Gerenciando os Usuários do Google Analytics

Por Vinicius Paes - 23 jul 2008

Aprenda a criar, editar, excluir e alterar os dados e atribuições dos usuários da sua conta do Google Analytics no nosso tutorial de Google Analytics.

Em uma empresa em que muitos projetos são executados simultaneamente sempre é sempre interessante dividir as atribuições e criar níveis de permissão para os diversos tipos de funcionários que trabalham nestes projetos. Se a sua empresa for do ramo de tecnologia da informação, otimização de sites, desenvolvimento de sites ou SEO e utilizar o Google Analytics também é possivel fazer algo semelhante nesta ferramenta gerenciando os usuários e atribuindo permissões.

Criando Usuários no Google Analytics

O primeiro passo é criar os usuários no Google Analytics. Para isso a primeira coisa a ser feita é acessar a sessão de gerenciamento de usuários que está presente logo na tela inicial do Analytics.

Localização da Sessão de Edição de Usuários no Google Analytics

Nesta sessão do Google Analytics é possivel ver todos os usuários presentes na conta e também edita-los ou criar novos. Lembrando também que todos os usuários são passiveis de serem apagados menos o usuário principal da conta do Google Analytics que é fixo.

Tela Principal do Gerenciador de Usuários do Google Analytics

Para criar um novo usuário é simples basta clicar em Adicionar Usuário, no menú na barra de título no canto direito superior. Uma vez na tela de criação de um novo usuário existem algumas opções que devem ser selecionadas:

  • Endereço de e-Mail válido: É através desse e-mail que o usuário vai acessar o Analytics. Deve ser um e-mail válido por que vai ser mandado um e-mail de confirmação. Como já foi dito esse e-mail vai ser o nome do usuário no Google Analytics, a senha será a senha normal desse e-mail.
  • Tipo de acesso: Nessa seção será escolhido o tipo de usuário, ele poderá ser simplesmente um visualizador de relatórios que apenas poderá acessar o Google Analytics para ver os dados presentes ou então um administrador de conta, que vai poder fazer todas as operações inclusive criar relatórios e novos usuário do Analytics.
  • Perfis de Sites Disponíveis: Nesta outra seção serão escolhidos quais sites o usuário vai poder ver. Obs.: se o usuário for administrador terá acesso completo, esta opção só faz sentido para os usuários visualizadores do Analytics.

Configurações do Usuário do Google Analytics

Depois de tudo corretamente selecionado e conferido, basta clicar em Salvar Alterações no menú inferior no canto esquerdo.

Editando os Usuários no Google Analytics

Se você tiver uma conta de admistrador do Google Analytics também poderá editar os usuários. Editando os usuário você pode redefinir quais perfis de sites eles vão ter acesso e também promover o tipo de conta deles para administrador ou então fazer um downgrade para visualizador. Inclusive para evitar possiveis acidentes e tornar o processo mais organizado recomendamos que apenas um dentre os usuários seja o administrador. A edição dos dados de um usuário funciona exatamente da mesma maneira que na criação de um novo usuário a tela inclusive sendo praticamente a mesma.

Excluindo os Usuários no Google Analytics

No Google Analytics a exclusão de um usuário é definitiva, clicando em excluir aparerá a seguinte mensagem:

Tela de Confirmação de Exclusão do Google Analytics

Uma vez clicado em ok o usuário está excluido em definitivo, não sendo possivel recupera-lo. Por isso sempre pense bem antes de excluir, o único modo de reestabelecer um usuário no Google Analytics é um administrador de conta recriando o mesmo, lembrando também que todas as configurações do usúario terão de ser refeitas quando ele for reestabelecido.

Sobre o Autor:
Autor
Mestre em Ciência e Tecnologia da Computação pela Universidade Federal de Itajubá, e fascinado pelo desenvolvimento em diversas tecnologias web. É possível encontrá-lo pelo Twitter, Facebook e Google+.

9 Comentários

  1. Uma coisa que sempre tento e nunca consigo é liberar o Analytics para que eu possa ver as estatísticas direto do WordPress. Já vi plugins para isso, mas nenhum funcionou comigo.

  2. Bruno Brizzi disse:

    Boa noite Walmar

    Primeiramente quero te dar os parabéns, vi os sites do seu portfolio, são realmente muito bons.
    Para que o Analytics funcione corretamente no seu blog, é preciso inserir o Tracking Code no código fonte do footer do blog. O Tracking code é aquele codigo fornecido pelo analytics quando você adiciona um novo site na sua conta.
    Depois de inserir o TC, vc deve clicar em Verificar Codigo. Assim que o código for verificado o Analytics passa funcionar em no máximo 24 horas.

  3. Marcos disse:

    Legal, muito bom os posts sobre o Google Analytics, me ajudou bastante!

    Obrigado!

  4. Bruno Brizzi disse:

    Olá Marcos!
    Nós da Mundo SEO que agradecemos sua visita! Esperamos sua volta para conferir as dicas frescas de Otimização de Sites!
    Abraços!

  5. Sílvio Lima disse:

    Acho que este tuto resolve minha questão.
    Explique-me somente se eu terei um acesso ao analytics independente.

  6. diogo disse:

    salvou minha vida
    Muito obrigado….

  7. Marina Salama disse:

    Sou proprietária de uma empresa e estamos iniciando uma campanha do Google adwords. Uma empresa de midia digital estará coordenando esta campanha para nós. No entanto eles estão solicitando que o Google Analytics seja colocado na conta dele. O desenvolvedor do nosso site não concorda. Por favor vc pode me explicar qual é o risco do Google analytics estar na conta deste terceiro? Se não for recomendado, o que tenho que fazer? Grata por esclarecer.

  8. alessandro perim disse:

    Obrigado!

  9. Altair disse:

    Boa tarde, tem como analisar somente que abriu os emails que mandei através de uma ferramenta de email marketing … tipo o SENDBLASTER ?
    Quero rastrear só os emails, Independente do link do site que eu queira analisar ?

    Att.

    Altair

Deixe o seu comentário!