Tutorial Básico do Google Analytics

Por Vinicius Paes - 14 set 2012

O Google Analytics é uma ferramenta gratuita da Google que permite analisar as estatísticas de visitação do seu site. Aprenda a usa-la no nosso tutorial básico de Google Analytics.

O que é o Google Analytics?

O Google Analytics é uma Application Programming Interface (API) ou, em português, Interface de Programação de Aplicativos. Essa ferramenta é gratuita e disponibilizada pelo Google para ser usada pelos desenvolvedores de sites e profissionais de Search Engine Optimization (SEO), que em português significa Otimização para Motores de Busca. Com o Analytics você consegue acompanhar detalhes sobre a visitação e estatísticas do seu site, além de tornar possível a verificação de variáveis interessantes, como a quantidade de visitas por dia ou então as Keywords que estão sendo relacionadas ao seu site. Todos os dados são extraídos diariamente das estatísticas do próprio Google. Atualmente, o Google Analytics é a ferramenta de Otimização de Sites mais utilizada no mundo.

Para entender melhor como utilizar o Google Analytics, nós criamos um tutorial que vai te ajudar a utilizar os benefícios dessa ferramenta de análise.


Tutorial do Google Analytics

Primeiramente, para desfrutar de ferramentas como o Analytics, você deve possuir uma conta no Google, muito comum nos dias de hoje. Essas contas podem ser no Gmail, Youtube ou Orkut.

Em seguida, você deve acessar a página do Analytics e clicar sobre “Crie uma Conta”, caso você ainda não tenha cadastrado seu site no aplicativo, ou em “Faça Login”.

 


Cadastramento do site no Analytics

Se for o seu primeiro acesso, você deverá cadastrar algumas informações referentes ao seu site. Como nome da conta, URL, país, etc. O Google se compromete, através de sua política de privacidade, a não divulgar as informações fornecidas.

O nome da conta deve ser cadastrado de modo expressivo, isso irá auxiliá-lo a identificar, entre muitos sites inscritos, qual você deseja analisar. Além disso, esse é o campo utilizado na impressão de relatórios.

Informar os dados corretos do país e do fuso horário são importantes para que haja precisão nos dados referentes ao horário de maior acesso dos usuários.

Confira cada um dos campos:

Nome da Conta: Esse campo irá auxiliá-lo a identificar em qual conta será feita a análise. Quando há várias contas, essa é a forma mais fácil de separá-las.

URL: Nesse campo você deve primeiramente escolher entre “http”, “https” ou “Não é um website”. Em seguida, deve preencher o domínio do seu site.

Fuso Horário: Você escolherá qual o seu país e qual o fuso horário utilizado.

Categoria do Setor: Você terá diversas opções de categoria para escolher a que mais se adequa ao seu tipo de site.

Para finalizar a criação da conta, você deverá ler atentamente o contrato que contém os termos de serviço do Google Analytics.  Para isso, é possível indicar qual o país ou território se encontra para que o idioma seja adequado à sua região. Após ler o contrato, você deverá indicar que concorda com os termos e condições mencionados. Ao final, você deverá clicar em “Criar Conta”.

Pronto! Sua conta no Google Analytics foi criada! Porém, para que seu site seja analisado você deverá inserir um código de monitoramento, oferecido pelo Analytics.

Para obter o código, você deve clicar na aba “Código de Acompanhamento”, copiar o código e inseri-lo em todas as páginas do seu site. Esse código funciona como se fosse um DNA e será gerado cada vez que você cadastrar um novo site no Analytics.

DICA: Muitas pessoas ficam com receio de inserir esse código nas páginas do site e acarretar algum problema. Para prevenir que isso não aconteça e para facilitar o seu trabalho, evitando inserir o código manualmente em todas as páginas, nós aconselhamos que você o inclua em seu header. Assim, é como se a inserção tivesse sido feita página por página.


Iniciando uma seção no Analytics

Ao iniciar sua sessão, a seguinte tela irá aparecer e você poderá selecionar qual site deseja realizar a análise. Isso poderá ser feito clicando sobre a opção de “Todas as contas”.

