Ferramentas Grátis de SEO: Analisadores de SEO

Por Vinicius Paes - 14 ago 2008

Continuando os posts sobre ferramentas grátis de SEO, conheça algumas ferramentas online uteis para ajudar a analisar o SEO do seu site.

Continuando os post sobre ferramentas grátis de SEO, apresentaremos ferramentas úteis e on-line que ajudam a analisar e otimizar o SEO do seu site. Uma característica de todas as ferramentas destacadas, é que são gratuitas para os usuários e profissionais de otimização de sites.

Ranks

A ferramenta on-line Ranks, possui diversas opções de análise de keywords da página selecionada. Faz verificação na Title tag, nas meta descriptions, nos Headings e também nas Alt Tag´s. Uma função interessante é a verificação nas Anchor Texts, e também nas keywords em negrito/itálico. Após verificação é gerado um relatório com a densidade das keywords em toda a estrutura do site, é possível também apontar um keyword pra que o spider tenha uma atenção especial na análise.

Interface ferramenta Ranks - ferramenta de análise de SEO

SEOworkers

Assim como a ferramenta Ranks, o SEOworkers faz uma análise das keywords presentes no site selecionado. Com a diferença que não verifica as Headings, nem os textos em negrito.

Interface ferramenta seoworkers - ferramenta de análise de SEO

RankQuest

Excelente ferramenta, tem as mesmas funcionalidades da Ranks. Faz análise das keywords usadas na página, destacando as mesmas em suas posições ( Title tag, Meta description, headings, alt tags, Anchor Texts, bold texts).

Interface ferramenta rankquest - ferramenta de análise de SEO

Browser de SEO:

Browsers de SEO que auxiliam na verificação do status da página, emulam como as Search engines verificam seu site. Duas ferramentas super interessantes mostradas a seguir:

Domaintools SEO browser

Os principais benefícios desta ferramenta é a procura dos elementos proeminentes na página (as principais keywords), além de verificar a acessibilidade dos mesmos e sua visibilidade. Uma característica extra da ferramenta é gerar um placar de pontuação de sua página, dando dicas para otimização de sites.

Interface ferramenta domaintools - ferramenta de análise de SEO

SEO Browser

Faz também varredura da página à procura dos termos mais relevantes (keywords), com benefícios extras: analisa meta tags, o endereço IP do domínio, a resposta do header, o tamanho da página, o número total de links, palavras e imagens.

Interface ferramenta seobrowser - ferramenta de análise de SEO

SItes Adicionais:

Temos alguns sites adicionais, para análise de SEO on-line:

Bad Neighborhood Tool

Ferramenta super útil, pois verifica links externos direcionadas a páginas selecionada, além de verificar os links quebrados.

Interface bad neighborhood - ferramenta SEO grátis

Search Engine SPAM detector

Detecta alguns tipos de Black HAT SEO: texto Escondido (hidden text), doorway pages (páginas de entrada com IP delivery), keyword Stuffing etc. Em caso de dúvidas sobre essas ações, temos um post explicativo sobre black HAT.

Interface spam detector - ferramenta SEO gratuita

Trifecta Page/ Site/ Power tool

Ferramenta do seomoz.org que gera um relatório sobre sua página web ( porém só pode ser utilizada 1 vez por dia para membros que não sejam pró). Ferramenta altamente recomendada, muito útil e detalhada para análise de SEO do seu site.

Interface trifecta - ferramenta SEO do seomoz

Esperam que tenham gostado das ferramentas apresentadas e fiquem no aguardo de novas dicas de ferramentas grátis de SEO para auxiliar ainda mais a otimização de seu site. Até a próxima!

Sobre o Autor:
Autor
Mestre em Ciência e Tecnologia da Computação pela Universidade Federal de Itajubá, e fascinado pelo desenvolvimento em diversas tecnologias web. É possível encontrá-lo pelo Twitter, Facebook e Google+.

23 Comentários

  1. Fernadinha disse:

    Mandou bem, vai me ajudar muito no desenvolvimento do meu site.

  2. Ronaldo Peixe disse:

    Parabéns cara, essas ferramentas são uma mão na roda. Consegui arrumar uns problemas básicos no meu site. Vo ver se posiciona melhor agora.

  3. talita disse:

    Utilizei a ferramenta rankquest e gostei mto das suas funcionalidades! Mto bom !

