Os Menus do Google Analytics

Por Vinicius Paes - 21 jul 2008

O Google Analytics tem diversos menus e funções que ajudam a entender melhor como o seu site está sendo visto e o perfil dos visitantes. Entenda melhor estas funções no nosso tutorial de Google Analytics.

No canto superior da tela do Google Analytics temos diversos menus através dos quais é possivel obter diversas estatísticas interessantes para auxiliar na otimização de sites. Conhecer bem as características de quem visita o seu site é algo fundamental pois assim é possivel ver se a sua campanha de SEO está surtindo efeito e atraindo o publico correto.

Localização do Menu dos Visitantes do Google Analytics

Menu dos Visitantes do Google Analytics

Nesta seção do Analytics temos uma visão geral do perfil de quem navega no seu site. Entre as principais informações encontradas temos:

  • Visitas: quantidade total de visitantes do seu site
  • Número absoluto de visitantes únicos: quantidade total de visitantes do seu site, só que nesta estatística cada pessoa só conta uma vez. Esta informação é importante pra se poder ter uma idéia geral da quantidade real de visitantes diferentes que o seu site teve.
  • Exibições de página: Cada vez que um visitante clica em um link dentro do seu site e vai para outra página é contada uma exibição de página.
  • Media de Exibições de páginas: Nesta seção do Google Analytics é possivel ver quantas páginas internas do seu site em média cada pessoa que visitou o seu site entrou.
  • Tempo no Site: Nesta seção é mostrado o tempo médio que os visitantes ficaram no seu site, contando o tempo permanecido em todas as páginas que visitaram.
  • Taxa de Rejeição: Para medir a taxa de rejeição o Google Analytics verifica quantas pessoas sairam do seu site com menos de 1 minuto de navegação, cada visitante que fica menos de um minuto no seu site o Analytics conta como uma rejeição ao seu site, a taxa de rejeição é dada função da porcentagem total dos seus visitantes.

Localização do Menu das Fontes de Trafego do Google Analytics

Menu Fontes de Tráfego do Google Analytics

A função desta seção é dar uma ideia geral de onde estão partindo os visitantes do seu site. Existem 3 fontes primárias de visitantes:

  • Trafego Direto: são as pessoas que vão no navegador digitam www.nomedoseusite.com.br e apertam enter ou então as pessoas que entram no seu site através da seção favoritos dos seus navegadores, correspondem aos seus visitanes mais fiéis e que te visitam regularmente.
  • Sites de Referencia: mostra as pessoas que chegaram ao seu site através de links de outros sites.
  • Mecanismos de Pesquisa: são as pessoas que chegaram ao seu site digitando alguma keyword ou frase em algum site de busca como o Google ou Yahoo. Correspondem aos visitantes eventuais do seu site.

Google Analytics mostrando a porcentagem para cada fonte de tráfego

No menu de fontes de tráfego também é possivel ver os sites através dos quais vieram as visitas e as keywords que estão relacionadas ao seu site.

Localização do Menu Conteúdo do Google Analytics

Menu Conteúdo do Google Analytics

No menu conteúdo do Google Analytics uma informação interessante que você pode ver são quais páginas foram mais acessadas dentre as páginas do seu site. É possivel ver quantas vezes cada página foi exibida e também qual a porcentagem das visitas ela representa. No processo de SEO saber que tipo de conteúdo está sendo mais interessante para quem visita é importante para poder se produzir mais conteúdo semelhante ou então se for o caso para poder se especializar o site ou blog, caso ele não tenha um assunto muito específico.

Uma outra estatística bastante interessante do Google Analytics encontrada nesta seção é o sub-menu Cobertura do Site. Nessa seção é possivel abrir um janela onde o Analytics mostra a porcentagem de pessoas que clicaram em cada link em cada página, sendo assim possivel saber que tipos de links chamaram mais a atenção.

Sobre o Autor:
Autor
Mestre em Ciência e Tecnologia da Computação pela Universidade Federal de Itajubá, e fascinado pelo desenvolvimento em diversas tecnologias web. É possível encontrá-lo pelo Twitter, Facebook e Google+.

2 Comentários

  1. Eu sempre quis saber sobre aqueles menus – agora eu faço uma sugestão. Existe a opção de colocar no Painel, certo, quais vc´s sugerem aparecer primeiro. Qual dos relatorios tem extrema importancia. Tipo o relátorio de visita é fundamental aparecer primeiro no painel. Entendeu. – eu fico numa dúvida danada quando vou analizar os dados do copiarecolar.com

  2. admin disse:

    Olá Leanderson

    O Analytics é realmente um sistema que oferece bastante informação mesmo e isso as vezes confunde um pouco quem usa. Nós temos alguns relatórios padrão que colocamos no painel e que consideramos os mais práticos e interessantes:
    1. Uso do Site: fornece um resumo geral do que está acontecendo;
    2. Fontes de Trafego: é interessante pra verificar por exemplo se o site está bem otimizado ( qto mais visitas de search engines melhor =D );
    3. Palavras Chave: é bom para se ter uma idéia se as suas keywords de trabalho estão bem classificadas.;
    4. Visão Geral do Conteudo: é legal pra ver quais conteúdos ou paginas estão chamando mais a atenção para poder se produzir conteudo semelhante.
    Nós em geral usamos estes e recomendamos, espero ter solucionado a sua duvida ! Qualquer outra coisa basta deixar seu comentário.

Deixe o seu comentário!