Tenha mais êxito com a indexação do Google!

Por Vinicius Paes - 25 ago 2008

É normal na utilização do google webmaster tools, verificar que seu site não é indexado da maneira que deseja. Levando ao lema: há com certeza algum problema com este aspecto de SEO.
O Google não vasculha a fundo seu site, como você gostaria, não é mesmo? Há aqui algumas medidas que podem variar, mas servem para auxiliá-lo nesta meta de otimização de sites.

Êxito na indexação, êxito nos resultados!É normal na utilização do google webmaster tools, verificar que seu site não é indexado da maneira que deseja. Levando ao lema: há com certeza algum problema com este aspecto de SEO.

O Google não vasculha a fundo seu site, como você gostaria, não é mesmo? Encontre aqui algumas medidas que servem para auxiliá-lo nesta meta de otimização de sites.

Tenha Certeza que você tem problemas de Indexação!

Por algumas razões, em muitos casos, você não tem acesso ao número real de url´s que a search engine indexaram. Você deverá investigar o quão profundo o seu site foi indexado de fato, antes de tomar qualquer atitude. Segue aqui algumas dicas:

  • Verifique quantas páginas foram indexadas em cada diretório ( ou subdiretório: o quão profundo você chegar, mais precisos serão seus resultados!)
  • Procure por palavras-chave (keywords) específicas em cada subdiretório.
  • Verifique páginas recentemente indexadas ( é possível utilizar o prazo de tempo “date range” nas opções avançadas)

Utilize estes métodos, cuidadosamente. Colete os dados, e desta maneira será possível compará-los com outras ferramentas de verificação, para ter certeza do status atual da indexação de seu site. Desta maneira você tem parâmetros de comparação, e tem idéia da veracidade dos dados. Assim, poderá tomar atitudes, caso seja verificado de fato o problema.

Verifique os problemas que estejam levando a não-indexação!

Será que o google está vendo todo meu site?

Tente verificar se há algum problema que esteja levando a não indexação, e também, qual a área de seu site que isto ocorre. Qual tipo das páginas ou subdiretórios foram deixados de lado, sem atenção. Tente traçar um padrão nas páginas que não obtiveram sucesso na indexação, para analisar o foco do problema. É possível que seja conteúdo duplicado, ou problemas na arquitetura interna. Analise também seu robots.txt e veja se não há nenhuma regra que esteja prejudicando seu site.

Foque em links externos para a área de problema

Trabalhe com links externos, para que ajudem a melhorar o visual das páginas mais distantes de seu site. Mas lembre-se que devem ser links de qualidade, referentes ao propósito do site, senão irão cair ná área de black hat SEO, passível de punição pelas search engines!

Dica SEO!

Lembre-se que o crawler do google não tem todo o tempo do mundo para indexar seu site. Então utilize de tecnologias de programação amigáveis ao mesmo, para que o tempo que ele passe em seu site seja otimizado ao máximo. Desta maneira também, você resolverá a maioria de problemas de indexação que tiver pela frente. Basta ter paciência, que com o tempo, seu site com certeza será todo indexado!

Um abraço aos leitores do Mundo SEO, e não deixem de assinar nosso FEED!

Sobre o Autor:
Autor
Mestre em Ciência e Tecnologia da Computação pela Universidade Federal de Itajubá, e fascinado pelo desenvolvimento em diversas tecnologias web. É possível encontrá-lo pelo Twitter, Facebook e Google+.

9 Comentários

  1. Márcia Freitas disse:

    Amigo, obrigado pelas dicas com o meu site funcionou e hoje minha loja é uma das grandes lideres de venda na internet.

    Sex Shop Desejo Sensual

  2. Mundo Drive disse:

    Obrigado, as informações foram de muita utilidade!

  3. Bruno Brizzi disse:

    Márcia Freitas!
    Fico Feliz que as dicas de SEO e otimização de Sites terem sido úteis para você! Não esqueça de sempre acompanhar nossos artigos para ficar sempre atualizada!
    Abraços!

  4. Bruno Brizzi disse:

    Mundo Drive!
    O Objetivo da Mundo SEO é sempre prover artigos úteis em Otimização de Sites e SEO . Fico Feliz que foram proveitosas!
    Grande Abraço!

  5. Bruno Brizzi disse:

    Olá Quarto de Milha!
    Obrigado pela visita! Espero que o tenha auxiliado na Otimização de seu Site !
    Lembre-se de focar em múltiplas search engines para maximizar o SEO de seu domínio e englobar todo o mercado de buscadores.
    Abraços!

  6. Tenho um portal criado em fevereiro deste ano. Se alguem digitar qualquer palavra acrescida de “ilha do governador” meu site aparece na primeira página. Porém a index fica rodando entre a oitava página e a décima terceira. Isso pode ter a ver com o fato dela ser atualizada diariamente (html)?

  7. Rick disse:

    Muito boas suas dicas.

    Abraço e muito obrigado.

Deixe o seu comentário!