Compare seu Site com o Concorrente no Google Analytics

Por Vinicius Paes - 13 ago 2008

Embora muita gente não saiba, é possivel usar o Google Analytics para comparar o seu site e a sua marca com os seus concorrentes. Descubra como.

Comparação de Marcas no Google Analytics

Encontrando a comparação de marcas nos menus do Google Analytics

Muitas vezes os dados e estatítisticas por sí só não dizem muita coisa.. Você pode estar tendo um resultado excelente em otimização de sites e não saber e do mesmo modo você pode estar se satizfazendo com um resultado mediocre sem perceber. Para solucionar este problema existe uma função do Google Analytics que se chama Comparação de Marcas. Através dela é possivel exibir alguns gráficos que nos dizem como está se comportando nosso site em relação aos sites concorrentes diretos e de tamanho e quantidade de visitas equivalente. Para acessar essa função do basta entrar pelo menu do Google Analytics: Visitantes -> Comparação de Marcas.

Os Gráficos de Comparação de Marcas

O primeiro passo para poder fazer a comparação da sua marca é escolher qual a categoria de sites da sua concorrencia, para isso basta clicar em Abrir Lista de Categorias na parte superior desta tela e selecionar a categoria que mais se assemelhar a categoria do seu site e dos seus concorrentes. Nem todas as categorias de negócios estão presentes nesta função do Google Analytics, caso o seu ramo de atuação não esteja presente, basta selecionar Todos e a comparação será feita com a média relativa a todos os sites do mesmo tamanho do seu e que tenham o Google Analytics instalado.

Selecionando a categoria dentre as disponíveis no Google Analytics

Uma vez escolhida a categoria, vamos aos relatórios:

Gráfico das Médias de Visitas no Google Analytics

  • Média de Visitas: Neste relatório do Google Analytics é possivel comparar a média de visitas dos sites que estão no mesmo patamar do seu estão tendo com a média de visitas que o seu site está tendo. Através desta comparação é possivel ver se o seu desempenho está bom ou não comparando com os sites equivalentes.

Comparando a taxa de rejeição com os concorrentes no Google Analytics

  • Taxa de Rejeição: Neste Gráfico é possivel comparar se o seu site está tendo uma qualidade e um apelo acima da média em relação aos seus concorrentes ou a qualidade está inferior medindo a taxa de rejeição.

Exibições de página do seu site e da média dos concorrentes

  • Exibições de Página: Também é um relatório do Google Analytics bastante interessante pois comparando a quantidade de exibições de páginas que o seu site está tendo em relação aos concorrentes é possivel ver se os usuários estão navegando muito ou pouco no seu site. Claro se o seu site tiver poucas páginas naturalmente terá um indice de exibição de páginas pequeno, mas caso ele tenha muitas páginas e tenha uma quantidade de exibições baixa é sinal de que alguma coisa pode estar errado.

Comparação do tempo médio no site no Google Analytics

  • Tempo Médio no Site: É uma estatística interessante se for examinada levando em conta também as exibições de página. Muitas vezes pode acontecer do seu site ter poucas exibições de página porque os usuário estão tendendo a ficar bastante tempo em poucas páginas ao invés de navegar.

Média de quantidade de páginas por visita em comparação com o concorrente

  • Paginas/Visitas: Basicamente um gráfico que une as informações apresentadas nos gráficos de média de visitantes com as informações do gráfico de exibições de páginas. Também dá uma boa ideia do nível de navegação que o seu site está tendo.

Porcentagem de novas visitas, comparação com os sites equivalentes

  • Novas Visitas:Uma das estatísticas mais interessantes do Google Analytics na minha opinião. Um site que tem um alto indice de novas visitas em geral sempre indica um site que está crescendo ( e a equipe de SEO está fazendo um bom trabalho ) , afinal, se o seu site for bom novos visitantes sempre vão fazer uma propaganda espontânea positiva dele.
Sobre o Autor:
Autor
Mestre em Ciência e Tecnologia da Computação pela Universidade Federal de Itajubá, e fascinado pelo desenvolvimento em diversas tecnologias web. É possível encontrá-lo pelo Twitter, Facebook e Google+.

