Ferramentas Grátis para Medir a Popularidade do Seu Site

Por Vinicius Paes - 16 jul 2008

Assim como o Google Analytics pode ser usado para acompanhar o desempenho interno do seu site, existem também boas ferramentas grátis que permitem comparar o desempenho dele comparado a outros sites. Conheça-as no nosso tutorial de SEO.

Durante as campanhas de SEO e otimização de sites, acompanhar os concorrentes de perto é algo essencial. Seja para verificar para quais Keywords eles estão mais fortes, seja para verificar que tipo de conteúdo está eles estão vinculando ou seja para verificar se a sua campanha de SEO em sí está surtindo efeito. Assim como temos o Google Analytics para analisar o “desempenho interno” do seu site, existem também algumas ferramentas interessantes e gratuítas que podem ser usadas para medir o “desempenho externo” do mesmo comparando-o com outros sites.

Compete.com

Ferramenta gratuíta e super simples de usar, basta inserir nas caixas de texto no topo da tela os sites os quais você deseja comparar e clicar em Get Site Analytics. Assim que você clicar será gerado um gráfico comparando os sites indicando a quantidade de visitantes nos ultimos 7 dias. No gráfico podemos ver uma escala comparativa com o número de visitantes e abaixo dele tem uma pequena tabela com a somatoria total dos visitantes da ultima semana.

Tela da Ferramenta do Compete.com

Alexa.com

Funciona basicamente da mesma maneira que o Compete.com, só que com algumas opções a mais. Por exemplo, na tool do Alexa é possivel escolher o intervalo de comparação que pode ser 7 dias a 6 meses.

Tela da Ferramenta do Alexa.com

Google Trends

Para rodar esta tool basta escrever o nome dos sites separados por virgulas na caixa de texto inicial do site e apertar enter ou clicar em Search Trends. Assim como nas ferramentas acima aparecerá um gráfico contendo os sites comparados e as visitas dos mesmos. Sem dúvida o Google Trends é a ferramenta mais completa das 3 apresentadas. Como no Alexa.com, no Google Trends também é possivel escolher o intervalo de datas no qual será feita a comparação, basta selecionar o intervalo em uma combo box no canto direito da tela, também é possivel escolher a região pesquisada na combo box ao lado. Abaixo do gráfico principal temos informações extras tais como as regiões do mundo onde os sites comparados são mais populares, as cidades onde eles são mais abertos e também pessoas de quais linguas tem acessado os mesmos. As informações apresentadas no Google Trends são 100% compatíveis com as apresentadas no Google Analytics pois ambas são extraidas da base de dados mundial de visitação dos sites do Google.

Tela do Google Trends

Por enquanto é isso, qualquer dúvida ou sugestão basta deixar o seu comentário, até semana que vem !

Sobre o Autor:
Autor
Mestre em Ciência e Tecnologia da Computação pela Universidade Federal de Itajubá, e fascinado pelo desenvolvimento em diversas tecnologias web. É possível encontrá-lo pelo Twitter, Facebook e Google+.

10 Comentários

  1. Janiof disse:

    Que bom te ver por aqui rapaz, já faz um bom tempo que não entro lá no seu forum. Esta ferramenta compete.com eu não conhecia, vamos testar, obrigado pela dica. Um abraço

  2. Lucas Souza disse:

    Fala Janio!! Tá sumido do fórum mesmo, por onde você anda cara? Pode mandar brasa na compete.com, você vai ver como é sussa de usar, além de ter o diferencial de ser gratuíta né!

  3. Lucas Souza disse:

    Olá Acompanhantes!
    É sempre satisfatório a felicidade de nossos visitantes. Continue acompanhando as dicas frescas de SEO e Otimização de Sites e manter um posicionamento estratégico de sua marca!
    Abraços

  4. Giovana disse:

    Olá … Gostaria de saber qual a escala utilizada no google trends ?!
    A linha horizontal refere-se aos anos .. e a vertical ?! No gráfico assina, temos 0 / 2,00 / 4,00 … alguem sabe que parametro é usado ?

  5. Fábio disse:

    O google trends desde que descobrir faz parte da minha vida. Uso ele para fazer pesquisa de mercado antes do que começar um novo portal e tem me ajudado muito.

  6. belo post em seu site… parabens!!!!!

  7. Artur disse:

    Bom dia!
    Estas ferramentas serviriam para uma intranet

  8. NET Curitiba disse:

    Excelentes ferramentas, gostei muito pois não tinha como analisar os meus concorrentes. Parabéns!

  9. Gabriel disse:

    Excelente, me ajudou muito. Era isso que estava procurando.

Deixe o seu comentário!