Cache do Google, Será?

Por Vinicius Paes - 3 set 2008

Um assunto interessante que rodeia o mundo dos webmasters é a validade de utilizar o cache do Google. Sabemos que há diversos prós e contras, mas quando será verdadeiramente viável a utilização deste recurso, e quando este se torna um veneno irremediável?

Um assunto interessante que rodeia o mundo dos webmasters é a validade de utilizar o cache do Google. Sabemos que há diversos prós e contras, mas quando será verdadeiramente viável a utilização deste recurso, e quando este se torna um veneno irremediável?

Diante dos malefícios que os webmasters apontam para o arquivamento do google, grande maioria destes acha bastante viável o não arquivamento de seu site. Utilizam uma meta tag de não arquivamento:

<meta name=”googlebot” content=”noarchive”>

Quando não seria legal deixar o google arquivar meu site e deixá-lo visível?

Um dos principais motivos para impedir o arquivamento seria nos site de eCommerce, pois neste sites há uma mudança bem volátil de mercadorias e preços, o que poderia gerar problemas com o consumidor. Querendo pagar o preço visto no cache ao invés do preço original.

O Google deixa de arquivar meu site, com a utilização desta meta tag?

Google Cache: seu site continua indexado, mas sem opção de cache!Vale lembrar que o Google apenas desabilita o linkcached” da página na busca. Porém ele continua a indexar e ainda mostra um snippet da mesma.

Qual a real vantagem no arquivamento do seu site no cache do Google?

Se por algum motivo seu site ficar offline devido problemas no seu servidor, ainda assim os usuários terão acesso ao mesmo.

É possível também a perda de alguns arquivos na migração de servidor, principalmente a index, sendo assim é possível recuperá-la utilizando este recurso do google.

Temos também o recurso de visualizar a página em modo texto, dando uma idéia básica de como sua página é, só é funcional quando oarquivamento está ativo.

Google cache: as vantagens de sua utilização!

Existe alguma penalidade por utilizar de não arquivamento em seu site?

Cache do Google, Será este viável para o meu site?Há sempre especulações sobre este assunto, porém informações diretamente do Google afirmam que tal informação não procede. Mas alguns usuários podem suspeitar das páginas sem cache, achando que as mesmas utilizam de algum black hat SEO, tal como uma página com cloaking page. Tais rumores e discussões na área de SEO e otimização de sites nunca terminam, sempre com teses e afirmações de casos diversos.

Um grande abraço aos leitores do Mundo SEO, não esqueçam de assinar nosso feed, e aguardem nosso próximo post sobre o novo browser do Google: o Chrome!

Sobre o Autor:
Autor
Mestre em Ciência e Tecnologia da Computação pela Universidade Federal de Itajubá, e fascinado pelo desenvolvimento em diversas tecnologias web. É possível encontrá-lo pelo Twitter, Facebook e Google+.

6 Comentários

  1. Deborah Ribeiro disse:

    Como faço para não ter o cache em um blog?

  2. Vinicius Paes disse:

    Olá Debora Ribeiro, para desabilitar essa opção de cache nos resultados de busca orgânica, basta adicionar a meta tag a seguir:
    META NAME=”ROBOTS” CONTENT=”NOARCHIVE”
    ou:
    META NAME=”GOOGLEBOT” CONTENT=”NOARCHIVE”
    devem estar dentro das tags: Head e /Head . Lembrando que alguns modelos de blogs não dão muita opção para edição. Um Abraço.

  3. Eric disse:

    Eu gostaria do contrário. Gostaria de acessar uma página em cache de um blog que ja saiu do ar. O google o acha, mas não há a opção “em cache”.
    Ainda é possível buscá-lo?
    VAleu,
    ERic,

  4. Quanto tempo leva para o google atualizar o cache em média?

  5. Vinicius Paes disse:

    @Eric
    Infelizmente não é possível Eric! É necessário possuir o link de acesso ao cache do site em questão, pois a URL deste não é muito amigável para acesso direto.
    Um Abraço!

  6. Vinicius Paes disse:

    @Caciano
    A atualização de cache varia de acordo com a indexação do site em questão.
    Um abraço!

Deixe o seu comentário!