Google Analytics: Dúvidas, Erros Comuns e as Soluções

Por Vinicius Paes - 4 ago 2008

Como funciona o Tracking Code do Google Analytics ? Quanto tempo leva para que as primeiras estatísticas apareçam ? Confira as respostas para estas e muitas outra dúvidas mais comuns do Google Analytics.

O Google Analytics sem dúvida é uma das melhores ferramentas gratuitas de SEO que temos atualmente para obter as estatítisticas de um site ou blog. Usar o Analytics de um modo geral para otimização de sites não tem muito segredo, no entanto existem algumas dúvidas e perguntas que frequentemente recebemos aqui na Mundo SEO. Aproveitando a chance, resolvemos então reunir e publicar todas estas perguntas de uma vez.

1-) Como funciona o Tracking Code do Google Analytics ?

O Tracking Code ( código de rastreamento ) é aquele código que o Google Analtytics gera cada vez que você entra com um novo site na sua conta. É através dele que o Google vai identificar quem, quando, por onde e por quanto tempo cada pessoa entrou no seu site. Para que o Tracking Code seja instalado no seu site ou blog basta que ele seja copiado e colado no código fonte de todas as páginas. Por padrão recomendamos que ele seja colado logo antes do fim do seu site próximo a tag </body>.

2-) O que vai acontecer se eu não colar o Tracking Code em alguma das páginas ?

Nada. Simplesmente a página em que você esquecer de colar o Tracking Code não será monitorada pelo Google Analytics. O fato dele não estar presente em alguma das páginas não interfere no rastreamento das outras. Mesmo não acontecendo nada mais grave sempre recomendamos que você verifique se o Tracking Code está presente em todas as páginas, pois uma página não monitorada pode estar trazendo visitas que não estão sendo contadas.

3-) Quanto tempo leva para que as primeiras estatísticas apareçam no Google Analytics ?

Uma vez que o Tracking Code foi instalado e verificado no seu site o tempo médio que o Google Analytics leva pra exibir as primeiras estatísticas é 24 horas. Caso depois de 24 horas os seus dados já não estiverem aparecendo verifique os seguintes fatores:

  • Se o Tracking Code está correto: verifique se o código que você colou no site ou blog corresponde exatamente ao código que o Analytics gerou pra você.
  • Se o seu site está usando redirecionamentos: em alguns casos usar redirecionamentos no seu site pode fazer com que o Google Analtytics não consiga localizar e monitorar o seu site.
  • Se algum código JavaScript local está em conflito com o Google Analytics: Em alguns casos scripts de JavaScript usam variaveis que tem o mesmo nome das variáveis do Analytics o que pode gerar conflito, se as suas estatísticas não estiverem aparecendo tente retirar o seus códigos JavaScript e verificar se algum deles por acaso estava gerando conflito. Caso ele esteja gerando conflito, tente refaze-lo ou então passar o Tracking code para seção <head> da sua página.

4-) Quantos sites posso adicionar na minha conta do Google Analytics ?

Não existe um número máximo de sites ou blogs que uma conta do Google Analytics possa monitorar. Cada vez que um site é adicionado um novo tracking code totalmente novo é gerado o que evita os conflitos. No entanto recomendamos fortemente que você gerencie os usuários do Google Analytics e divida as atribuições e projetos corretamente entre eles para evitar que tudo fique jogado junto.

5-) De onde o Google Analytics tira as estatísticas ?

O Google Analytics basicamente retira as suas estatísticas da base de dados do Google, mas também busca dados em algumas fontes complementares. Entre as bases de dados de search engines que o Analytics consulta além da do Google temos: Yahoo!, MSN, Lycos, Ask, Altavista, Netscape, Looksmart, About, Alltheweb, Gigablast, Voila, Live, Baidu e AOL.

6-) Só estou vendo os dados de ontem, como faço para ver os dados de hoje no meu painel ?

É possivel sim ver os dados preliminares do dia atual no painel do Google Analytics. Para poder ver estes dados basta clicar na seção de datas no canto superior direito da tela do Analytics e alterar a data. Fazendo isso também é possivel escolher o intervalo de datas sobre o qual serão exibidos os dados. Não há restrições quanto a este intervalo, qualquer intervalo de datas pode ser escolhido ( o grafico se adapta ao intervalo diminuindo ou aumentado o intervalo entre os dias ).

Alterando a data do Google Analytics

Por hora é isso, qualquer outra dúvida, dê uma lida nos nossos artigos anteriores de Google Analtytics ou então deixe o seu comentário. Abraços e até a proxima.

Sobre o Autor:
Autor
Mestre em Ciência e Tecnologia da Computação pela Universidade Federal de Itajubá, e fascinado pelo desenvolvimento em diversas tecnologias web. É possível encontrá-lo pelo Twitter, Facebook e Google+.