Assim, você terá acesso às informações referentes ao site escolhido. Na página inicial, você será apresentado ao painel de controle. Nele estão expostas informações sobre as visitas, duração média da visita, taxa de conversão, alertas, entre outros.


Acompanhando os relatórios

A emissão dos relatórios será feita de acordo com a ocasião determinada por você. Para isso, no canto superior direito você poderá alterar o período em que deseja comparar os dados. Ao clicar sobre a data a ser modificada, um calendário aparecerá e você poderá determinar qual o intervalo de tempo desejado para que a análise seja feita.

Além disso, essa análise pode ser realizada por hora, por dia, por semana ou por mês. Basta você escolher a opção desejada e o relatório será emitido.

Após concluída esta etapa, você poderá visualizar várias informações a respeito do seu site.  Os tópicos abaixo (Público Alvo, Publicidade, Fontes de Tráfego, Conteúdo, Conversões) podem ser explorados de forma que você consiga obter o maior número de dados possíveis. Esses tópicos se encontram do lado esquerdo do Analytics e, ao clicar sobre cada um deles, as opções de análise aparecerão.

Para exemplificar melhor a forma como esses dados são apresentados, vamos utilizar o primeiro tópico que possui a “Visão geral” dos visitantes do site.

O gráfico formado por pontos indica o número de visitas alcançadas em determinado período. Cada um dos pontos faz referência a um dia, que pode ser visualizado ao passar o ponteiro do mouse sobre eles.

Além desses dados, temos também o número total de visitas por IP’s distintos ou não, o número total de exibições por página, a média de visitas por página, o tempo médio de permanência no site e a porcentagem de novas visitas. Outro dado de extrema importância é a taxa de rejeição. Essa taxa indica a porcentagem de usuários que permaneceram na sua página por menos de um minuto.

Informações referentes ao idioma, localização geográfica, tipo de navegador e sistema operacional, rede, entre outros dados a respeito dos visitantes, também podem ser obtidas através do Analytics.


Adicionando nova conta

Para adicionar uma nova conta vinculada ao seu endereço de e-mail, ou seja, para adicionar um novo site para análise, você deverá clicar na aba de “Administrador”, localizada no canto superior direito do Analytics. Em seguida, clique na opção “Nova conta” para preencher novamente as informações a respeito do outro site que será analisado.


Excluindo um perfil ou conta

Para excluir um perfil ou uma conta, ou seja, excluir determinado site da lista de contas a serem analisadas, você deverá clicar na aba de administrador, selecionar o site que deve ser deletado, clicar em “Configurações da conta” e, em seguida, clicar em “Excluir esta conta” no canto inferior direito da página. Uma mensagem de confirmação será enviada e a conta será deletada.

Sobre o Autor:
Autor
Mestre em Ciência e Tecnologia da Computação pela Universidade Federal de Itajubá, e fascinado pelo desenvolvimento em diversas tecnologias web. É possível encontrá-lo pelo Twitter, Facebook e Google+.

55 Comentários

  1. Rodolfo disse:

    É um tutorial bacana para quem começa a usar o google analytics do zero. Seria interessante também abordar mais o assunto dos filtros, para oraganizar a coleta de dados. Parabéns pra equipe!

  2. ana disse:

    É o melhor blog sobre o assunto!
    Parabens ai galera!

  3. Eli disse:

    Adorei o post sobre o analytics, mas fiquei na dúvida na hora de inserir o código de monitoramente. Gostataria de sugerir que tivessem um tutorial prático explicando passo a passo. Continuem como bom trabalho!

  4. eu estou com uma dúvida na hora que eles fornecem o código java script (Tracking Code do Google Analytics), eu tenho que por só o código ou precisa mudar algo nele???
    até mais envie um email para mim.
    foorumblog@yahoo.com.br

  5. Valden Flavio disse:

    Fala Blog’ Download,
    a inserção do tracking code é muito simples, basta copiar o código mostrado pelo analytics logo antes da sua tag /body. Aconselhamos inserí-lo dentro do seu footer, pois é o mesmo em todas as páginas, e evita o transtorno de ficar inserindo manualmente em todas elas. Abraços

  6. obrigado por tudo…

    abraço

  7. cidicley disse:

    como cadastrar mais de um site na mesma conta?

