Keyword Cannibalization: Não Caia Nessa!

O Conceito de Keyword Cannibalization

Keyword Cannibalization: Briga desnecessária entre páginas do mesmo site

Keyword Cannibalization (canibalização ou competição entre Keywords) ocorre em um site quando duas ou mais paginas estão focadas nas mesmas palavras chave, ou seja, existem várias páginas diferentes dentro de um mesmo site falando sobre um mesmo assunto e brigando entre sí.
Claro, se o seu site fala sobre futebol, por exemplo, é evidente que todas as páginas vão falar sobre este mesmo assunto geral, o problema de Keyword Cannibalization irá ocorrer neste site por exemplo se tivermos 3 páginas diferentes falando sobre um assunto mais específico “conceitos de arbitragem” por exemplo.

No nosso site e nosso blog por exemplo o nosso assunto geral é SEO (Otimização de Sites), mas no entanto cada artigo ou página fala sobre um assunto específico. Podemos abordar um mesmo assunto, Black Hat SEO por exemplo, em mais de um artigo, mas sempre que realizamos uma nova pesquisa sobre um assunto já abordado, esse novo post é sempre sobre outro aspecto ou outro ponto de vista.

As Desvantagens da Keyword Cannibalization

Quando 2 ou mais páginas de um site estão focadas no mesmo assunto ou Keywords específicas, temos as seguintes desvatagens:

  • Ponto de Vista do Visitante do Site: do ponto de vista do visitante, ocorre prejuízo para o seu site, porque eventualmente o visitante pode encontrar uma página falando sobre o assunto específico que ele procura, mas o que ele realmente queria ler, está em outra página dentro do seu site que ele não acha.
  • Ponto de Vista das Search Engines: do ponto de vista das search engines, quando o seu site tem um quadro de Keyword Cannibalization, ele sai prejudicado porque as search engines acabam tendo que escolher qual das dentre todas as páginas falando sobre um mesmo assunto que vai ser exibida, e pode ser que a página escolhida segundo os critérios da Search Engine não seja a melhor dentre todas
  • Ponto de Vista dos Crawlers: Crawlers como o Googlebot por exemplo, tem um tempo específico para visitar cada site. Ele não fica no site até o site todo ser processado, ele fica no site um tempo pré-determinado dependendo do tamanho e importância do site que ele está. Logo, se há varias páginas falando sobre o mesmo assunto, muitas vezes, ele não vai ter tempo de ler todas e vai acabar tendo de escolher, deixando parte do seu conteúdo de fora, o que também causa prejuízo para o seu site. Outro caso que pode acontecer também em relação ao Googlebot é ele gastar todo o tempo disponível para ler o seu site lendo páginas semelhantes (mas que podem parecer diferentes para ele) e deixar de fora todos os outro conteúdos do seu site
  • Ponto de Vista do SEO: há ainda desvantagens do ponto de vista do SEO! Quando temos Keyword Cannibalization com várias páginas falando sobre o mesmo conteúdo pontual, temos uma grande chance de termos um caso também de Conteúdo Duplicado interno. Sites com conteúdo duplicado interno, além de terem uma competição interna desnecessária pelo tempo do Googlebot ainda perdem pontos, pois o conteúdo duplicado interno gera pequenos erros e “warnings” que vão sendo acumulados pelo Googlebot e podem ser usado contra o seu site em casos de empate de Relevância de Keywords com outros sites

Dicas Simples para Evitar a Keyword Cannibalization

Há algumas medidas simples que podem aumentar a usabilidade do seu site e eliminar a Keyword Cannibalization:

  • Reuna Conteúdo: se o seu site possui, uma, duas ou três páginas que tem um conteúdo semelhante, reuna. Agrupe este conteúdo, assim você evita competição por Keywords e também torna mais fácil do visitante encontrar o que ele procura
  • Planeja Listas de Keywords: antes de construir as páginas do seu site, distribua as keywords, faça listas, planeje bem qual assunto será abordado em cada sessão.

Espero que tenham entendido este conceito, Keyword Cannibalization é algo simples, mas que no entanto pode ser bem prejudicial para um site. Qualquer dúvida só comentar. Feliz 2009 a todos e até a próxima!