Google Blog Search: Novos Upgrades para os fãs de Blogs

Por Vinicius Paes - 6 mar 2009

Conheça os novos upgrades recentes do Google para o Google Blog Search que deixaram o sistema mais eficiente.

Blogs: o Meio mais Democrático de Divulgação de Informação

Blogs: Democracia na divulgação da informação

Devido ao grande aumento da popularidade dos blogs, principalmente depois do lançamento do sistema Word Press ( WP ) desenvolvido por Michel Valdrighi em 2003 em PHP + MySQL a partir do antigo sistema de blogs B2, o Google resolveu lançar o Google Blog Search para facilitar a vida de quem gosta de ler blogs ( não podemos negar, que nós blogueiros atualmente produzimos alguns dos melhores conteúdos da Internet hoje em dia ) e quer fazer uma busca especifica por eles.

Hoje em dia os blogs estão cada vez mais sendo respeitados como canais sérios de divulgação de informações. Na posse do presidente Americano Barack Obama por exemplo, agora em 2009, haviam centenas de jornalistas de todas as mídias para poder fazer perguntas ao recém-eleito presidente, no entando só alguns poucos puderam falar, e acreditem ou não, Obama estratégicamente escolheu um blogueiro Jeremy Taylor para fazer uma das perguntas. A campanha de Obama em sí fez um grande uso de blogs na sua divulgação.

Google Blog Search: Agora Mais Completo

Inicialmente o Google Blog Search era simples e usava os proprios feeds dos blogs para realizar a indexação dos conteúdos. Isso era ruim, pois alguns blogs optavam por publicar apenas parcialmente os seus artigos no RSS, nestes casos o Googlebot do Blog Search indexava apenas parcialmente os artigos, deixando de fora parte do conteúdo e fazendo com que esses posts parecessem menos relevantes do que eram na realidade. Prejudicar algúem devido a limitações técnicas é ruim também do ponto de vista da Otimização de Sites moderna pois hoje em dia, para as search engines o conteúdo é tão importante quanto o SEO técnico.

Tela Inicial do Google Blog Search em Português

Agora ao invés de simplesmente ler os feeds e indexar, o novo Googlebot do Google Blog Search está indo mais longe e lendo também os artigos originais. Ele continua usando o RSS para achar os blogs, mas agora ao invés de sair lendo o Feed ele apenas usa o Feed para poder achar os conteúdos originais completos, dentro dos blogs. No desenvolvimento do novo sistema também tiveram a preocupação de tornar o Googlebot do Google Blog Search compatível com todos os tipos de blog ( WordPress, Blogger, etc.. ).

Jeremy Hilton do Time de Desenvolvimento do Blog Search em relação ao ultimo upgrade disse:

Nossa espectativa é resolver o mais breve possível este problema ( da indexação apenas parcial ). A partir de agora usaremos o conteúdo completo da página, porém excluindo tudo o que não faz parte do artigo. Não tenho certeza se poderemos ver os efeitos imediatamente, mas estamos trabalhando nisso e estamos confiantes que em breve estará resolvido.

Sobre o Autor:
Autor
Mestre em Ciência e Tecnologia da Computação pela Universidade Federal de Itajubá, e fascinado pelo desenvolvimento em diversas tecnologias web. É possível encontrá-lo pelo Twitter, Facebook e Google+.

1 Comentário

  1. Eli Braz disse:

    Cara, você é o cara!

    Obrigado pelas dicas, é importante tem alguém que trabalhe com seriedade ajudando nós blogueiros.

Deixe o seu comentário!