Cloaking: Black Hat ou Técnica Válida ?

Por Vinicius Paes - 12 set 2008

Esconder ou modificar conteúdo do seu site dependendo do usuário ( cloaking ) é uma técnica que pode ser usada para o bem e para o mal, entenda o conceito e aprenda a fazer.

O Conceito de Cloaking

Cloaking: uma técnica que pode ser usada para o bem e para o mal

Cloaking, palavra que pode ser traduzida para o português como “disfarce” ou “disfarçar”, é uma tecnica de Black Hat SEO que consiste em exibir um conteúdo HTML na página para o usuário e um diferente para o crawler, ou seja, esconder coisas que o crawler não pode ver. Além do cloaking básico descrito acima, existem alguns procedimentos de manipulação de resultados e manipulação de informação que também são considerados Black Hat de Cloaking:

  • Mesma URL, duas Páginas: Usar tecnicas de direcionamento ou redirecionamento e oferecer páginas inteiramente diferentes na mesma URL para quando o usuário e quando o crawler chega também é uma tecnica de cloaking.
  • Informações Falsas: Escrever na title tag e na meta-description do site que ele fala por exemplo de tecnologia e na verdade quando o usuário clicar, abrir um site sobre outro assunto qualquer por exemplo também é cloaking, no caso, existe o Black Hat por que enganar um usuário para que ele clique em um link para aumentar a visitação de um site é uma tentativa de manipulação de resultado.

Casos Especiais de Cloaking

Um fato interessante que acontece com o cloaking é que nem todo tipo de cloaking é Black Hat, existem casos em que temos Gray Hat ( técnicas no limite do permitido e do Black Hat ) e também alguns casos em que o cloaking é White Hat ( SEO válido ) mesmo. No caso do IP Delivery ou do Geo Targetting por exemplo ( exibir um conteúdo diferente dependendo de onde vem o usuário ) temos um caso de White Hat. Se dependendo de onde o usuário vier a página for exibida em uma lingua diferente ou um conteúdo culturalmente mais adequado ao país do visitante por exemplo, tudo bem. Outro caso em que o cloaking é permitido é em páginas em que o usuário monta e personaliza o conteúdo que vai aparecer como o iGoogle, nestes casos não temos Black Hat, por que não houve tentativa de manipular nenhum resultado, o conteúdo é mostrado de maneira diferente para cada pessoa, por que foi configurado assim.

Algumas Técnicas de Implementação do Cloaking

As principais técnicas usadas para disfarçar conteúdo e implementar o cloaking ( para o bem ou para o mal ) são as seguintes:

  • Usar IFrames ou Frames: construir o seu site usando esta tecnologia ( que por sinal já esta obsoleta a muito tempo ) é uma maneira mais simples de realizar o cloaking, já que segundo esta técnica de contrução de sites o conteúdo não fica na página e sim nos frames que são chamados para ser exibidos. Usando frames as suas páginas ficam praticamente em branco e o conteúdo todo concentrado nos Frames. O efeito colateral de se usar frames é que páginas assim não tem conteúdo a ser indexado, ou seja, são invisiveis para os crawlers que as consideram em geral páginas vazias ( se você pensar bem, não há muita diferença entre ser punido e simplesmente não aparecer )
  • Usar o Robots.txt para Bloquear: Muitas vezes é interessante usar o robots.txt para bloquear uma página sem importancia ou então que não vale a pena ser indexada. No entanto o bloqueio do robots.txt também pode ser usado para produzir cloaking, deixando que alguns conteúdos só sejam visíveis para o usuário. Neste caso, cuidado, se você estiver pensando em esconder ou disfarçar algo que possa comprometer o seu site dos crawlers e fazer o Black Hat através do seu robots.txt, se algum link externo apontar para a tal página, ela vai ser lida, indexada e se tiver de haver punição, ela virá.
  • Scripts de JavaScript: O Javascript também é um instrumento poderoso que pode ser usado para produzir cloaking. No caso do JavaScript, já que ele não é indexado ( ou pelo menos, não totalmente indexado ) pelos crawlers tais como o Googlebot, é possivel usa-lo para imprimir ou contruir trechos inteiros de HTML em tempo real ( assim que a página é aberta ) e que não serão indexados.

Como você pode observar todas as técnicas mostradas acima podem ser usadas tanto para bons motivos para Otimização de Sites, quanto para fazer o Black Hat de Cloaking mesmo. Qualquer dúvida, sugestão ou pergunta sobre cloaking ou Black Hat, só deixar seu comentário, até a próxima !

Sobre o Autor:
Autor
Mestre em Ciência e Tecnologia da Computação pela Universidade Federal de Itajubá, e fascinado pelo desenvolvimento em diversas tecnologias web. É possível encontrá-lo pelo Twitter, Facebook e Google+.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!