Google Analytics: Mini Dicionário de Termos Técnicos

Por Vinicius Paes - 6 abr 2009

Você entende todos os termos que aparecem na tela de relatórios do Google Analytics ? Tire um maior proveito do Google Analytics conhecendo melhor estes termos.

Google Analytics: O Maior Sistema de Análise de Sites do Mundo

Conheçer bem o Google Analytics é essencial para o SEO

O Google Analytics como todos sabem é o sistema de análise estatística de sites mais usado e também o mais completo do mundo. Nove a cada dez profissionais de Otimização de Sites também fazem uso do Analytics para preparar seus relatórios e traçar suas estratégias de SEO. Veja abaixo a lista dos principais termos técnicos que aparecem nos relatórios para uma melhor interpretação dos mesmos, a relação abaixo discrimina os nomes originais em Inglês e a versão dos mesmos em Português.

Principais Termos Técnicos do Google Analytics

  • Visits / Visitantes: A principal informação apresentada pelo Google Analytics. Correspondem a quantidade absoluta de visitasntes que o seu site vem tendo. É interessante salientar, que os visitantes são absolutos , ou seja, se um visitante entrar no seu site mais de uma vez por dia, somente a primeira vez irá ser computada, pois um dado IP só pode gerar uma única visita por dia.
  • Pageviews / Exibições de Página: Os pageviews ao contrário dos visitantes indicam a quantidade total de páginas exibidas no seu site por período ( dia, mês ou semana ). Se uma pessoa entrar no seu site mais de um vez por dia, neste caso, para cada visita será contado um novo pageview.
  • Bounce Rate / Taxa de Rejeição: A taxa de rejeição no Google Analytics é o indice que indica a qualidade das visitas do seu site. De nada adianta ter 10000 visitas por dia, se a rejeição está alta. O indice de taxa de rejeição é determinado por 2 fatores: a quantidade de páginas que o visitante passou quando visitou o seu site e também o tempo médio que ele ficou em cada página. A diminuição da taxa de rejeição é um dos principais focos das campanhas de Otimização de Sites.
  • Avg. Time on Site / Tempo Médio no Site: Outro termo do Google Analytics que determina a qualidade das visitas, quanto mais tempo os visitantes ficam em um site, maiores as chances de realizar uma venda de um produto ou serviço.
  • New Visits / % de Novas Visitas: Essa taxa representa diariamente a quantidade de novas pessoas ( tecnicamente novos IPs ) que entraram no seu site no dado período. Em geral sites com uma situação de otimização saudavel aprentam uma alta taxa de novas visitas. Quanto maior a porcentagem de novos visitantes o seu site tiver, mais a marca da sua empresa vai sendo disseminada internet a fora.
  • Map Overlay / Cobertura do Mapa: Nesta seção podemos ver as cidades, regiões e países de onde estão vindo as suas visitas. É interessante para saber se o site está atraindo o mercado e regiões para o qual foi projetado. Algumas cidades no entanto, por não serem devidamente identificáveis pelo Google Analytics são indicadas no relatório como Not Set ( não reconhecida ou desconhecida ). Em geral isso ocorre para cidades com menos de 100.000 habitantes.
  • Traffic Sources Overview / Visão Geral das Fontes de Tráfego: Traffic Sources Overview indica qual a fonte do tráfego do seu site. O trafego pode vir basicamente de 3 fontes primárias: de buscadores orgânicos tais como o Google, de Sites de Refência ( sites que fazem link para o seu site ) ou então de Trafego Direto ( as pessoas que escreveram o endereço do site na barra do navegador ). Em geral a principal fonte de vistas de um site são os buscadores, no entanto empresas fortes, com marca forte, tendem a ter uma grande quantidade de visitantes vindos de trafego direto.
  • Content Overview / Visão Geral do Conteúdo: Indica quais são as páginas que estão sendo mais visitadas no seu site. Normalmente a página mais forte de um site é a sua página inicial, no entanto em alguns casos, páginas de conteúdos mais pontuais tendem a ser mais fortes e classificando melhor no Google.
Sobre o Autor:
Autor
Mestre em Ciência e Tecnologia da Computação pela Universidade Federal de Itajubá, e fascinado pelo desenvolvimento em diversas tecnologias web. É possível encontrá-lo pelo Twitter, Facebook e Google+.

8 Comentários

  1. Siriguela disse:

    Hmm obrigado, alguns termos eu ainda nao tinha total certeza.

  2. Vinicius Paes disse:

    @Siriguela
    Se tiver demais dúvidas sobre o assunto ou a outros termos relacionados, fique a vontade de perguntar!
    Pode também acessar a SEO Pedia do site para verficar de forma geral o glossário de Otimização de Sites super Completo: Glossário SEO

  3. Muito bom o conteudo do seu post, ajudou a entender melhor o analytics. parabéns.

  4. Fernando disse:

    Parabéns Vinicius, show de bola este tuto.
    Grande abraço.

  5. Alex disse:

    Boa noite,
    Estou administrando uma campanha no adwords e vinculei com uma conta existente do Analytics, porem;
    quando vou na opção de palavras chaves da campanha aparece, como (NO SET)

  6. Monica disse:

    Muito proveitoso! Obrigada!

  7. Alexandre disse:

    Olá vinicius, vi que vc colocou que a expressao NOT SET significa nao encontrado, isso vc falou relacionado a paises ate compreendo,

    Mas estou com um resultado NOT SET em minhas palavras chave, e esse “not set” é maior fonte de pesquisa no site, sabe me dizer o que significa?

  8. Simples e direto. Uso o Google Analytics há pouco tempo, e já vi uma grande diferença quando comecei a controlar as visitas, passou de 2 visitas diárias para um patamar de 33.
    Para mim é bastante significativo, pois ainda estou aprendendo, mas realmente essas explicações são de grande ajuda.

Deixe o seu comentário!