  8. Valden Flavio disse:

    Na tela inicial após loggar no Google Analytics, terá a opção “Gerenciador de Usuários”, lá você poderá adicionar usuários que podem ter acesso aos relatórios. Temos um post tutorial para essa parte, segue o endereço:

    http://www.mundoseo.com.br/blog/seo/gerenciando-usuarios-google-analytics/

  9. Tiago Negreiros disse:

    Valden, continuo sem entender como colocar o tal código no meu blog. Você fala para eu colar o código no “footer”. Mas o que danado é “footer”? Eu continuo sem saber onde colo o tal código…

  10. Valden Flavio disse:

    Olá Tiago, vou explicar primeiramente o que é o footer. Olha na própria página deste post, no fim dela tem algumas características do site:
    © Copyright 2007 – 2008 Mundo SEO – Otimização de Sites e Consultoria em SEO

    Sitemap | Política de Privacidade

    Este é o footer padrão do blog, todas as páginas do blog tem estas mesmas características. Por isso, criamos uma arquivo em PHP com o nome footer.php, e inserimos ela no fim de toda página. Desta forma, colocamos nela também o código de inserção do analytics. Assim todas as páginas que tem o footer, também terá rastreamento pelo analytics. Sendo assim, todas elas!
    Espero que tenha ficado mais claro agora. Um abraço.

  11. Rafael Yazbek disse:

    Pessoal,

    Gostaria de perguntar uma coisa, eu faço as interpretações do google analytics aqui na empresa, já mexi com Webtrends também.
    Minha pergunta é se alguém já usou outro tipo de ferramenta para rastreamento de IP ou monitoramento para saber quem esta entrando no site, que d~e alguma informaçao importantes sobre o usuário, IP, e-mail etc….

  12. Valden Flavio disse:

    Olá Rafael
    Em relação a ferramentas para análise estatísticas de sites, aqui na empresa nós também só usamos o Google Analytics nas campanhas de Web Marketing e SEO. E nós o recomendamos fortemente por 3 motivos:
    - Tem todas as opções necessárias para uma boa análise
    - Além de ser bem completo está sempre sendo melhorado pela equipe do Google
    - É gratuito ( mesmo assim é melhor que muitos pagos :) )

  13. ivan disse:

    Gostaria de saber como faço para ter controle do numero de visitantes, de um parceiro (blog)que tem um banner meu?

  14. Valden Flavio disse:

    Olá Ivan
    Para você verificar a quantidade de visitas que uma determinada fonte trás para o seu blog ou site, no menu do Analytics, selecione o item “Traffic Sources” ( fontes de trafego ), depois escolha o sub-menu “Referring Sites”. Neste relatório vão aparecer todos os sites que estão trazendo visitas pra você, bem como a quantidade de visitas vindas de cada um.

  15. Danilo Luiz disse:

    quantas contas consigo ter no google analytics ?

  16. Bruno Brizzi disse:

    Olá Danilo
    Na verdade para cada e-mail do Gmail pode-se ter uma conta do Google Analytics. No entanto, dentro de uma mesma conta pode-se ter infinitos usuários. Neste artigo do nosso blog:
    Gerenciando os Usuários do Google Analytics
    Há um pequeno tutorial que ensina a administrar os usuários do Google Analytics.

  17. Be Happy disse:

    Oi, Danilo
    não sei onde encontrar esse tal footer, para inserir o código. Meu site tem a gerência no servidor onde está hospedado, é lá que devo procurar ? E o que devo procurar afinal ? Desculpe mas sou leiga no assunto. Abraços.

  18. Bruno Brizzi disse:

    Olá Be Happy
    Footer é a parte inferior do seu site, a parte do código que fica mais embaixo. Geralmente o Tracking Code do Google Analytics é colocado no Footer ( que a ultima coisa ) para que ele não influencie o resto da página e não atrapalhe o conteúdo. Também é colocado no Footer porque em muitos sites otimizados o footer se repete em todas as páginas, já levando consigo o codigo do Analytics junto.

