Ferramenta Grátis de SEO: Busca semântica em blogs!

Por Vinicius Paes - 15 set 2008

Não deixe de aprimorar as informações relevantes ao redor de suas keywords ! Teste aqui esta incrível feramenta para análise semântica de resultados de tags !

Olá leitores do Mundo SEO, hoje vamos dar continuidade as ferramentas grátis que auxiliam no seu trabalho de otimização de sites, à seguir uma lista dos escopos das ferramentas que já destacamos:

Busca Semântica?

Temo aqui uma ferramenta muito promissora e valiosa, o “tagatum”!

Basicamente esta ferramenta utiliza um algoritmo de busca semântica com base na palavra-chave desejada. Mas o que isto significa? Ela vasculha a blogosfera em busca de qualquer termo associado relativo as tags dos blogs. Assim o spider da ferramenta utiliza tais tags para certas análises, partindo da idéia que as tags relevantes aos post´s tem relação entre si, e certo direcionamento. Desta maneira o spider vasculha também os feeds dos blogs combinando pares de tags e gerando uma lista de associação.

O Resultado é interessante, pois além das associações feitas, esta ferramenta também analisa e pontua os resultados, dando notas. Estas são dadas de acordo com os termos específicos associados a elas. Ou seja, a nota é dada analisando a popularidade e relevância da tag selecionada.

Interface Tagatum: Ferramenta promissora em análise de busca semântica para SEO

Em suma, a ferramenta usa de certos padrões de escrita da blogosfera para gerar uma análise da popularidade de certos termos chave. A partir dos resultado, há ordenado em termos de maior relevância. É muito interessante, pois é possível encontrar relações até em outros idiomas com a palavra chave-selecionada, como por exemplo na busca da Keyword SEO“. É possível verificar citações a ela em várias outras líonguas.

Protótipo promissor do Tagatum.com:

Outra caracterísitca promissora do Tagatum,  que ainda está em fase de testes é o prorótipo “Tag snowflake”, uma versão aprimorada da “nuvem de tag”, onde as palavras com relação são conectadas por linhas. Estas variando de acordo com grau de relevância. Há possibilidade de ajustes, onde há diferenciação por cores nas linhas, e o tipo das mesmas: tracejada, pontilhada, ou em negrito.

Exemplo da tag snowflake: uma amostra de resultados em forma de grafos

Exemplo com diferenciação de cores e espessura de linhas: indicação de relevância.

Tag snowflake: exemplo com ligações entre termos satélites.

Exemplo das ligações entre os termos satélites.

Basta esperar para a versão final da “tag snowflake” para testar a potencialidade da mesma! Nos vemos no próximo artigo! Um abraço!

Sobre o Autor:
Autor
Mestre em Ciência e Tecnologia da Computação pela Universidade Federal de Itajubá, e fascinado pelo desenvolvimento em diversas tecnologias web. É possível encontrá-lo pelo Twitter, Facebook e Google+.

5 Comentários

  1. Tatson disse:

    Precisamos de ótimos blogs como este, para intruir os leigos como eu.
    Parabéns…

  2. eCurrículo.net disse:

    ótimas ferramentas.

  3. ADRIANO disse:

    Ok CONSEGUI FAZER TUDO CORRETO
    Podem ver o resultado dentro de 3 meses

  4. muito legal disse:

    ferramentas muito uteis pra quem quer divulgar um site e obter resultados. Parabens!

Deixe o seu comentário!