Punições do Google: Descubra o que pode Acontecer !

Por Vinicius Paes - 18 set 2008

O que acontece se o Google punir o meu site ? Quais são os tipos de punição ? As punições são pra sempre ? Confira as respostas para estas e muitas outras dúvidas comuns sobre as punições do Google.

Black Hat, Crime e Castigo

Punições do Google: Recompensa para quem faz Black Hat

Nos artigos que temos escrito para o MundoSEO, sempre abordamos o assunto do Black Hat, as técnicas ilegais que podem até fazer o seu site subir no ranking mas que se forem descobertas fazem com que o seu seja punido. É interessante que notamos que há uma dúvida comum que muitos leitores entram em contato com a nossa equipe e perguntam: mas afinal, o que acontece com o meu site se ele for punido ? A punição é dura, ou é leve e vale a pena fazer Black Hat ? A resposta é: não. Tá certo que existem varias categorias de punição, algumas mais amenas e outras mais pesadas, mas ser punido nunca é vantajoso, até por que o mercado de sites, com o aumento dos investimentos em SEO ( também conhecido como Otimização de Sites ) está cada vez mais concorrido e perder algumas posições nos buscadores pode custar muito dinheiro, visibilidade e popularidade.

Os Tipos de Punição do Google

O Google de um modo geral tem 2 tipos de punição: penalidade e exclusão.

  • Penalidade: Quando o Google aplica uma penalidade ao seu site é que o caso de black hat, não é muito sério. Quando o seu site sofrer uma penalidade quer dizer que o Google tirou dele algumas posições e durante um certo tempo ele terá estas posições descontadas como forma de punição. A penalização de um site não é definitiva, em geral quando o black hat é retirado e você faz uma requisição de reavaliação do seu site no Google a penalidade também é retirada. Existem 3 níveis de penalidade no Google: penalidade -15, penalidade -30 e penalidade -950, o número da penalidade indicando quantas posições o site vai perder. Em geral elas ocorrem em caso em que temos:
    • Conteudo Duplicado: quando o seu site copia trechos ou páginas de outros sites como se fosse seu conteúdo próprio
    • Keyword Stuffing: quando o webmaster ou profissional de SEO propositalmente enche o site de palavras-chave para que o site pareça artificialmente mais relevante
    • Link Farming: quando o seu site entra em alguma rede de compartilhamento aleatório de links para aumentar artificialmente a relevância e o Pagerank do seu site.
    • Invisible Text: camuflar ou esconder texto nas suas páginas, seja deixando a cor da letra da mesma cor do fundo ou então escrevendo em divs ou tables que não podem ser vistas na tela do usuário.
  • Exclusão: Quando o Google aplica uma pena de exclusão quer dizer que o dado site foi excluido do banco de dados do Google e não vai mais poder voltar dependendo da gravidade da fraude encontrada. Assim como na penalidade, se o seu site for excluido, você pode retirar o black hat e pedir uma revisão do Google, mas em geral por se tratar de casos mais sérios nem sempre essa reconsideração é aceita. Em geral a exclusão ocorre nos mesmos casos da penalidade ( quando estes casos são feitos em maior escala ), mas e exclusão em especial ocorre no caso de Cloaking. Cloaking acontece quando o seu site mostra um conteúdo para o Googlebot e outro conteúdo diferente para o usuário, essa é considerada pelo Google a tentativa mais séria e direta de se manipular os resultados e portanto o black hat mais sério.
Sobre o Autor:
Autor
Mestre em Ciência e Tecnologia da Computação pela Universidade Federal de Itajubá, e fascinado pelo desenvolvimento em diversas tecnologias web. É possível encontrá-lo pelo Twitter, Facebook e Google+.

15 Comentários

  1. É Vagner, acho de suma importância este tipo de publicação , que procura informar a blogosfera, do que se pode ou não fazer, pois acompanhamos muitos colegas que não querem ter trabalho algum, e o plágio corre solto.

  2. Concordo plenamente com você Tadeu.

    Tudo bem de a pessoa citar um trecho ou fazer uma referência a algo que você escrever, mas plagear e roubar conteúdo alheio tem mais é que ser punido mesmo.