  19. Vlw, eu nao tava sabendo como adicionar mais de um site mas voce me ajudou, obrigado!

  20. Valden Flavio disse:

    Olá Baixe na Net Br,
    a equipe mundo SEO fica muito satisfeita e garantir conteúdo de utilidade para os amigos webmasters. Com certeza o analytics é uma ferramenta imprescindível no gerenciamento de várias páginas e no controle de otimização de sites. Abraços

  21. Ótimo artigo. Tenho um blog sobre comercio eletrônico e estou colocando uma série de POSTs como o tema O QUE É … ? Estarei colocando o seu artigo explicando o Google Analytics com referência para você e este link.

  22. Tenho no meu site, a versão Urchin 3.3 PRO, dá pra instalar o serviço do Google Analytics, independentemente ?

  23. denilson disse:

    é possivel colocar um mesmo codigo em paginas distintas no mesmo site, no meu site quero monitorar uma pagina exclusiva, cito: vida de solteiro. quero saber a quantidade de acessos nessa pagina, e tambem do site como um todo, terei que fazer mais un código, ou o mesmo serve?

  24. Valden Flavio disse:

    Olá Roberto Carvalho
    Que bom que você achou o artigo interessante. O Google Analytics é atualmente uma das grande unanimidades da Internet, praticamente todos os desenvolvedores o utilizam. Essa é realmente uma pauta excelente para o seu site.

  25. Valden Flavio disse:

    Fala Mateus !
    É possivel sim. O Tracking Code do Google Analytics é totalmente celular e independente. Basta ter o Tracking instalado que o sistema dentro de pouco tempo já passa a funcionar.

  26. Valden Flavio disse:

    Fala Denilson
    Realmente dá pra fazer sim do modo com que você disse ( com 2 Google Analytics diferentes instalados no mesmo site ) mas não é o modo mais inteligente. O melhor jeito é verificar os acessos de cada página dentro do Analytics mesmo, exisitem estatísticas individuais para cada página.

  27. Flávia disse:

    Olá, Valden. Gostaria de agradecer a ajuda. Eu creio ter conseguido instalar o analytics em meu blog – estou aguardando o prazo de 24h.

    Além disso, você tem disponibilidade para me ajudar com outras dúvidas que tenho (a tal linguagem html)?

    Aguardo sua resposta e agradeço.

  28. Andressa disse:

    Bom dia. Baseado na ultima resposta para o Denilson, quero só esclarecer. Dá para colocar o mesmo codigo em todas as paginas do site, ou é necessário criar um codigo para cada pagina ?

  29. Rogerio disse:

    Olá Valden, parabens pelo artigo. Esclarecedor e fácil.

    Instalei o Google Analytics e já estou recebendo relatórios. Porém no meu site tenho alguns banners de terceiros, cujos links apontam para os sites deles e gostaria de saber se existe algum filtro no Google Analyticsas onde eu pudesse ver as estatísticas de quem clicou em tais banners. Não sei se é possível o Analytics identificar isso, já que os banners apontam diretamente para fora do meu domínio.

  30. Bianca disse:

    Oie, estive lendo tudo sobre o tool e gostei mto! Mas quando fui fazer o cadastro para adquirir o código e tal, Li no contrato do serviço algo sobre pagar? Eu terei que pagar a cada usuário gravado no analytic´s: ou não, não se paga nada por isso: Acabei não implantando o código no meu site.

  31. rogério disse:

    Olá! Vendo seu post, resolvi deixar aqui uma pergunta: iniciei o preenchimento do analytics,mas, onde fala do país ou território não aparece o: BRASIL. Pode me dizer o que fazer? Obrigado!

  32. MAX disse:

    “É apresentado também a taxa de rejeição, que são os usuários que navegam por menos de 1 minuto na sua página.” Vc tem certeza dessa informação?

    Pelo que venho analisando, rejeição é permanecer numa página por menos de 30 segundos e não 1 minuto… 60 segundo é um espetacular para conhecer um website. Aguardo resposta.

  33. elizeu disse:

    Olá Boa noite, vc poderia me explicar uma coisa eu d]recebi um email do google adsense me informando que a minha conta foi desativada por cliques inválidos , o que é isso, tenho como ativala novamente? abs.

