Ferramentas Grátis de SEO: Saiba o poder do seu blog!

Por Vinicius Paes - 1 set 2008

Deseja saber o quão relevante é o seu blog? Qual a força do mesmo? Então não deixe de verificar as ferramentas mostradas aqui e esclareça suas dúvidas!

Existem várias maneiras de acompanhar um sucesso do seu blog: número de assinantes do feed, comentário dos usuários, e até ferramentas de monitoração de acesso. Mas sabemos que blogs são diferentes de páginas estáticas normais, pois são como organismos complexos. Um blog é o conjunto que o rodeia, é como uma comunidade que troca informações. Vamos considerar algumas forças que atuam para medir a popularidade de seu blog!

Como já citado, temos o total de acesso que seu blog possui, além de links oriundos de outros sites, O nível de participação dos leitores é muito relevante, se há discussão/troca de informação assídua, é um ótimo indicador de popularidade. É importante também notar os leitores fiéis de seu blog, que são os leitores regulares/ assinantes de seu feed. A taxa de crescimento também é muito relevante, se o seu blog mantém uma média de visitas estável por dia, ou há crescimento na mesma. Um ponto vital é a qualidade da informação disponível e o quão recente é a mesma.

Obviamente todos estes fatores sofrem variações, e devem ser mensurados de acordo com o nicho de mercado que estão inseridos.

Ferramentas on-line grátis para mensuração de poder do seu blog!

Temos aqui 3 ferramentas grátis para análise da força de seu blog, lembrando que são muito úteis para verificação do posicionamento de seus concorrentes, e a força dos mesmos.

Adage.com:

No site da Adage temos uma lista excelente para comparar a força do seu blog, é chamada de Power150 list. Apesar de não poder se considerada uma ferramenta propriamente dita, ela possui algumas características de medição muito pertinentes em seu algoritmo, estas características subjetivas deixam claro o que é fato: um blog não pode ser avaliado apenas com números – há outros fatores que devem ter uma atenção maior. A elaboração da lista também é feita levando em conta aspectos básicos para medição: ranking nos sites mais famosos, assim como o número de assinantes de seu feed, entre outros.

Adage.com: temos a power150 list, com os principais blogs da internet!

Trifecta:

Ferramenta do SEOMoz já citada em outros post´s, muito útil, quem também faz uma estimativa da média de alguns fatores: o explorador de backlinks do Yahoo, o ranking do Alexa, o ranking do Technorati, os links do Google Blog Search, a relevância da URL pelo google, a relevância dada pelo site da Technorati (Technorati Authority), o Page Rank da página principal e do Domínio, o ranking do Compete e do Quantcast.

Trifecta: ferramenta do SEOmoz, útil para várias finalidades!

É uma ótima dica para posterior otimização de sites, comparar a força de seu blog com outros com grande força/crescimento, desta maneira é possível efetuar modificaçõs para adequar o seu ao nicho de mercado.

Blog Juice:

Esta ferramenta utiliza de menos fatores de comparação do que as outras citadas acima, e dá pesos diferentes para suas fontes de cálculo de força: Para os links da Technorati é dado 15% de relevância, já para o ranking da Technorati é dado 30%. É também utilizado o número de assinantes do seu feed para cálculo de aceitação/força, no qual é considerado o ponto mais crucial, com 40% de relevância, já o Alexa rank fica com apenas 15%.

Blogjuice: ferramenta comparativa com determinação de força!

Espero que tenham gostado das ferramentas mostradas, lembrando que a visualização de seu site é fator primordial para aumentar seu poder, então basta investir na qualidade de seu conteúdo e na periodicidade no mesmo e utilizar as técnicas SEO para alavancar suas visitas! Um abraço e até o próximo artigo!

Sobre o Autor:
Autor
Mestre em Ciência e Tecnologia da Computação pela Universidade Federal de Itajubá, e fascinado pelo desenvolvimento em diversas tecnologias web. É possível encontrá-lo pelo Twitter, Facebook e Google+.

2 Comentários

  1. Rodolfo Moura disse:

    Prezado Valden,
    Parabéns pelo ‘post’, me foi muito útil.
    Abraços,

  2. Valden Flavio disse:

    Olá Rodolfo
    Que bom que você gostou do nosso post !!
    Aqui na Mundo SEO, nós buscamos sempre trazer os melhores conteúdos, os melhores serviços e as melhores ferramentas, de maneira direta, simples e sem enrolação 😛
    Esse é o espirito da nossa empresa.

Deixe o seu comentário!