16 Comentários

  1. Realmente essas informações são bastante úteis para que os administradores dos sites não fiquem “viajando” com relação ao nº de acessos.

  2. Valden Flavio disse:

    É Leandro, dados soltos muitas vezes enganam os administradores e profissionais de SEO. Essa seção do Google Analytics que compara o seu site a média da concorrência é bastante útil nesse sentido.

  3. MaxRaven disse:

    Valden, muito legal o artigo. Já havia visto esta opção no GA, mas nunca me dei conta mesmo do que se tratava, sempre só “passo o olho” nos relatórios, gostei mesmo da opção, muito útil (e gostei do que vi lá hahaha).

    Muito obrigado.

  4. Valden Flavio disse:

    Olá MaxRaven
    Essa opção é bem legal mesmo né, pouca gente conhece. Como você falou a gente tá sempre “passando o olho” e não percebe. O GA é uma caixinha de surpresas é um dos melhores produtos da Google. Aqui na empresa o Google Analytics é uma das ferramentas que a gente mais usa 🙂

  5. Thiago disse:

    Valeu pela dica, eu não havia notado esta opção!

    Um abraço!

  6. Valden Flavio disse:

    Grande Tiago !
    Que bom que você gostou da dica :). Qualquer outra dúvida sobre Google Analytics só deixar seu comentário.

    Abraços !

  7. Marcos disse:

    Olá Valden, sobre o Analytics

    No rodapé dos resultados de algum relatório em Localizar: CONTENDO / EXCLUSÃO

    Como é possível buscar 2 palavras ou mais, por exemplo: “animais, rj, gatos”

    Mas que retorne resultados separados e não o termo completo “animais, rj, gatos”

    algo como: “animais” OR “rj” OR “gatos”

    É possível? até mais valeu

  8. Marcelo disse:

    Entretando dependendo do mercado, muita pessoa não agregam à função comparação de marcas, assim trazendo uma amostra muito pequena em relação ao real mercado.

  9. Anderson disse:

    Esse serviço é pago? Como posso adquirir?

    Obrigado!

    Abraços

  10. Excelente informação velho. Parabens. Abraço e visite-nos.

  11. Valden Flavio disse:

    Olá Marcelo!
    Realmente, deve-se especificar o nicho de mercado, para que tenha uma margem real dos concorrentes. Desta forma a função de comparação agrega resultado relevante ao usuário! Com certeza a análise dos concorrentes é sempre viável para aquecer o mercado! Ficar atento também ao SEO e a Otimização de Sites do mesmo, para estar sempre a frente!

  12. Valden Flavio disse:

    Olá Anderson!
    Este serviço é gratuíto, basta ter uma conta do Google Analytics ativa. Leia os passos de como ativar uma conta e instalar o Google analytics em seu site através de nosso tutorial básico: Tutorial Google Analytics
    Se tiver alguma dúvida, basta avisar!
    Abraços

  13. Valden Flavio disse:

    Olá Diego!
    Obrigado pela satisfação com nosso artigo! A equipe Mundo SEO agradece e aguarda uma nova visita! Fique sempre atento as dicas frescas de SEO e otimização de Site em nosso blog!
    Abraços

  14. Eder disse:

    Oi Flávio,

    excelente esta ferramenta. Eu não sou da área de desenvolvedor de sites e sim o proprietário do empreendimento, mas gostei muito de ver como o meu site está se comportando no mercado em relação à concorrência. Todavia eu tenho uma dúvida:
    Não é possível eu comparar meu site com 2 ou 3 concorrentes específicos. Assim eu saberia se meus concorrentes mais diretos estão na minha frente ou não para que eu possa tomar decisões?
    Grato pela atenção
    Eder

  15. Olá caros amigos.. Gostaria de uma informação referente a site de comparação de acesso em meu site. Que me passe quais as páginas e produtos mais acessados. Desde já agradeço.
    OBS: Uma vez eu acessei um sie com estas informaçoes, que conseguia vizualizar os dados do concorrente, porém esqueci.

  16. clécia disse:

    obrigado pelo artigo, tirou algumas duvidas do analytics.

Deixe o seu comentário!