Google Chrome 2 Versão Beta: Instalação Passo a Passo

Por Vinicius Paes - 14 jan 2009

Oficialmente o Google Chrome 2 ainda não saiu. Mas já dá pra usar a versão beta dele. Aprendar a instalar o Chrome 2 passo a passo.

Fazendo o Upgrade do Google Chrome para o Google Chrome 2

Logotipo oficial do Google Chrome

Oficialmente o Google Chrome 2 ainda não está disponível para ser baixado e instalado nos computadores mas já é possivel instalar um addon que permite que o Google Chrome 2 seja ativado a partir do Google Chrome “normal”. Apesar de o time de desenvolvimento do Google ainda não ter o lançado oficialmente, nossa equipe baixou, testou, usou e aprovou. Para instalar o Chrome 2 basta seguir os seguintes passos:

  • Fazer o download do Google Chrome, caso ainda não o tenha instalado.
  • Fazer o download do addon que irá ativar o Google Chrome 2
  • Executar o addon e escolher a opção de ativar o Chrome em modo Dev ( modo experimental ), como na figura abaixo, clicando no botão Update para finalizar e depois em Close para fechar.

Ativando o Google Chrome no modo Dev, através do Addon

  • Quando o modo Dev estiver ativado, na próxima vez que o Google Chrome for inicializado, vá até a pagina Sobre o Google Chrome presente no último icone da parte superior. O Chrome irá então procurar por atualizações e se auto atualizará para o Google Chrome 2 ( esse processo pode demorar um pouco, pois o Chrome tem que fazer o dowload dos seus upgrades ).

O Google Chrome procurando pelos upgrades e se auto-atualizando

  • Assim que o upgrade foi finalizado, aparecerão as seguintes mensagens:

Finalização da Instalação do Google Chrome 2

O Crescimento do Google Chrome no Brasil

Apesar do Google Chrome de inicio apresentar um impacto menor do que aquele plenejado pelo Google, aos poucos ( e graças a persistência do proprio Google ) ele está crescendo. Segundos fontes especializadas, ele já é o quinto navegador mais usado no mundo, ficando atrás apenas do Firefox 3, Internet Explorer 6, Internet Explorer 7 e Opera ( note que o Firefox 2 não está presente na lista, pois foi feita uma campanha massiva da Mozilla para a sua atualização para o Firefox 3 ). Esses dados são referentes ao mundo. No Brasil, pelo menos nos projetos os quais estamos participando, temos notado uma maior participação média do Chrome. Como pode ser visto nos graficos do Google Analytics abaixo relativos a esses projetos, o Google Chrome tem aparecido sempre em terceiro lugar, ficando atrás apenas do Firefox 3 e da familia Internet Explorer:

Google Chrome: participação crescente no Brasil

Interessante ressaltar também aos leitores a importância de adequação de cada web site para determinado browser, sendo um requisito básico para Otimização de Sites, garantir sempre e ao máximo,  a satisfação do usuário com o conteúdo exibido a que tem acesso.

Sobre o Autor:
Autor
Mestre em Ciência e Tecnologia da Computação pela Universidade Federal de Itajubá, e fascinado pelo desenvolvimento em diversas tecnologias web. É possível encontrá-lo pelo Twitter, Facebook e Google+.

9 Comentários

  1. Rodrigo Fante disse:

    Nos meus sites/blogs mesmo os acessados por pessoas comuns tenho notado que o Chrome tende a ficar em terceiro logo apos o Firefox…

  2. Carlos Carvalho disse:

    O melhor de todos os navegadores, sem qualquer dúvida, visto já ter experimentado todos eles. Penso que poderia ser melhorado o seu visual, talvez com uma barra de menus. Também os downloads poderiam ficar do lado direito, ao fundo, ao invés do lado esquerdo, quando estes se processam. Quanto ao resto, acho fantástico.
    10 valores e PARABÉNS à equipe.

  3. Carlos Carvalho disse:

    Resposta ao amigo Rodrigo Fante:
    Caro amigo, penso que essa situação se deverá ao fato de muita boa gente ainda não estar familiarizada com o Google Chrome, que é, relativamente, recente. Tudo tem o seu tempo, e após usarmos o Chrome, durante algum tempo, as diferenças são bem notórias, a começar pelos up-loads, (envio de e-mails com anexos), que é do melhor que há.

  4. Vinicius Paes disse:

    @Rodrigo Fante
    Com certeza o Chrome ainda está caminhando para entrar na briga dos principais browsers. Como tendência também o firefox ganha a cada dia mais usuários em uma linha acirrada com o Internet Explorer.
    Acredito que o IE mantém a liderança por já vir pré instalado com o Sistema Operacional Windows, desta forma, por praticidade é muito utilizado.

  5. Vinicius Paes disse:

    @Carlos
    Com certeza o chrome é um excelente navegador, possui várias vantagens de boa programação e otimização com recursos web. O único ponto falho do mesmo, que o mantém a anos luz do firefox, é a impossbilidade, até o momento, de instalar plugins. Quando este impasse for impedido, tenho certeza que será uma disputa a altura aos demais navegadores.

  6. Amigo. disse:

    Quero saber se essa versão tem em português. Quero baixar como é uma versão ainda Beta, quero saber se já existe em português. Agradecido.

  7. MARCOS VIEIRA GARCIA DO NASCIMENTO disse:

    Estou tentando instalar o Chrome pelo simples motivo, não é valido a Microsoft interferir no meu PC por programa, se eu não comprei o CD original, foi pelo motivo simples, ele é muito caro no Brasil, mais caro que todo o computador, incluso a impressora.
    Agora, pela eficiência do Google podemos sem susto afirmar que seu navegador deve também ser excelente.

  8. Valter Guimaraes disse:

    Caros amigos tou com problema. É nao consigo fazer o plug in abode player, pois manda-me desligar o chrome. Como vou fazer?
    Obrigadompela ajuda

  9. Eu não gostei da barra de feramentas do yahoo no tocante a realizar buscas de imail ou sites, experimentei o google e descobrir que é exelente, pois é mais agiu.

Deixe o seu comentário!