Google Analytics: Sessões, Usuários, Visitantes, Impressões e Page Views

Google Analytics - Página Inicial

O que são usuários e visitantes no Google Analytics?

A variável usuário mencionada no Google Analytics antigamente era chamada de visitante. A medida que o GA passou por atualizações a nomenclatura foi atualizada.
É possível entender que o usuário é um visitante que acessou seu website e interagiu com seu conteúdo.

Mas como o GA sabe diferenciar se é o mesmo visitante que voltou ao site ou não? Bom, o processo mais simples de diferenciação é pelos cookies armazenados no cache do browser. Então se o mesmo usuário acessar o seu site ao longo do dia, o Google Analytics terá capacidade de verificar que se trata da mesma pessoa. Salvo esta pessoa utilize uma aba anônima, mude seu IP por VPN/Proxy, etc.

Por isso o Google Analytics também possui a métrica de comparar mês a mês os acessos em seu website e verificar quais os usuários retornaram e quais são novos usuários. Uma variável interessante de engajamento, verificando o interesse dos seus usuários ao longo do tempo.

O que são as sessões no Google Analytics?

A sessão monitora o comportamento do usuário no seu site. Ou seja, ao acessar o seu site, todas as interações realizadas pelo usuário são registradas na sessão.
Porém, o mesmo usuário pode ter mais de uma sessão no seu site no mesmo dia. A sessão só é contada como ativa se o usuário ficar menos de 30 minutos inativo, caso fique inativo por um período superior a 30 minutos e volte a interagir com seu site, uma nova sessão é criada.

Da mesma forma, caso o usuário saia do seu site e volte a interagir futuramente, outra sessão é contabilizada também.

O que são Pageviews, Impressões ou Visualizações de página no Google Analytics?

Google Analytics - Impressoes, Usuários, Pageviews, Sessão

Os termos são sinônimos um sendo a tradução do outro. Basicamente os termos Page views e as Impressões de Páginas do Google Analytics indicam o número de vezes que as páginas do seu site foram visualizadas. Não é uma das melhores métricas para medir o sucesso de acesso ao seu website, pois um mesmo usuário poderá ver diversas páginas. E não só pelo volume que as páginas são visualizadas, temos que olhar também o engajamento do usuário, o tempo que este leva em cada página. Se realmente o conteúdo foi do interesse, se não houve rejeição.

Porém, se estiver trabalhando a monetização do seu site por impressões de página, com certeza o volume de pageviews será uma das métricas mais relevantes, pois estará diretamente relacionada com o retorno financeiro.

Porém um site com muitas impressões e pouco engajamento ou alta taxa de rejeição pode indicar problemas com o conteúdo, ou mesmo problemas técnicos no servidor.