Ferramentas Grátis de SEO: Analisadores de Backlinks

Por Vinicius Paes - 30 jul 2008

Analisadores de backlinks são ferramentas que verificam quais sites estão linkando para o seu. Conheça algumas ferramentas gratuítas com essa funcionalidade no nosso tutorial de SEO.

Hoje darei inicio a nossa série sobre ferramentas de SEO falando um pouco sobre analisadores de backlinks. Todas as ferramentas que apresentarei hoje são para a WEB (Web based tools), são ferramentas gratuitas e todas rodam direto no seu navegador para realizar a otimização de sites.

Smart Backlinks:

Esta ferramenta analisa os links relativos a página em questão, sua principal vantagem é a velocidade e sua usabilidade, que apresenta uma interface objetiva. Algumas características incluídas no analisador: texto âncora (anchor text), page rank status, no-follow highlight, extensão pro firefox, gerenciador de preferências.

Interface da Ferramenta de SEO: Smart Backlinks

Analyze Back Links:

Assim como o Smart backlinks, este também checa a web page em questão e não o domínio todo, sua principal caracterísitca é a procura da palavras-chave ( Keywords ) dentro do texto-âncora ( anchor text ). Apresenta uma interface mais simples, e também possibilita e gerenciamento das preferências na hora da análise.

Interface da Ferramenta de SEO: Analyse Back Links

Link Diagnosis:

Esta ferramenta analisa todos os backlinks do domínio, sua principal característica são as opções de escolha e filtros na anáise. Interface amiga para o usuário (user-friendly). Outras características presentes são: texto-âncora, page rank status, outbound links para a página inicial, no-follow highlight, extensão pro firefox e possibilidade de organização.

Analisador de Backlinks, ferramentas SEO, SEO tools

Link Hounds Yahoo Backlink Info:

Particularmente é a ferramenta de análise de backlinks baseada em web mais significativa, apesar de não ter algumas funções mais imples como texto-âncora e page rank status, é possível efetuar a análise tanto do domínio quanto o de qualquer página do site.

Interface da Ferramenta de SEO: Yahoo Backlink Information

Sobre o Autor:
Autor
Mestre em Ciência e Tecnologia da Computação pela Universidade Federal de Itajubá, e fascinado pelo desenvolvimento em diversas tecnologias web. É possível encontrá-lo pelo Twitter, Facebook e Google+.

28 Comentários

  1. Rodrigo disse:

    Muito boa essas ferramentas, eu uso e acho a melhor o Smart PageRank…..

  2. Ricardo Montes disse:

    Concrodo com o rodrigo, o melhor é mesmo o Smart Page Rank, mas é válido dar uma olhada nas outras ferramentas. Apesar de achar o do Yahoo Hounds muito simples, descobri que tem algumas características muito interessantes. Agora vou usar sempre o dois!
    Valeu pela Dica

  3. Bruno Brizzi disse:

    Oi Rodrigo, realmente a smartpagerank tem um diferencial comparado as demais ferramentas. Também tenho preferência por ela, devido sua usabilidade, facilita muito a utilização. Mas não deixe de verificar as demais! um abraço.

  4. Rafael disse:

    A smartpagerank mostrou que alguns backlinks tinham PageRank 0, mesmo em alguns blogs que tenho certeza que tem pagerank elevado…

  5. Bruno Brizzi disse:

    Olá Rafael
    A Smartpagerank é uma excelente ferramenta, no entanto recentemente ela vem apresentando mesmo o PageRank errado de alguns sites.
    O algoritmo do PageRank e o próprio PR dos sites foi atualizado agora na virada do ano, deve estar acontecendo alguma incompatibilidade do novo algoritmo com a Smartpagerank.
    Em breve já deve estar normalizado.

  6. Bruno Brizzi disse:

    Olá Anderson!
    Obrigado pela visita! Aguardamos retorno para conferir novidades sobre Otimização de Sites !
    Abraços

  7. Rony Moore disse:

    Excelente dica para quem está nessa árdua tarefa de divulgar o conteúdo do seu site para o mundo. No nosso caso, o conteúdo é bem eclético, pois abordamos de tudo, programa afiliados, dicas de como baixar vídeos do youtube e “truques” básicos para ganhar tempo no Orkut, Facebook, Zooppa, Twitter, além de bobagens como culinária e milhares de receitas e muita coisa sobre música e hotlinks importantes.

  8. Bruno Brizzi ,
    rapaz, descobri um bocado de coisa legal nesta sua materia.
    incrivel, quanto mais eu leio sobre o material de vcs mais fico querendo ler
    obrigado por compartilhar um material tão legal.
    a equipe de vcs ganhou um fan de verdade
    abração.
    a equipe e o trabalho de vcs é um modelo e inspiração profissional para qualquer um.
    showwwwwwwwwwwww

  9. nildo disse:

    Ola Amigos adorei o tema , Venho com uma duvida, coloquei meu sit para verificar no Smart Backlinks so que , detalhe so aparece link de outro sit alguem poderia me responder essa minha duvida

  10. Luiz disse:

    Obrigado! Ótimas dicas de SEO!!

  11. Glaucio disse:

    Achei as ferramentas muito boas, só não consegui instalar a do FireFox, mas blz.

    Parabéns pelo post, sucesso e abraços

  12. Phillipe disse:

    Muito bom o artigo, vai me ajudar bastante!

  13. Guilherme disse:

    Boas ferramentas, ajudam muito!

  14. joao eudes disse:

    achei muito boa as ferramentas que você mostrou, vou até usar.

  15. Nossa, show de bola essas ferramentas, ja estou usando pra analisar o meu site.

    Valew por essas dicas e pelo post!

    Obrigado!

  16. enio disse:

    boa ferramentas cara valeu pelas dicas muito interesantes

  17. Gostei muito, estou acompanhando mensalmente com os sites informado no post, obrigado.

  18. Ótimo artigo, mais uma dica direção à primeira página do Google.

  19. Muito boa, gostei bastante do site.

  20. bruno disse:

    legal, consegui analizar meu site.

    muito bom!

  21. Bom artigo, muito obrigado pela dica dos sites de verificação de backlinks, eu vou analisar os backlinks do meu blog.

  22. Paulo Roberto disse:

    Tenho aprendido muito com as dicas que vocês tem fornecido nas suas postagem, entretanto não encontrei resposta para minha dúvida.
    Os analisadores de backlinks usam critérios diferentes para rastrear links, ignorando alguns talvez por serem menos relevantes? Os resultados diferem muito de um para o outro.

  23. jobim disse:

    no meu caso o que deu mais certo para mim foi o analyse backlink os outros nao acharam nada so este que achou e me deu uma lista completa

  24. Lucas disse:

    Tem alguns que não funciona mais mesmo assim obrigado por compartilhar.

  25. Excelente postagem parabéns

  26. Diogo disse:

    Muito bom me ajudou muito! =D

Deixe o seu comentário!