  34. Sílvio Lima disse:

    É possível aproveitar uma conta que já tem seu código (tipo ua – xxxx) nas páginas do site para abrir outra conta ou mesmo transferir a responsabilidade de uma conta para outra pessoa.A conta existente foi aberta em nome de uma pessoa que não tem nada a haver com o site.Resumeindo: quero passar a responsabilidade da conta para mim, só que a conta atual está em nome de um terceiro e usa seus dados particulares.
    Obrigado.

  35. Marcos disse:

    Muito obrigado pelas dicas, não estava conseguindo adicionar outro site na conta, mas na instrução “Adicionar perfil de site” entendi como fazer.

    Um abraço!

  36. leomar disse:

    olá, não está aparecendo os mapas ,no analytcs, onde eu visualizava as visitas, nem o gráfico (barra) que indica as visitas do dia e anteriores. O que fazer?

  37. Alexandre disse:

    Olá meu google anlytics está em ingles o que eu faço para ele ficar em portugues?

    abraços

  38. hilton disse:

    por favor me ajuda, nao sei como colocar o codigo gerado
    nao entendi o video tutorial do proprio site e nem o FAQ.

  39. Olá Valden,
    Li todas a correspondência acima, mas mesmo assim não consigo colocar o tal código em meu blog. Você menciona o caso do Footer, mas na página do meu blog isso não existe como exemplificado. Que outro caminho posso seguir? Dizem que é fácil abrir um contador, mas não é não… estou encontrando muita gente com dificuldades!
    Abraços e parabéns pelo seu tutorial!

  40. lucas disse:

    ola tudo bem,estou tentando por o analitcs mas nao sei ver se o google analitcs ja se conectou com o meu site e eu nao sei fazer isso!
    isso e estantanio ele atualiza na hora?
    me ajudem plis

  41. Sid disse:

    Olá, pelo Google Analytics é possivel saber quantas visitas o meu site enviou para um determinado site amigo?
    abraço.

  42. Ferdinando disse:

    como faz relatorio personalizado?

  43. Ronaldo disse:

    Olá. Aminha dúvida é a mesma da Bianca. O contrato fala assim: “Conta” refere-se à conta na qual será cobrado o Serviço.
    e também isso: 2. TAXAS E SERVIÇOS. Sujeito à seção 15 do presente instrumento, o Serviço é oferecido gratuitamente ao Usuário para até 5 milhões de visualizações de páginas e, se o Usuário tiver uma campanha Adwords de boa reputação.
    Eu nem sei o que é Adwords. Pode dar uma mão. Obrigado

  44. Juliones disse:

    Excelente Post! Muito bem escrito e construído, parabéns pelo post! Abração

  45. jean disse:

    eu instalei o analitcs no meu site mais ele so monitora a pagina index principal. eu queria q ele monitorasse todas as paginas e links do site para eu ver qual a area do site o povo mais visita! como eu faço? eu ja repeti o mesmo codigo da pagina inicial em todas as paginas mais na deu certo.

  46. José Paulo Lopes disse:

    Gostei muito do site.

  47. Olá Tudo bem?

    De uns tempos para cá minha taxa de rejeição caiu de 65% para 2% ou 1,5%, muito intrigante. Já tentei verificar o que houve mas não consegui descobrir, você teria alguma idéia do que pode estar acontecendo?

    Obrigado!

  48. Olá, embora tarde, me ajudou pois estou começando esta semana no mundo dos Blogs e tenho muitas dúvidas. assim é bom ter alguém que realmente entenda do assunto. Abraços.

  49. Marco disse:

    Ótimo tutorial, me ajudou muito! ;)

  50. Fernando Garcia disse:

    Vinicius, parabéns pelo desenvolvimento do Tutorial !
    Material de facil compreensão !
    Será que pode me fornecer tutorial sobre Google Adwords tbm ?!

    Forte abraço

  51. Arthur Melo disse:

    Bom dia, Estou com uma dúvida, existe a necessidade de adicionar uma conta para cada página que queira saber se foi visitada ?

  52. Parabéns. Estava precisando desse pontapé inicial.

Deixe o seu comentário!