidade de usuários que acessam?

Deixe o seu comentário!