Black HAT SEO

Condutas SEO:

Basicamente há 3 técnicas-chave dentro do SEO:

black hat SEO

White Hat SEO:Técnicas permitidas que realmente otimizam seu site deixando-o mais atraente pelos mecanismo de busca.
Gray Hat SEO: Técnicas de procedência duvidosa, embora não sejam consideradas técnicas de Black Hat, atuam no limiar. O uso excessivo das mesmas pode levar a punição pelos mecanismos de busca.
Black Hat SEO: Técnicas de Otimização de sites mal vistas pelos mecanismos de busca. Embora tragam resultados a curto prazo para o seu site, mais cedo ou mais tarde este será penalizado pelas search engines.
Vamos tratar neste post, algumas técnicas de Black Hat. Desaconselhamos ao extremo o uso das mesmas, porém é importante ter consciência, para eventualmente evitá-las. Pois quem nunca teve uma idéia genial de subir o rankeamento do site rapidamente, não é mesmo? Então é bom ter noção de como poderá ser penalizado pelo uso da mesma!

As principais técnicas black hat são:

Keyword Stuffing: Basicamente é um spam de palavras-chave (keywords) durante todo conteúdo da página.
Invisilbe Text: Técnica em que deixa o texto escondido, camuflado com a mesma cor da página de fundo. Assim fica imperceptível ao usuário porém relevante ao mecanismo de busca. Geralmente usam palavras-chaves mais visadas sem relação com o texto.
Cloaking Page: Finalidade de exibir páginas distintas para as search engines do que para os usuários normais. Direcionam o acesso checando o IP ou o navegador do visitante.
Doorway page: Semelhante a Cloaking Page, porém ao invés de utilizar do navegador ou o IP do usuário, utilizam de javascript, meta ou ocasionalmente de cliques feitos pelo mesmo.
Link Farms: Processo onde várias páginas são criadas em sites distintos e nelas há vários links apontados mutuamente. Ou mesmo uma única página apontando para várias outras. Este processo de troca de links não é bem vista e passiva de punição.
Over-Submitting: A utilização de ferramentas de divulgação que constam de processos automáticos, pode levar envios redundantes ao mesmo local, e desta forma são considerados spam.
Duplicated Content: Sabe-se a relevância que os mecanismo de busca dão a unicidade da informação apresentada, então é necessário tomar cuidado para evitar conteúdo duplicado da mesma.
Misrepresenting Content: É mostrado um conteúdo diferente do que a página deveria mostrar. Desta forma tenta enganar o usuário, que buscaria tal informação e tem uma surpresa.

Notícia de Black Hat:

Há incidência de um caso famoso de Black Hat por uma grande empresa: a BMW da alemanha.
Era utilizado o Doorway Page, o conteúdo mostrado para o usuário era diferente do mostrado para o mecanismo de busca. Assim que relatado pelo Google, o site foi excluído de seu banco de dados de pesquisa.
Em uma reportagem pela revista Forbes, é mostrado a utilização ainda do “Keyword Stuffing”, onde uma palavra chave alemã “gebrauchtwagen” que significa “carro usado” era repetida 42 vezes na página.
É possível acompanhar esta notícia também pelo link:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u19612.shtml

Guidelines:

Como a política de implantação da otimização dos mecanismos de busca é muito volátil, é sempre bom se manter informado. Uma prática que hoje é considerada um white hat, ou mesmo um gray HAT, possa vir à se tornar um black HAT. Então mantenha-se informado para evitar penalizações:

  • Conduta Webmaster Google
  • Conduta de Qualidade Yahoo!
  • Conduta MSN Search

Denunciar Abuso Black HAT:

Se você tem conhecimento de algum site que utilize tais técnicas, é possível denunciar, para que as medidas de punição sejam praticadas.
Denúncia Google