O Painel de Relatórios do Google Analytics

Por Vinicius Paes - 28 jul 2008

O Google Analytics fornece diversos tipos de relatórios contendo todo tipo de informação. Entenda quais são e para que serve cada um destes relatórios.

O painel de relatórios do Analytics é como se fosse uma visão geral que você tem do status atual do seu site. Ele é dividido em 2 partes: a sessão o gráfico de visitas por dia e estatítisticas do uso do site que são fixos e a sessão dos relatórios em sí que pode ser customizável. É nesta sessão do Google Analytics que os profissionais de SEO e os administradores dos sites ou blog encontram os resumos dos diversos tipos de relatórios disponíveis. Os principais relatórios para otimização de sites são:

Relatório da Visão Geral das Fontes de Tráfego

Visão Geral das Fontes de Tráfego do Google Analytics

Função no painel do Google Analytics: Informar para o administrador do site ou blog de que fonte estão vindo as suas vistas. Neste relatório é exibido um gráfico e também as porcentagens que cada fonte de tráfego está trazendo. Clicando em exibir relatório aparecem algumas estatísticas extras sobre o nome dos sites e das search engines de onde estão vindo os seus visitantes e também as keywords que estão sendo relacionadas as buscas que levaram ao seu site.

Relatório da Cobertura do Mapa

Relatório da Cobertura do Mapa do Google Analytics

Função no painel do Google Analytics: Informar de que região do mundo estão vindo os seus visitantes. Clicando em exibir relatório aparecem detalhes sobre os países de onde vieram seus visitantes e também detalhes sobre estes visitantes tais como taxas de rejeição e quantidade de páginas por visita.

Relatório das Palavras Chave

Relatório das Palavras Chave ( keywords ) do Painel do Google Analytics

Função no painel do Google Analytics: Apresentar a lista de keywords que estão relacionadas ao seu site, ou seja, quais palavras os internautas digitaram nos sites de busca tais como o Google e o Yahoo e que acabaram chegando no seu site. Clicando em exibir relatório aparecem mais detalhes sobre estas keywords tais como a quantidade de vezes que cada uma foi usada e em quantas páginas os usuário que usaram essas keywords acabaram navegando.

Relatório da Visão Geral do Conteúdo

Relatório da Visão Geral do Conteúdo do Google Analytics

Função no painel do Google Analytics: Informar que tipo de conteúdo está gerando mais interesse nas pessoas que navegam no seu site ou blog, sendo exibidas as páginas que foram mais visitadas. Clicando em exibir relatóro aparecem alguns detalhes extras tais como a quantidade total que todas as páginas do seu site ou blog foram exibidas.

Uma dúvida muito comum que os usuários do Google Analytics tem é quais relatórios exibir no seu painel. Eu particularmente utilizo os quatro citados acima, pois neles temos toda a informação necessaria para analisar qualquer site ou blog. Qualquer outra dúvida, sugestão ou pergunta é só deixar seu comentário, abraços !

Sobre o Autor:
Autor
Mestre em Ciência e Tecnologia da Computação pela Universidade Federal de Itajubá, e fascinado pelo desenvolvimento em diversas tecnologias web. É possível encontrá-lo pelo Twitter, Facebook e Google+.

2 Comentários

  1. victor cova disse:

    boa explanação. parabéns!

  2. wesley ss disse:

    receber por email tudo do dia 20-08 ao 24-08

Deixe o seu comentário!