Ferramentas grátis para comparar websites

Ferramentas antigas para comparar websites

Este post inicialmente mencionava as principais ferramentas (websites) de comparação e ranking na web: compete.com, alexa.com e google trends. Porém a maioria destes sites foram desativados com o tempo, ou foram reformulados, no caso do trends. Uma explicação é o próprio amadurecimento da internet e das formas de disponibilizar conteúdo. No caso do Alexa.com, a Amazon decidiu que manter o site operacional não era lucrativamente vantajoso, diante o custo de operação e possivelmente com sua visão de mercado. O compete.com ao ser adquirido em 2008, encerrou operação 8 anos depois, enquanto a alexa.com ainda ficou operando até 2022. No caso do Google Trends, na evolução das leis e políticas de segurança da informação, além nas crescentes atualizações nas políticas de privacidade, legalmente, ficou mais complicado utilizar informações de seus clientes e torná-las de certa forma públicas, podendo até entrar em conflito com os produtos e serviços ofertados.

Atualmente é comum a disponibilização de conteúdo na forma de vídeos e imagens, em contrapartida do formato textual, muito comum na década passada. Este processo impactou bastante também na utilização de plataformas, como instagram, youtube, tiktok, etc. Em detrimento de consumo de conteúdo textual muito comum em blogs e sites pessoais.

As estratégias de marketing digital focadas em produtos também sofreram atualizações, a procura por micro influenciadores cresceu muito, sendo uma tendência, dependendo do nicho escolhido. Se pensar no case de um micro influenciador com um canal totalmente verticalizado em um público de tecnologia e uma propaganda convencional em um grande site de notícias, o ROI/conversão tende a ser mais favorável com o micro influenciador.

Em suma, um ranking dos sites, como era realizado no passado não era uma boa métrica, apesar de ser um bom norte sobre a popularidade. As melhores métricas são sempre ligadas a conversão e não somente no alcance (impressões).

Para efeito histórico, mantive uma breve descrição dos 3 websites na época em que o post foi escrito (2008):

Ferramentas antigas de comparação de websites

Durante as campanhas de SEO, acompanhar os concorrentes de perto é algo essencial. Seja para verificar quais Keywords estão mais fortes, e a tendência de conteúdo que estão investindo. Assim como temos o Google Analytics para analisar nosso website, existem também algumas ferramentas interessantes de comparação de websites.

Compete.com

Tela da Ferramenta do Compete.com

Ferramenta gratuita e super simples de usar, basta inserir nas caixas de texto no topo da tela os sites os quais você deseja comparar e clicar em Get Site Analytics. Assim que você clicar será gerado um gráfico comparando os sites indicando a quantidade de visitantes nos últimos 7 dias. No gráfico podemos ver uma escala comparativa com o número de visitantes e abaixo dele tem uma pequena tabela com a somatória total dos visitantes da última semana.

 

Alexa.com

Tela da Ferramenta do Alexa.com

Funciona basicamente da mesma maneira que o Compete.com, só que com algumas opções a mais. Por exemplo, na ferramenta do Alexa é possível escolher o intervalo de comparação que pode ser 7 dias a 6 meses.

 

Google Trends

Tela do Google Trends

Para rodar esta tool basta escrever o nome dos sites separados por vírgulas na caixa de texto inicial do site e apertar enter ou clicar em Search Trends. Assim como nas ferramentas acima aparecerá um gráfico contendo os sites comparados e as visitas dos mesmos. Sem dúvida o Google Trends é a ferramenta mais completa das 3 apresentadas. Como no Alexa.com, no Google Trends também é possível escolher o intervalo de datas no qual será feita a comparação, basta selecionar o intervalo em uma combo box no canto direito da tela, também é possível escolher a região pesquisada na combo box ao lado. Abaixo do gráfico principal temos informações extras tais como as regiões do mundo onde os sites comparados são mais populares, as cidades onde eles são mais abertos e também pessoas de quais línguas tem acessado os mesmos. As informações apresentadas no Google Trends são 100% compatíveis com as apresentadas no Google Analytics pois ambas são extraídas da base de dados do Google.

 

Caso tenha alguma dúvida e sugestão, basta informar nos comentários!