  3. Tonho Mauro disse:

    Boa dica, Vagner, sempre é bom estar atento a este tipo de detalhe, pois, como diz o ditado “prevenir é melhor que remediar”.

    Um abraço.

  4. Gonçalves disse:

    Wagner, existe também o caso de grandes clientes (AdWords na faixa de 1mi/mes), com posições abaixo de algum site concorrente que, por vias juridicas, fazem admoestações e mandam uma cópia para o big G.
    Neste caso o G simplesmente exclui o site, deixando para “que eles se entendam”.. Quando sair o resultado “legal” voltamos com o site de volta, se “merecedor”.
    Chamando atenção entao para o caso de dominios registrados a mais de 10 anos e que ” a empresa” , na surdina, registra o dominio COMO MARCA no INPI. (ja tem varios casos acontecendo). Depois e pedir a retirada do dominio do ar…. atençao amigos.. atenção!!!!

  5. No fundo no fundo somos todos funcionários da Google.

  6. Bruno disse:

    Muito Bom esta dica.

    Não sei o que aconteceu mas a pagina index, e mais outras duas sumiram, simplesmente, já não existe mais no google???
    O que será alguma penalidade?
    É estranho porque a unica que fiz foi inserir a minha pagina em blog´s onde diz deixe seu comentario, e inserir dentro, de minhas contas de youtube etc…

    Alguem me poderá informar o que se passa????

    Desde já agradeço!

  7. Olá Tonho Mauro!
    É sempre bom ficar atento! É comum utilização de temas de terceiros, e podemos ter grandes surpresas! Identificando alguma punição fica mais fácil entender sua origem! Sempre focar em white hat seo, com uma otimização de Sites limpa!
    Abraços

  8. Olá Gonçalves!
    São casos complicados! Sempre interessante estar bem informado e ter uma acessoria jurídica para tais problemas.
    Obrigado por compartilhar tais informações!

  9. Fala Rodrigo!
    Com certeza com o domínio do mesmo na internet, mesmo que indiretamente, todos os profissionais da área são empregados indiretos!
    Abraços!

  10. Bruno!
    Tais modificações que você efetuou não são problemáticas e cabíveis de punição como uma técnica black hat SEO .
    Porém, verifique se não houve nenhum outro tipo de punição, ou algum spam de alguma forma no direcionamento dos links para seu site. É interessante efetuar algumas dicas de Otimização de Site presentes aqui no blog para melhorar o SEO do seu site, e melhorar assim seu posicionamento!
    Abraços

  11. Olá, seu poste me ajudou a ter a certeza que meu site está sendo punido, mas o meu problema é porque a punição?

    Eu não fiz nenhuma técnica blackseo…Tenho certeza! Agora fico sem saber oque fazer para meu site estar de bem com o google.

    O caso é o seguinte, ele esta indexado, quando procuro pelo dominio, tudbom.com ele aparece normalmente em 1o lugar, e dai clico em “mais resultados” e todos os posts aparecem, mas quando busco por um post em particular, inclusive com todas as palavras do titulo, meu site aparece bem depois, na 5 ou 6 página de resultados…

    Fiz o pedido de reconsideração, vc faz idéia de quanto tempo demora tal ajuste??

    Obrigado.

  12. Carmelita disse:

    Oi! Estou com uma dúvida: mantenho o mesmo conteúdo em dois diferentes sites. Um de domínio próprio e outro, aquele gratuito do WordPress. Ambos de plataforma wp. Você acha que isso também rende punição do tipo penalidade, mesmo com os textos sendo de minha autoria?

    Os dois blogs são:

    Obrigada!

  13. juliano disse:

    eu tinha um site em primeiro no maps e de um dia para o outro ele foi para depois da nona pagina alguem sabe oq posso fazer para reverter isso? ou conhece algum bom material de seo para o google maps?

  14. Joao disse:

    Trocar o domínio não seria uma solução?
    O Google punirá o novo domínio também?
    As novas páginas serão indexadas normalmente?

Deixe o seu comentário!