17 Comentários

  1. ana disse:

    Acho muito bons seus post sobre google analytics, principalmente o turorial básico. estou no aguardo do tutorial intermediário!!

  2. Não sabia dessa de ver os dados preliminares, sempre esperava para ver no dia seguinte. Bom saber!

  3. Lucas Souza disse:

    É Walmar, realmente esta função é bem legal mesmo, através dela dá pra ir acompanhando o desempenho do site ao longo do dia 🙂

  4. Rodrigo Piva disse:

    Muito bom! Consegui exclarecer algumas dúvidas que ainda pairavam!! hehe

    Abraço

  5. Lucas Souza disse:

    @Rodrigo Paiva
    Fala Rodrigo! Que bom que achou o post útil! O google analytics tem diversas opções de customização também, aguarde os próximos post´s!
    Abraços

  6. Mauricio disse:

    Olá, Lucas

    Parabens pelo artigo publicado.
    Sou usuario do google analytics e gostaria de tirar uma dúvida básica com você.

    Como configuro o monitoramento da pesquisa de site ?

    Mau site tem um campo de pesquisa e gostaria de monitorar a utilização dele, para saber o que e como meus clientes buscam informações e produtos.

    Se puder me ajudar serei muito grato.

    att.
    Mauricio

  7. Lucas Souza disse:

    Olá Mauricio

    Eu estou justamente escrevendo mais 2 posts sobre o Google Analytics e em um deles pretendo abordar algumas técnicas pra podemos ver em que links os usuários estão clicando mais e também o que estão pesquisando. Talvez essa semana ou na próxima eles já estejam no ar 🙂 Realmente essa sua dúvida é a dúvida de muita gente…

  8. Vicente disse:

    Parabéns, Lucas pelo tutorial, realmente esclarece muitas dúvidas, principalmente em algo novo como o google analytics!

    Mas tbm tenho uma dúvida sobre o envio do relatório em pdf para o cliente, dono do site. Na verdade gostaria de saber se não tem como eu escolher quais as estatísticas que posso enviar em um relatório em pdf.

    Tem como fazer isso?

  9. Lucas Souza disse:

    Olá Vicente !
    Que bom que você gostou do nosso trabalho
    Essa sua pergunta é muito boa, imprimir os relatórios é realmente uma das funções mais úteis do Google Analytics. Na verdade dá sim, é possivel sim escolher que dados imprimir no seu PDF. Em breve escreverei um novo tutorial ensinando como fazer.

  10. Vicente disse:

    Lucas, valeu pela resposta!

    na verdade é algo assim mesmo, gostaria de personalizar esse relatório e mandar por email para o cliente.

    aguardo o tutorial e obrigado!

  11. Natasha disse:

    você fala que é preciso colocar o código em cada página. no caso de um blog, o código aparecer uma vez na página principal já é suficiente? ou preciso colocá-lo a cada post? agradeceria se recebesse a resposta por e-mail. obrigada

  12. Dárius disse:

    Olá Lucas,
    ótimo trabalho, instalei o gadget analytics tracker e não funciona, estive vendo e isso acontece com muita gente. Voce tem alguma orientação a respeito?

  13. Lucas Souza disse:

    Olá Dárius
    Parabéns pela iniciativa de apoiar atividades ecologicas e sustentáveis na Amazônia !! Realmente aqui na empresa andamos tendo problemas também com o Tracking Code do Analyitcs ( tracker ), ele deve estar sendo aperfeiçoado, por isso não está funcionando mesmo. Para resolver este problema use o Tracking Code antigo do Google Analytics, ele está disponível na aba ao lado da aba do tracking atual.

  14. Diana disse:

    Lucas, tenho este blog a um ano + ou – e sou cadastrada no google analytics a quase isso. Só que desde o dia 24 de fevereiro de 2009 não entra quase ninguém nele, quando a média, antes disso, era de 30 pessoas por dia. O que posso ter feito para que isso ocorresse? A única alteração relevante que me lembro foi o aumento da exibição de postagens na página inicial para 50. Só que já desfiz isso, baixei para 10 há 3 dias e nada mudou. Vc tem alguma idéia do que possa estar acontecendo?

  15. Lucas Souza disse:

    Olá Diana!
    É necessário verificar diversos aspectos:
    – Perfil dos Visitantes
    – Usabilidade do Site
    – Foco e Qualidade de Conteúdo

    Sempre interessante focar em seus visitantes, na necessidade e conteúdo que buscam em seu site. Desta forma a indexação e os bons resultados de acesso são apenas uma consequência.
    Forte Abraço

  16. jumadurski disse:

    Como insiro o tracking code no blog? Onde está a tag Body?
    Obrigado

  17. Flávia disse:

    olá Lucas,
    instalei o GA, seu status está ok, mas ele só registrou um acesso em 7 dias! Isso não está correto, eu mesma entrei varias vezes para testar. Alguma idéia do que está acontecendo? obrigada.

Deixe o seu comentário!