  4. Gustavo Matias disse:

    Apesar do SEOmoz ser muito famoso na área de Search engine optimization, não achei a ferramenta tão bem elaborada quanto a fama de seus idealizadores.

  5. SANDRA disse:

    ESTOU ANUNCIANDO NA GOOGLE A UM ANO MAIS OU MENOS….
    E O VALOR POR CLICK ESTA CADA DIA MAIS ALTO

    HOJE, A PALAVRA CHAVE DEDETIZAÇÃO….

    PAGO APROXIMADAMENTE R$ 10,00 REAIS UM CLIC
    OU SEJA, EM MEDIA DE 200 REAIS POR DIA DE ANUNCIO…

    EU ADORARIA ALGUMA DICA PARA NAO GASTAR TANTO…
    SE EXISTE ALGO QUE FAZENDO NO ADWORDS EU CONSIGA RESOLVER ISTO….

    DETALHE… ATÉ MESMO PAGANDO ESTE VALOR NO CLICK NUNCA FICO EM PRIMEIRO LUGAR….

    SEMPRE EM TERCEIRO EM DIANTE…

    OBRIGADO PELA ATENÇÃO…

  6. Vinicius Paes disse:

    Olá Fernandinha, é sempre bom poder ajudar. Caso tenha alguma dúvida na utilização destas ferramentas grátis de SEO, é só entrar em contato. abraços

  7. Vinicius Paes disse:

    Fala Ronaldo, realmente as ferramentas são formidáveis, cada um com uma característica extra para nos auxiliar. São mesmo altamente recomendáveis para o desenvolvimento do SEO/ Otimização de sites.

  8. Vinicius Paes disse:

    Oi Talita, a ferramenta RankQuest é excepcional também, mas recomendo dar uma olhada na Ranks (Ranks.nl), na geração de seu relatório é possível customizar vários aspectos relevantes ao SEO.

  9. Vinicius Paes disse:

    Olá Gustavo, realmente a ferramenta do SEOmoz tem uma interface mais simplificada para melhor interação com os usuários iniciantes. Eles possuem a versão “paga” da ferramenta, fico também na dúvida se há alguma diferença na customização dos resultados. Pois concordo com você, o nível de recursos apresentados, não corresponde a fama do site. Abraços

  10. Vinicius Paes disse:

    Olá Sandra, realmente os links patrocinados no google estão cada dia com preços mais elevados e mais competitivos. Basta fazer um trabalho de campanha de SEO em seu site, para não precisar mais gastar com este serviço.
    Segue o link: http://www.mundoseo.com.br/campanha-seo.php
    Fica extremamanete mais barato realizar um trabalho de SEO em seu site, do que pagar os R$200,00 diários. E tem a vantagem de continuar nas primeiras posições, mesmo depois de finalizado o serviço. Aguardo seu contato. Um abraço.

  11. Jean disse:

    Gostei do rankquest

  12. eCurrículo.net disse:

    Muito bom. Parabéns !!!

  13. Murillo disse:

    Parabéns Vinicius, a cada dia descubro uma nova ferramenta SEO e você me mostrou várias ferramentas ótimas, esse mundo SEO é demais. Abraços

  14. Tech disse:

    Obrigado por compartilhar Vinicius, testei alguns, gostei bastente do SEO Moz, ja conhecia.. Só acho caro :/

  15. Alex Santos disse:

    Muito bom o poster conseguir analizar meu site, espero que outras pessoas consigam.

  16. Nossa, muito bom esse conteúdo, vou ver se consigo aplicar todas essas análises, to precisando rsrs

    Valew pelo post!

  17. Muito bom o post!

    Valew por nos fazer conhecer essas ferramentas de análises, ja estou usando todas 😀

    Muito Obrigado!

  18. iran disse:

    Muito boa as dicas, não conhecia todas essas ferramentas.

  19. Carla Dias disse:

    Muito boas dicas, irá me ajudar muito a melhorar meu site , obrigado

  20. Todas as ferramentas são ótimas, mas ultimamente tenho preferido o WooRank e o Seoptimer para análises mais detalhadas.

  21. É O GOOGLE MUDOU MUITO, ANALISANDO MEU SITE ERA PARA ESTAR NA PONTA, TÁ COMPLICADO, OLHEM TRANSPORTE EXECUTIVO.

Deixe o seu comentário!