Black HAT SEO

Por Vinicius Paes - 10 jul 2008

Técnicas de Black Hat SEO consistem em técnicas irregulares de otimização e que são punidas pelas search engines. Aprenda no nosso tutorial o que não fazer.

Condutas SEO:

Basicamente há 3 técnicas-chave dentro do SEO:

black hat SEO

White Hat SEO:Técnicas permitidas que realmente otimizam seu site deixando-o mais atraente pelos mecanismo de busca.
Gray Hat SEO: Técnicas de procedência duvidosa, embora não sejam consideradas técnicas de Black Hat, atuam no limiar. O uso excessivo das mesmas pode levar a punição pelos mecanismos de busca.
Black Hat SEO: Técnicas de Otimização de sites mal vistas pelos mecanismos de busca. Embora tragam resultados a curto prazo para o seu site, mais cedo ou mais tarde este será penalizado pelas search engines.
Vamos tratar neste post, algumas técnicas de Black Hat. Desaconselhamos ao extremo o uso das mesmas, porém é importante ter consciência, para eventualmente evitá-las. Pois quem nunca teve uma idéia genial de subir o rankeamento do site rapidamente, não é mesmo? Então é bom ter noção de como poderá ser penalizado pelo uso da mesma!

As principais técnicas black hat são:

Keyword Stuffing: Basicamente é um spam de palavras-chave ( keywords ) durante todo conteúdo da página.
Invisilbe Text: Técnica em que deixa o texto escondido, camuflado com a mesma cor da página de fundo. Assim fica imperceptível ao usuário porém relevante ao mecanismo de busca. Geralmente usam palavras-chaves mais visadas sem relação com o texto.
Cloaking Page: Finalidade de exibir páginas distintas para as search engines do que para os usuários normais. Direcionam o acesso checando o IP ou o navegador do visitante.
Doorway page: Semelhante a Cloaking Page, porém ao invés de utilizar do navegador ou o IP do usuário, utilizam de javascript, meta ou ocasionalmente de cliques feitos pelo mesmo.
Link Farms: Processo onde várias páginas são criadas em sites distintos e nelas há vários links apontados mutuamente. Ou mesmo uma única página apontando para várias outras. Este processo de troca de links não é bem vista e passiva de punição.
Over-Submitting: A utilização de ferramentas de divulgação que constam de processos automáticos, pode levar envios redundantes ao mesmo local, e desta forma são considerados spam.
Duplicated Content: Sabe-se a relevância que os mecanismo de busca dão a unicidade da informação apresentada, então é necessário tomar cuidado para evitar conteúdo duplicado da mesma.
Misrepresenting Content: É mostrado um conteúdo diferente do que a página deveria mostrar. Desta forma tenta enganar o usuário, que buscaria tal informação e tem uma surpresa.

Notícia de Black Hat:

Há incidência de um caso famoso de Black Hat por uma grande empresa: a BMW da alemanha.
Era utilizado o Doorway Page, o conteúdo mostrado para o usuário era diferente do mostrado para o mecanismo de busca. Assim que relatado pelo Google, o site foi excluído de seu banco de dados de pesquisa.
Em uma reportagem pela revista Forbes, é mostrado a utilização ainda do “Keyword Stuffing”, onde uma palavra chave alemã “gebrauchtwagen” que significa “carro usado” era repetida 42 vezes na página.
É possível acompanhar esta notícia também pelo link:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u19612.shtml

Guidelines:

Como a política de implantação da otimização dos mecanismos de busca é muito volátil, é sempre bom se manter informado. Uma prática que hoje é considerada um white hat, ou mesmo um gray HAT, possa vir à se tornar um black HAT. Então mantenha-se informado para evitar penalizações:

Conduta Webmaster Google

Conduta de Qualidade Yahoo!

Conduta MSN Search

Denunciar Abuso Black HAT:

Se você tem conhecimento de algum site que utilize tais técnicas, é possível denunciar, para que as medidas de punição sejam praticadas.
Denúncia Google
Denúncia Yahoo!

Sobre o Autor:
Autor
Mestre em Ciência e Tecnologia da Computação pela Universidade Federal de Itajubá, e fascinado pelo desenvolvimento em diversas tecnologias web. É possível encontrá-lo pelo Twitter, Facebook e Google+.

7 Comentários

  1. Alberto Matias disse:

    Gostaria de salientar os problemas no Gray Hat, você deixa ele ativo em um site, daí mudam o guidelines de um dia pro outro. Vira um black hat e já era, ganha uma penalização! Bom mesmo é ficar só no White Hat, e evitar transtornos!

    Excelente o Post!
    Parabéns

  2. Fábio Almeida disse:

    Parabéns sobre o post sobre black hat!
    Seria legal também uns tópicos mais detalhados sobre as técnicas black hat! Mas fica como sugestão!
    abraços

  3. Lucas Souza disse:

    Extamente Alberto, esse é um dos gradnes problemas do Gray Hat. O mundo da otimização de sites / SEO é muito volátil, não dá para utilizar técnicas duvidosas e confiar 100% nelas. Pois quando menos perceber há mudança na conduta e na nova indexação seu site já sai penalizado. Por isso nós da equipe Mundo SEO, recomendamos utiizar somente as técnicas White Hat SEO, jutamente com um trabalho de qualidade de conteúdo e usabilidade, para garantir um melhor posicionamento. Abraços e obrigado pelo comentário!

  4. Lucas Souza disse:

    Olá Fábio, obrigado pela sugestão sobre novos artigos, estamos trabalhando juntamente na produção mais específica sobre esses assuntos, para que o webmaster tenha a orientação correta do que não fazer em seu site. Um abraço.

  5. MENTALIDADE disse:

    Otimizar um site requer bastante conhecimento e técnica para poder obter êxito. *link*

  6. Lucas Souza disse:

    Fala Mentalidade!
    Concordo plenamente, é necessário estar bem informado para estruturar seu site nos padrões internacionais de conduta e qualidade, para sempre ter primazia nos resultados almejados com um trabalho de SEO e Otimização de Sites de Sucesso!

  7. Fábio disse:

    Olá amigos,

    Possuo um website que serve de informação para outros 5 websites. Exemplo ele serve 10 a 20 links com os últimos conteúdos do website a esses outros.
    Isto poderia ser considerado de Link Farms, qual seria o limite para ser considerado Link Farms?
    Outra dúvida vejo blogs que possuem cerca de 50 links de parceiros, se ele coloca meu link no meio tb posso ser punido?

    agradeço

Deixe o seu comentário!